Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

Operação Lei Seca comemora seis anos. Ação do Governo do Estado do Rio se tornou referência nacional

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 19 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Operação Lei Seca comemora seis anos
Ação do Governo do Estado se tornou referência nacional

A Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria de Estado de Governo, comemorou seis anos de existência, nesta quinta-feira (19/3), com uma missa na Igreja da Candelária, Centro do Rio, e com muitos motivos para festejar: a ação se tornou referência nacional. Graças à iniciativa, o Rio de Janeiro ocupa atualmente o primeiro lugar do país na redução de mortes no trânsito. Entre 2008 e 2013, o estado diminuiu em 35% o número de vítimas. Enquanto isso, o Brasil registrou média de crescimento de 10% no mesmo período. Além disso, uma pesquisa do Rio como Vamos divulgada em 2014 mostrou que 90% dos cariocas aprovam a operação. 

– A iniciativa se tornou uma política pública de Governo que mudou o cenário do estado, interagindo com o cotidiano da população. A ação fez com que as pessoas mudassem seus hábitos e comportamentos, passando a ser mais responsáveis em relação ao trânsito e à preservação da vida, evitando acidentes e mortes. Conquistamos a credibilidade da sociedade – explicou o coordenador da OLS, tenente-coronel Marco Andrade. 

Outro dado expressivo é a redução no número de motoristas flagrados nos testes de alcoolemia realizados nas blitzes da campanha no estado: 7% contra os 20% registrados no início da campanha. Atualmente, a operação conta com a participação de 250 agentes civis e militares, entre eles 33 cadeirantes que foram vítimas de acidentes de trânsito provocados por consumo de álcool. Nestes seis anos, foram realizadas 1.250 palestras educativas e mais de 9,5 milhões de pessoas foram abordadas nas ruas pelas equipes da OLS.

Participando há três anos das palestras e eventos organizados pelo projeto, onde oferece orientações e conta sua experiência pessoal, o agente da OLS Ronaldo Rodrigues, de 33 anos, exalta o caráter educativo da operação. Há 13 anos, ele foi vítima de um acidente de carro, quando dirigia alcoolizado e bateu em um poste, deixando-o paraplégico.

- A OLS não tem o intuito de multar motoristas nem proibir as pessoas de beber. O que queremos é educar a população, salientando os efeitos nocivos da combinação álcool e direção. Nosso objetivo é que todos tenham consciência do seu papel no trânsito e tomem atitudes a evitar acidentes e mortes – disse Ronaldo, que integra uma equipe de 33 cadeirantes que atuam na OLS.

O sucesso do programa também já serviu de inspiração para outros estados do país e o exterior: 19 delegações brasileiras e duas delegações internacionais, da Venezuela e Espanha, já enviaram comitivas ao Rio a fim de importar o modelo de gestão da OLS fluminense. 

Sobre a OLS 

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. De janeiro até a madrugada desta quinta-feira, 19/3, no estado do Rio de Janeiro, 1.815.959 motoristas foram abordados, 356.483 foram multados, 73.446 veículos foram rebocados e 128.250 motoristas tiveram a CNH recolhida. Um total de 136.631 condutores sofreu sanções administrativas, sendo que 4.702 deles também sofreram sanções criminais. Os agentes realizaram 1.569.862 testes com o etilômetro.
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário