Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Motocicletas adaptadas dos Bombeiros no Rio agilizam socorro a vítimas

Motocicletas adaptadas dos Bombeiros no Rio agilizam socorro a vítimas
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Motocicletas adaptadas dos Bombeiros agilizam socorro a vítimas
Corporação recebeu novos veículos com desencarceradores elétricos

Cinco motocicletas adaptadas com desencarceradores elétricos estão sendo usadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio para agilizar os atendimentos prestados à população desde dezembro do ano passado. Distribuídas nos quartéis de Copacabana, Guadalupe, Central, Duque de Caxias e no destacamento do Recreio dos Bandeirantes, as motos equipadas são apostas da corporação para enfrentar engarrafamentos.

- O Corpo de Bombeiros tem investido no uso das motocicletas para diminuir o tempo-resposta no atendimento à população. A média de deslocamento com motos gira em torno de cinco a sete minutos, no máximo - afirmou o capitão do Destacamento de Motocicletas do Corpo de Bombeiros, Nilsen Ramil de Oliveira.

Comprados na Alemanha, os equipamentos, mais leves e de fácil manuseio se comparados aos já tradicionais desencarceradores hidráulicos, nunca haviam sido adaptados a motocicletas para atendimento de um Corpo de Bombeiros no Brasil. Os desencarceradores elétricos, conhecidos popularmente como ‘alicates gigantes’, são capazes de cortar ferragens e alargá-las, além de levantar carros e ônibus.

A expectativa do Governo do Estado é ampliar o número de motocicletas adaptadas. Outras cinco motos serão entregues ainda este ano. A corporação também colocou na grade de disciplinas do Curso de Operações com Motocicletas matérias referentes ao uso dos desencarceradores elétricos, para que os próximos formandos já estejam capacitados para usar os equipamentos.

- Fizemos um estudo para adaptar o desencarcerador às motocicletas para que a pilotagem fosse segura. Os bombeiros militares que foram designados para operar estas motos passaram por um treinamento. E aqueles que estiverem em formação já terão a capacitação para manusear a ferramenta - explicou o capitão do Destacamento de Motocicletas.
Crédito: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário