Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

Equipes do Estado do Rio vão à Maratona de Boston conhecer esquema de segurança

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 18 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Equipes do Estado vão à Maratona de Boston conhecer esquema de segurança

Equipes que atuam nas Forças Estaduais de Segurança serão enviadas para a Maratona de Boston, que acontece em abril, nos Estados Unidos, para conhecerem in loco o esquema de segurança do evento. A iniciativa faz parte do novo Programa de Observadores, anunciado durante a reunião da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 no Estado do Rio de Janeiro (COESRIO2016) realizada nesta quarta-feira (18/3), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A viagem será custeada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça.

– Vamos mandar especialistas em Segurança que atuam em nossas instituições para conhecer a organização de grandes eventos pelo mundo. O projeto começa na Maratona de Boston, que vivenciou um ataque terrorista há dois anos. Serão selecionados profissionais que têm um olhar nas áreas de inteligência, planejamento, terrorismo, entre outros. Queremos também trazer para o país os melhores técnicos do mundo nessas áreas, para que possam passar seu conhecimento para as nossas equipes – explicou o diretor de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, Cristiano Sampaio.

Durante a reunião, também foram definidos os temas das oficinas temáticas que serão realizadas ao longo do ano com o objetivo de discutir todos os pontos relacionados à segurança do evento. Comando e controle, inteligência, treinamento em eventos-teste e operações especiais são alguns deles. A ideia é que as oficinas contem sempre com representantes da área de Segurança Pública dos três entes federativos.

De acordo com o subsecretário extraordinário de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança, Roberto Alzir, o encontro também serviu para discutir os pontos principais do plano estratégico do evento, que deve ser finalizado em breve.

– Esse documento vai nos ajudar a nortear as atividades de cada órgão de segurança envolvido nos Jogos Rio 2016. Também estamos em fase de preparação do plano tático, que nos dará a visão macro da operação, indicando as tarefas necessárias dos diversos agentes participantes – afirmou.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário