Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Nota dez para os doadores de sangue no Estado do Rio

Nota dez para os doadores de sangue no Estado do Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Nota dez para os doadores de sangue
Número de voluntários aumentou 10% em relação ao carnaval de 2014.
Mais de 5 mil bolsas de sangue foram coletadas

A 12ª edição da campanha de carnaval do Hemorio "Vista a Fantasia da Solidariedade" terminou neste domingo (22/2) com nota máxima: mais de sete mil voluntários se candidataram para doar sangue desde o início da iniciativa, em 22 de janeiro. O número de voluntários é 10% maior do que o registrado no mesmo período no ano passado. Deste total, foram coletadas 5.272 bolsas de sangue, que são suficientes para salvar mais de 15 mil vidas.

- A participação da população é sempre essencial. O aumento do número de voluntários mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de doar de sangue. Participei da campanha no Hemorio e vi de perto como este ato de solidariedade pode salvar vidas – afirmou o secretário de Saúde, Felipe Peixoto.

Na semana do carnaval, o Hemorio funcionou normalmente. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, 1.124 doadores compareceram à unidade e 876 bolsas foram coletadas.

A rainha de bateria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, Viviane Araújo, foi uma das primeiras a apoiar a ação.

- É muito gratificante poder representar uma campanha tão importante como essa. Fiquei muito feliz pelo resultado positivo em um momento tão crítico devido à histórica queda no número de doações. Faço questão de poder participar ano que vem, pois todo dia é dia de salvar vidas – declarou Viviane.

A campanha teve ainda apoio de várias personalidades que se uniram para manter os estoques abastecidos no período da folia. Selminha Sorriso, porta-bandeira da campeã Beija-Flor, se solidarizou com a campanha, que também contou com a apresentadora Sabrina Sato como madrinha.

Samba e solidariedade

Durante campanha, diversas ações colaboraram para o resultado positivo. Integrantes da escola de samba Portela foram ao Hemorio em caravana para doação. Além disso, foliões do Bloco "Vem doar pra mim", de uma empresa parceira do Instituto, também reuniram voluntários para doar sangue. Os organizadores criaram abadás, máscaras e material informativo. Durante os dias de folia, foram distribuídas máscaras em vários blocos.

Além disso, servidores do Governo do Estado também se mobilizaram para colaborar. A iniciativa contou com o apoio do RIOSOLIDARIO, que disponibilizou transporte para levar os trabalhadores à unidade. A técnica de saúde bucal da UPA de Botafogo, Amália Regina Cruz de Moraes, doou pelo segundo ano consecutivo.

- Muita gente precisa e há falta de voluntários nesse período, então, formar um grupo e doar foi muito importante e de grande ajuda – explicou ela.

De acordo com o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, todo esse apoio externo foi essencial para o sucesso.

- Desde que a ação foi criada, há doze anos, temos conseguimos manter os estoques para este período, que é bastante preocupante. Para esta edição, mantivemos o apoio das agremiações e artistas que deram um brilho ainda maior à festa, reforçando o pedido pela doação de sangue voluntária – avaliou o diretor.

A campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade" teve o objetivo de manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio –www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçu; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.


*Crédito das fotos: Mauricio Bazilio / Divulgação SES
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário