Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Marchinhas de Carnaval animam 2º Cultura de Raiz de 2015 de Teresópolis

Os Zéz e ADL MC's
Marchinhas de Carnaval animam 2º Cultura de Raiz de 2015

Teresópolis, 2 de fevereiro de 2015 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch se transformou em um baile pré-carnavalesco neste domingo, 1º de fevereiro, com o 2º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2015. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como tema o Carnaval e, por isso, as marchinhas dominaram a manhã de festa, que também teve, é claro, momentos de valorização da música do homem do campo.

Com o tradicional cenário de cozinha de roça, o evento foi comandado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig e teve cerca de 20 apresentações. Entre as atrações, destaque para a música de Moacir Rosa, para a dupla Jorge Viajante e Mario do Violão, e para as sanfonas de Zé Lopes, Seu Timbira e Edson Rosa.

Wanda Pinheiro fez sucesso com repentes e com a clássica Fuscão Preto, enquanto Felipe Rodrigues e Chitãozinho apostaram no sertanejo tradicional. Misturando estilos, também chamou atenção a apresentação dos músicos Celso Guimarães, Renata Lima e Felipe Naza, do projeto Os Zéz, fechando uma diferente e harmoniosa parceria com os rappers do ADL MC’s, organizadores da roda cultural do Alto.

Mas, o que dominou mesmo o programa foram as marchinhas, presentes em diversas apresentações. Entre outros, Vera Borcard agradou com ‘Bandeira Branca’ e Luiz Aldo puxou ‘Me dá um dinheiro aí’. O concurso de marchinhas contou com quatro participantes, que apresentaram divertidas marchinhas autorais e encantaram a plateia. Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Luiza Brault e PC Desi foram os concorrentes do concurso que, em formato amistoso, não teve vencedor.

Finalizando a edição, o Bloco Dona Teresinha, comandado por Xando Pernambuco, com direito a hino próprio, dançarinas, boneca gigante que dá nome ao bloco e muita animação. A tradicional ‘Cidade maravilhosa’ encerrou a festa, com a presença de diversos artistas no palco e deixando no ar o gostinho da folia, que começa na próxima semana.

Além de toda a movimentação no teatro da Casa de Cultura, o público também pôde conferir os estandes de artesanato. Participaram Bento Rufino (almofadas e tricot), Fabiano Mendes da Silva (vasos / flores / abajures), Luiza Coelho (bolsas e cestas em tecido) e Maria das Graças Chaves (artigos em tecido / almofadas).
A boneca gigante que dá nome ao Bloco Dona Teresinha participou da festa
Edson Rosa, Mario do Violão e Jorge Viajante
O secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, esteve presente e avaliou o projeto. “O Cultura de Raiz é um programa exitoso e a prova disso são os seus seis anos de existência, sempre com grande sucesso e resposta de público muito boa. Surgiu em 2009, nos moldes dos chamados programas de auditório, contemplando os artistas da música de raiz. Lançamos o projeto, que vingou e funcionou muito bem. Seis anos depois, estou de volta à Cultura e o programa se mantém. Uma prova evidente de que, independente de quem esteja à frente da pasta, o projeto continua fazendo sucesso”, comemorou.

Lançado em abril de 2009, o Encontro de Cultura de Raiz tem a coordenação da professora Andréa Sant’Anna e conta com edições mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Relação dos participantes

Participaram do 2º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2015 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Wagner Tadeu, Paulo Medeiros, Jorge Viajante, Mario do Violão, Seu Timbira, Moacir Rosa, Edson Rosa, Adão Curió da Viola, Roninho, Ayrton Rebello, Zé Lopes, Felipe Rodrigues e Chitãozinho, Amado Rodrigues, Wanda Pinheiro, Vera Borcard, Genaro da Zabumba, Francisco Corino, Zé Rodrigues, Gustavo Agostini, Zé Pipoqueiro, Moacir Monteiro, Luiz Aldo, Félix do Forró, Arnaldo Almeida, Fernando Mello, Luiza Brault, PC de SI, Andréa Sant’Anna, Os Zéz, ADL MC’s, Xando Pernambuco e Bloco Dona Teresinha.
Xando Pernambuco, Wagner Tadeu, Gustavo Agostini, Ayrton Rebello Maria Eduarda e Beto Selig

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário