Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Governos criam comissão de segurança para os Jogos de 2016

Governos criam comissão de segurança para os Jogos de 2016
Governo do Estado do Rio de Janeiro 
Rio de Janeiro, 4 de fevereiro 
Núcleo de Imprensa 

Governos criam comissão de segurança para os Jogos de 2016
Áreas estratégicas serão monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)

O Ministério da Justiça vai investir R$ 350 milhões na segurança pública do estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4/2), na cerimônia que formalizou a integração das ações do setor e da Defesa Civil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

– Os balões que captam e transmitem imagens em alta resolução para os centros de operações, em tempo real, estão entre os investimentos tecnológicos. A expectativa é de que estes equipamentos já estejam funcionando antes dos Jogos – antecipou Andrei Augusto Passos Rodrigues, secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos.

A Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil (COESRIO 2016) será Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça. O grupo funcionará nos moldes de um fórum deliberativo no qual se definirão parâmetros da atuação integrada dos órgãos federais, estaduais e municipais de segurança e de Defesa Civil, bem como de outras instituições relacionadas aos Jogos.

- A comissão vai aproveitar as experiências exitosas da integração dos órgãos de segurança durante a Jornada Mundial da Juventude e das copas das Confederações e do Mundo. Vamos elaborar estratégias de forma lógica e organizada sob a coordenação do Governo Federal – afirmou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

O grupo vai se reunir a cada 15 dias e já deverá executar ações práticas nos eventos testes que serão realizados em julho.

Efetivo para os Jogos pode chegar a 62 mil policiais

Beltrame antecipou que a meta é chegar a um efetivo de 62 mil policiais civis e militares até 2016.

– Certamente teremos um efetivo voltado para os Jogos Olímpicos, assim como temos um específico para o Carnaval e o Réveillon. Vamos determinar esse número junto com a comissão – disse Beltrame. 

O secretário da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, disse que o trabalho do órgão será focado em medidas preventivas e na elaboração da gestão de risco.

– A integração entre todos estes órgãos facilita a análise dos projetos e a verificação das exigências de segurança para as áreas que vão receber jogos – observou Simões.

Cerca de 30 instituições vão integrar o COESRIO 2016. Entre elas, as polícias Federal e Rodoviária Federal, a Força Nacional, as agências Nacional de Inteligência, Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Aeroportuária, e o Ministério das Relações Exteriores.

Fotos: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário