Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Folia e Paz: Saúde faz campanha contra DST/Aids no Carnaval 2015 de Teresópolis

TERESOPOLIS
Folia e Paz: Saúde faz campanha contra DST/Aids no Carnaval

Teresópolis, 13 de fevereiro de 2015 – Neste sábado, dia 14, equipe do Departamento Farmacêutico, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma ação focada na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids. O atendimento acontecerá das 10h às 16h, na Calçada da Fama, na Várzea. Distribuição de preservativos e entrega de folhetos educativos são os serviços que serão oferecidos de graça ao público, que contará também com aferição de pressão arterial e medição de glicose.

“A proposta é aproveitar este período de Carnaval e conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro para evitar o aumento das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids”, alerta Karla Machado, diretora do Departamento Farmacêutico.

De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentada no final de janeiro em Brasília, a maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST e Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. O levantamento foi divulgado durante o lançamento da campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015. Realizada em 2013, a pesquisa entrevistou 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.

Os dados comparativos com pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo em todas as relações sexuais com parceiros casuais, ocorrida nos últimos 12 meses, se manteve praticamente estável: 52% em 2004, 47% em 2008 e 55% em 2013, apesar das constantes campanhas de estímulo ao uso do preservativo durante todos esses anos. Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 19%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 44% no ano de 2013.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário