Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2015

Sede da Sociedade Brasileira de Belas artes no Rio é reaberta.Restauração do edifício histórico foi realizada pela Secretaria de Cultura

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 6 de abril de 2015
Núcleo de Imprensa

Sede da Sociedade Brasileira de Belas artes é reaberta
Restauração do edifício histórico foi realizada pela Secretaria de Cultura

Após cinco anos fechada para obras, a sede da Sociedade Brasileira de Belas Artes reabriu à visitação com a exposição de seu acervo. O prédio, que fica na Rua do Lavradio nº 84, no Centro, e os 32 itens da mostra são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), órgão da Secretaria de Cultura.

A exposição reúne peças de artistas como Cândido Portinari, Antonio Parreiras, Parlagrecco, Eliseu Visconti e Araújo Porto Alegre, pouco vistas pelo público.

A restauração do edifício histórico foi realizada pela Secretaria de Cultura, por meio do Inepac, em parceria com empresa privada. Iniciada em 2010, a obra utilizou recursos de cerca de R$ 7 milhões e foi dividida em duas fases: a primeira, com duração de dois anos, contemplou a modernização das instalações prediais e a reforma de telhados e fachadas.

Já a segunda, que começou em abril de 2013, promoveu a recuperação e adaptação dos espaços internos, reforços estruturais, instalação de equipamentos de acessibilidade e modernização dos banheiros.

O Solar do Marquês do Lavradio, que foi construído em 1777, era a residência do 3º Vice-Rei do Brasil Colônia. A edificação já abrigou vários órgãos estaduais, como o como o Tribunal da Relação, em 1808, e o Tribunal de Justiça, em 1833.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário