Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Programa Via Lilás é referência de cidadania no estado do Rio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 31 de março de 2015
Núcleo de Imprensa

Programa Via Lilás é referência de cidadania no estado
Programa já registrou mais de 35 mil usuários desde o início de março

O programa Via Lilás já registrou mais de 35 mil usuários e 65 mil acessos aos computadores instalados nas estações de trem e do Teleférico do Alemão em 25 dias de funcionamento. A implantação do projeto é uma referência para as políticas afirmativas de gênero no estado.

- Estamos garantindo a essas mulheres condições de exercício pleno da cidadania - disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Cristina Cosentino.

Os equipamentos também estão programados para traçar o perfil de quem procura os computadores para obter informações sobre os benefícios oferecidos pelo projeto. Para esse tipo de serviço, já foram contabilizados mais de 61,9 mil acessos. A violência doméstica é líder entre os assuntos de pesquisa, com 40 mil buscas. Em segundo lugar, aparece a saúde. As mulheres são maioria das vítimas, chegando ao índice de 95% na enquete. As pretas, pardas e amarelas representam mais de 62% das usuárias do programa Via Lilás. Mais de 41% delas se encontram entre os 30 e 45 anos de idade.

Mais de 6,3 mil informações de texto via celular foram enviadas para as usuárias cadastradas. Sem a obrigatoriedade de informar o nome, para manter a identidade preservada, elas recebem endereços, telefones e listas de delegacias especializadas e centros de acolhimento de mulheres no Rio e na Baixada.

O Via Lilás foi criado pelo Governo do Estado para orientar, capacitar e acolher mães, avós, tias e filhas que sofrem com a criminalidade em casa. O lançamento do projeto marcou a abertura do mês lilás, uma alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 deste mês. Ao longo desse período, várias ações foram implementadas, tendo como foco o alerta para a importância de prevenir a violência de gênero.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário