Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2015

Governo do Rio beneficiará 18 mil famílias do interior com recursos em saneamento

Governo do Rio beneficiará 18 mil famílias do interior com recursos em saneamento
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 6 de abril de 2015
Núcleo de Imprensa

Governo beneficiará 18 mil famílias do interior com recursos em saneamento - Microbacias de 24 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana já foram atendidas

Até o fim de 2016, o Rio de Janeiro será o estado brasileiro com a maior ação de saneamento rural implantada, beneficiando 18 mil famílias. A Secretaria de Agricultura e Pecuária, por meio do programa Rio Rural, está instalando, em uma primeira etapa, cinco mil unidades de fossas sépticas biodigestoras em microbacias de 24 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana. O investimento total será de R$ 31 milhões.

A tecnologia, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e adotada pelo Estado, permite a destinação adequada dos dejetos, evitando a poluição da água e aumentando a qualidade de vida das populações que vivem na interior. 

As fossas sépticas biogestoras realizam ainda o aproveitamento dos resíduos na adubação, melhorando a produção agrícola. A proposta alia sustentabilidade, preservação da natureza e o desenvolvimento no campo.

- Todos se beneficiam. Os produtores rurais e suas famílias, a comunidade, que sai fortalecida com a preservação do ambiente e o estímulo à produção, e a sociedade em geral, com a redução dos gastos com tratamento de doenças no futuro - afirmou o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

No mês passado, 252 famílias de pequenos agricultores na Região Norte Fluminense foram beneficiadas com o saneamento rural. Na microbacia Fazenda Tipity, no município de São Francisco de Itabapoana, foram entregues fossas sépticas para 193 famílias de agricultores e na microbacia Rio Ururaí, em Campos dos Goytacazes, foram instalados kits de fossas sépticas para 59 famílias. Os investimentos totalizaram R$ 415 mil.

Com financiamento do Banco Mundial, o programa Rio Rural incentiva a adoção de práticas sustentáveis no campo.

Foto: Paulo Filgueiras
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário