Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

Estado do Rio inicia obras de modernização do Estádio de Remo para os Jogos Olímpicos

Estado do Rio inicia obras de modernização do Estádio de Remo para os Jogos Olímpicos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 19 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Estado inicia obras de modernização do Estádio de Remo para os Jogos Olímpicos- Intervenções vão ficar como legado para atletas e colocar a cidade na rota das competições internacionais

O Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas já começou a ser preparado para receber os Jogos Olímpicos de 2016. O projeto de adequação, estimado em R$ 14 milhões, abrange três fases: a parte de obras civis, que consiste na construção da uma nova torre de chegada e na reforma da garagem para os barcos; a implantação de infraestrutura para raias, cronometragem e plataformas de câmeras; e a aquisição de estruturas flutuantes para treinamentos e competições.

A nova torre de chegada, que será toda de vidro e terá quatro andares no modo competição, e a modernização das garagens de barcos, que serão adequadas aos conceitos de acessibilidade, vão trazer um novo padrão de instalações esportivas à cidade, melhorando a utilização do espaço pelos atletas e deixando o Estádio de Remo da Lagoa pronto para receber competições de nível internacional. As obras foram iniciadas há 15 dias.

Para garantir a perfeita fixação das raias de competição, cronometragem e plataformas de câmeras, serão implantados suportes metálicos submersos, três metros abaixo do espelho d’água da lagoa Rodrigo de Freitas. Feitas sob medida e de forma a minimizar o impacto ambiental, as estruturas atendem aos requerimentos das federações internacionais de remo e canoagem.

De acordo com o subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Vieira, foi feito um estudo muito profundo da estrutura da Lagoa, do fundo e do solo, para a escolha da metodologia que garantisse o maior legado e pudesse permitir que essa infraestrutura seja inserida no fundo da Lagoa e posteriormente fique à disposição para que sempre que houver um evento, os sistemas de transmissão e cronometragem possam ser novamente conectados.

Além disso, o Governo do Estado está adquirindo equipamentos flutuantes, como o partidor de largada e os pontões para atletas e cerimônias, que serão utilizados durante os Jogos e também ficarão como legado para a cidade, permanecendo na Lagoa para uso diário dos atletas.

- É uma vitória utilizarmos a Lagoa Rodrigo de Freitas. Pela primeira vez na história dos Jogos, o remo e a canoagem serão realizados no centro de uma cidade. Isso é uma conquista muito grande não só para os Jogos, mas para o Rio de Janeiro e para essas categorias esportivas – comemora Rodrigo Vieira.

O prazo para a conclusão total de todas as intervenções no Estádio de Remo é o segundo semestre, a fim de que possa ser realizado o evento-teste previsto para agosto de 2015.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário