Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Palácio Guanabara no Rio é aberto para visitação guiada​

Sala pé de moleque
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Palácio Guanabara é aberto para visitação guiada​
Cinquenta pessoas participaram da primeira visita ao prédio histórico

Sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, abriu suas portas para o público neste sábado (31/01). A primeira visita guiada pelo prédio histórico reuniu dois grupos de 25 pessoas, cada. Construído em 1853, o palacete poderá ser visitado todo o último sábado do mês em dois horários: às 9h e às 10h30.

– Estamos cumprindo uma determinação do governador Luiz Fernando Pezão, que desejava democratizar o acesso a este patrimônio artístico e cultural do nosso estado. Vamos começar de maneira moderada, uma vez por mês, mas a nossa intenção é ampliar o projeto para que o Palácio Guanabara faça parte do roteiro cultural do Rio de Janeiro – afirmou o secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Com 60 minutos de duração, a visitação começou no Salão Nobre, onde a princesa Isabel, uma das ilustres moradoras do palácio, recebia convidados em jantares e saraus culturais. Em seguida, o grupo conheceu a sala onde foi descoberto, em 2011, um calçamento tipo “pé de moleque” centenário. A técnica, trazida de Portugal para o Brasil por volta do século XVII, era usada em casarões do período colonial em áreas destinadas aos escravos.

Idealizado pelo paisagista francês Paul Villon no início do século XX, o jardim é outro atrativo da visita. No local, o grupo pôde apreciar o chafariz de Netuno, pequeno lago com a estátua do deus da mitologia romana que foi desenvolvida pela Fundição Val d’Osne, além das famosas palmeiras imperiais e árvores frutíferas exóticas, como mangueira, caqui-preto, pêssego-da-Índia e olho-de-dragão.

A visita foi encerrada na Capela de Santa Terezinha, construída a pedido de Carmela Dutra, esposa de Eurico Gaspar Dutra, último presidente da República a viver no palacete, na década de 40. Os visitantes também tiveram a oportunidade de assistir à Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, organizada pela Ação Social pela Música do Brasil, que beneficia moradores de comunidades pacificadas.

Segundo a paisagista e coordenadora da iniciativa, Ula Vidal, o roteiro é resultado de um levantamento de dados históricos. 

– Fizemos uma pesquisa histórica e um estudo de viabilidade dos locais mais interessantes do Palácio Guanabara para incluirmos nesta visitação. Estamos muito orgulhosos de abrir as portas desse importante patrimônio do Estado à população – disse a paisagista.

O projeto do Governo do Estado conta com a participação de cinco estudantes do curso de Turismo e Hotelaria do Senac RJ.

– Preparamos estes alunos para explicarem a história do local. Viemos diversas vezes ao Palácio Guanabara para treiná-los. Estamos felizes por participar desta iniciativa. A procura tem sido enorme. Já temos grupos inscritos para as próximas visitas, isso mostra a importância de iniciativas como esta. Consideramos este projeto um grande presente para o Rio, que comemora 450 anos em março – ressaltou o coordenador do curso de Turismo e Hotelaria do Senac, William Pimenta. 
Salão Nobre -  Palácio Guanabara no Rio é aberto para visitação guiada​

Visitantes aprovam passeio

O casal de aposentados Edvaldo Simões da Fonseca, de 84 anos, e Josefina Andrade Simões, de 77 anos, estava radiante com a visita guiada. Edvaldo conheceu o Palácio Guanabara ainda jovem durante uma reunião com o então governador Carlos Lacerda.

– Na época em que visitei o palácio pela primeira vez era demonstrador de máquinas de escrever. Retornar aqui é muito bom. Não podemos esquecer do passado e de que há uma história por trás dos antigos prédios, ruas e bens públicos do Rio. A atração que mais gostei foi o jardim, um dos espaços mais bonitos do palácio – afirmou o aposentado.

Serafim Gomes, de 68 anos, e Rita Coelho da Silva, de 60 anos, levaram os netos Miguel, de 3 anos, e Manoela, de 9 anos, para conhecer um pouco da história do país.

– Este palácio se entrelaça com a história brasileira. Meus netos, mesmo pequenos, estão tendo a oportunidade de visitá-lo. Acho ótimo para a educação das crianças. A população precisa conhecer sua história – disse Serafim.

Para participar da visita gratuita, é preciso se inscrever pelo e-mail visitaguiada@casacivil.rj.gov.br. Os interessados devem informar o nome completo, telefone para contato e enviar cópia do documento de identidade com foto.
Casal Edvaldo e Josefina no jardim

Fotos: Clarice Castro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário