Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Governador do Rio anuncia que Represa do Guandu começa a ganhar forma

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 10 de fevereiro
Núcleo de Imprensa

Represa do Guandu começa a ganhar forma
Anúncio foi feito por Pezão em Minas Gerais

O projeto de construção de um dique para evitar a entrada de água do mar no Rio Guandu deverá ficar pronto em 90 dias. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10/2) pelo governador Luiz Fernando Pezão, em Nova Lima (MG), onde se reuniu com lideranças políticas e empresariais mineiras. O paredão de pedras vai impedir que a água do mar chegue ao leito do Guandu prejudicando a captação de água doce por indústrias.

A barragem é uma das três ações emergenciais apresentadas pelo Governo do Rio à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para garantir o abastecimento de água no estado. As outras duas iniciativas imediatas são a construção de uma adutora com 14 quilômetros de extensão (também no Guandu) e a adaptação de seis novos pontos de captação água, em Barra do Piraí (manobra já iniciada).

- Começamos a fazer o dever de casa em 2009. As ações emergenciais são um avanço nas medidas já adotadas pelo estado, nos últimos quatros anos, para assegurar o abastecimento humano. Investimos em mudanças na captação de água e recuperamos todas as instalações do Guandu. Também modernizamos os nossos reservatórios – afirmou o governador, reiterando: - O Rio de janeiro não está em condição crítica como os demais estados do Sudeste.

À ministra Izabella Teixeira foram também apresentadas pelo estado, na segunda-feira (9/2), outras quatro iniciativas: a construção de uma barragem no Rio Guapiaçu (Cachoeiras de Macacu) para beneficiar os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí; a recuperação de um túnel na barragem de Santa Cecília; a construção de um desvio para separar as águas dos rios Poços, Queimados, Cabuçu e Ipiranga, que atravessam a Baixada Fluminense carregando grande carga poluidora, do Rio Guandu, de onde é captada a água usada no abastecimento do Rio de Janeiro e de oito municípios da Região Metropolitana. Outra intervenção é aproveitar as obras contra enchentes nas regiões Norte e Noroeste do estado – que já estão em execução – para construir novos reservatórios de água

– Vamos fazer um novo dever de casa para atravessar os próximos anos com garantia de água para todos – destacou Pezão. 

Guapiaçu beneficiará seis milhões pessoas

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para a construção da barragem do Rio Guapiaçu está em fase de conclusão. A represa aumentará a oferta de água para as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Cachoeiras de Macacu, beneficiando cerca de seis milhões de pessoas.

A barragem terá 17 metros de altura e vai armazenar 90 milhões de litros de água. A obra está orçada em R$ 250 milhões, recursos procedentes de medida compensatória para a construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

O passo seguinte é a obtenção da licença junto ao Inea. A obra está prevista para começar no segundo semestre deste ano e deverá ser executada em 24 meses. ​

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário