Pesquisar este blog

sábado, 28 de março de 2015

Vem aí o Teresópolis Circuito de Imagens

Vem aí o Teresópolis Circuito de Imagens
Vem aí o Teresópolis Circuito de Imagens
Novo projeto da Secretaria de Cultura deverá ser lançado em abril

Teresópolis, 27 de março de 2015 - Em breve, uma novidade deverá tomar conta das principais ruas de Teresópolis. Trata-se do Teresópolis Circuito de Imagens, o novo projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Serão diversas imagens a respeito de uma determinada data temática, que serão espalhadas mensalmente pelas principais ruas do centro da cidade em totens e paineis. A estreia, em abril, abordará o tema ‘Caminhos da Liberdade’, lembrando o ativista político Tiradentes, sua passagem por Teresópolis e a herança familiar deixada por ele.

“É uma ideia inovadora, que pretende elevar a autoestima do povo teresopolitano e, ao mesmo tempo, atrair turistas para a cidade, mostrando o que Teresópolis tem de melhor: sua gente, sua beleza e sua história, destacando também períodos e personagens importantes, como é o caso de Tiradentes. Embora poucos saibam, o inconfidente passou por Teresópolis, antes da fundação do município, já que estas terras fizeram parte dos caminhos para as Minas Gerais. Sendo assim, a intenção é que as pessoas vejam todas as imagens que exibiremos, percorrendo uma espécie de circuito, seja a pé ou de carro”, explica o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, que se reuniu esta semana com o secretário de Governo, Leonardo Vasconcellos, para apresentar o projeto.

O projeto terá uma referência diferente a cada mês, que será abordada através de 27 imagens acompanhadas por frases curtas, expostas em peças como pórticos, paineis de chão, totens em cone e totens em cubo. As peças, que terão decoração específica e contarão com iluminação especial para dar mais visibilidade às imagens, serão instaladas em vias públicas entre o Soberbo e o fim da Avenida Lúcio Meira. A cada mês, será lembrado um momento, um personagem, um fato histórico e assim por diante.

Entre os pontos pensados para a colocação dos totens e paineis estão as avenidas Rotariana, Oliveira Botelho, Alberto Torres, Feliciano Sodré e Lucio Meira. Os totens serão instalados em pontos específicos destas avenidas, como a Praça Senta a Pua, no Soberbo, a entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Feirinha do Alto, o Colégio Ginda Bloch, o cruzamento da Reta, próximo à Casa e Video, a sede da Prefeitura e o Colégio Estadual Edmundo Bittencourt. Além destas, também deverão ser colocadas peças na Casa de Cultura Adolpho Bloch, na Praça Balthasar da Silveira, na Calçada da Fama e na Casa da Memória Arthur Dalmasso, e ainda nos pórticos do Soberbo e do fim da Lúcio Meira, próximo à antiga Casa de Saúde.

Além de Tiradentes, no mês de abril, outros temas já estão definidos para futuras homenagens, como as Mães, em maio, os Santos Festeiros, em junho, o Aniversário da Cidade, em julho, os Pais, em agosto, as flores da região na Primavera, em setembro, as Crianças, em outubro, e o Natal, entre novembro e dezembro. “Em maio, por exemplo, as imagens vão mostrar diversas mães, de variadas comunidades, todas de Teresópolis, escolhidas carinhosamente pela nossa equipe como forma de homenagem pelo seu mês”, completa Ronaldo Fialho.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário