Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Programa Dupla Escola chega à 28ª unidade de Ensino Médio Integrado do Rio

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 11 de fevereiro
Núcleo de Imprensa

Programa Dupla Escola chega à 28ª unidade de Ensino Médio Integrado
Rede estadual foi reforçada neste ano letivo com a inauguração de novos colégios

A rede estadual de ensino ganhou novos reforços para o ano letivo de 2015. O programa Dupla Escola inaugurou duas unidades: o Colégio Estadual Jornalista Maurício Azêdo, no Caju, na Zona Portuária, e o Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Com isso, o Governo do Estado chegou à 28ª unidade de Ensino Médio com educação integrada em horário integral.

O primeiro, no Caju, oferece curso técnico em Logística, além do ensino regular. Já a unidade de Niterói foca na área de Ciências Exatas, com proficiência em Mandarim e Inglês. A parceria com a Universidade Normal da Hebei, na China, a Firjan e um curso de idiomas contribui para a qualificação dos alunos.

- Mais do que a formação, trabalhamos o projeto de vida dos alunos e o que eles querem fazer depois da escola. Nesse processo, o diálogo entre as disciplinas é um facilitador” afirmou a diretora Janete Fortes.

- O professor de Matemática e Física, Cícero Avelino, destaca a criação do portal Mangahigh, uma espécie de sala de aula online, que vai conectar alunos e professores permanentemente.

- Sempre tive em mente que só vamos ter escola integrada, quando tivermos alunos e professores dedicados em tempo integral e é isso que teremos nessa escola” explicou o professor.

Outros exemplos de sucesso

Além do Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa, outras três escolas também já oferecem Ensino Médio Intercultural: CIEP Leonel Brizola – Intercultural Brasil-França , voltado para a área de Biologia e Meio Ambiente, com aulas em Francês; o Hispano Brasileiro João Cabral de Melo Neto, Ensino Médio Intercultural Brasil-Espanha, no Rio; e o Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu. Para ingressarem, os alunos fazem uma prova de seleção.

- Eles já estão voltados para o mercado de trabalho. Tenho certeza que o futuro deles será promissor” disse Jane Chagas, diretora do CIEP Leonel Brizola.

Projeto é ampliado para o interior

Outro exemplo de Dupla Escola é o Colégio Dom Pedro II, em Petrópolis, que oferece aulas de Produção em Áudio e Vídeo, desde 2008, e Química, desde 2014. Ambas foram escolhidas para atender às necessidades socioeconômicas locais.

- O diálogo entre todas as disciplinas é fundamental e compõe a base para o aluno escolher o que quer para o futuro. Independentemente do cinegrafista ou editor, nossa preocupação é com o cidadão que estamos formando - disse a professora de Língua Portuguesa e Comunicação Crítica, Cintia Diel.

A formação integrada em Produção de Áudio e Vídeo permitiu que Laís de Oliveira Souza, de 18 anos, saísse à frente dos colegas do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

- Com tudo o que aprendi na escola, cheguei à universidade mais preparada do que os outros alunos e isso já permitiu que eu fizesse alguns trabalhos particulares e um documentário - afirmou a jovem.

Já a formação em Química era oferecida como Ensino Técnico até 2012 e foi modificada. Agora professores e alunos trabalham simultaneamente conceitos ligados à cultura, ao mercado de trabalho, ciências e questões sociais.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário