Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2015

FESO Pro Arte Teresópolis inicia série de concertos com Noite Espanhola

A Noite Espanhola contou com várias atrações, entre elas a apresentação de piano com Bruno Fonseca
FESO Pro Arte inicia série de concertos com Noite Espanhola

A cultura espanhola foi a escolhida para marcar o início da Série Concertos de Gala, promovida pelo Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). A já tradicional Noite Espanhola, realizada no dia 14 de março, teve como principal atração o Quadro Cervantes, considerado pela crítica como o mais importante conjunto de música antiga do país, e ainda contou com a exposição digital “Sonhos em Güell”, de Leonel Tractenberg, recital de poesia com Vidocq Casas e Margareth Rech, apresentação de ballet do Núcleo de Dança com coreografias da professora Carolina Cox e apresentação de piano com Bruno Fonseca.

A fotógrafa Carmem Lúcia Ramos, do Rio de Janeiro, veio para Teresópolis para conhecer o Centro Cultural e disse ter ficado admirada em “ter um espaço que reúne em uma noite só diversas atrações culturais”.

Quadro Cervantes 

Fundado em 1974, além da sua inegável qualidade artística, o conjunto prima pelo humor e a comunicação que estabelece com suas plateias. Os repertórios que apresenta vão desde o período medieval europeu até o cancioneiro brasileiro dos séculos XIX-XXI.

O conjunto já realizou cinco gravações, e seus integrantes são regularmente convidados para lecionar e apresentar-se no Brasil e no exterior. A atual formação do grupo é constituída por Helder Parente (flautas, barítono e percussão), Mário Orlando (viola da gamba, vielle, flautas doce e contratenor) e Nicolas de Souza Barros (alaúde e vihuela, violão e viola caipira, guitarras renascentista e barroca). Doutor em Música, Nicolas é um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como os violões de oito e seis cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. Ele conta que para a apresentação da Noite Espanhola escolheu a guitarra santista e a vihuela. “A Espanha tem destaque no desenvolvimento dos intrumentos que antecedem o violão, como a vihuela”, disse.

Como artista convidada participou a renomada soprano Marília Vargas. “Vim de Ponta Grossa, no Paraná, especialmente para esta apresentação na FESO Pro Arte muito animada. Separamos no repertório as melhores músicas dentro do tema da noite para ficar bem bonito”, comentou a artista.

No encerramento artistas e público se reuniram para o jantar, uma deliciosa paella oferecida tradicionalmente pelo Centro Cultural nas noites temáticas.

Para este ano estão programadas ainda na Série Concertos de Gala as noites inglesa, portuguesa, alemã, italiana, argentina, francesa, brasileira e de violão pelo mundo. O Centro Cultural FESO Pro Arte fica na Rua Gonçalo de Castro, número 85, no bairro do Alto. Mais informações e a programação completa pelos telefones (21) 2644-5770 / 5762 ou pelo 
A cultura espanhola foi a escolhida para marcar o início da Série Concertos de Gala da FESO Pro Arte
A tradicional Noite Espanhola teve como principal atração o Quadro Cervantes
A tradicional Noite Espanhola teve como principal atração o Quadro Cervantes

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário