Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Atividades da Semana Nacional de Museus fazem sucesso em Teresópolis

Atividades da Semana Nacional de Museus fazem sucesso em Teresópolis

Teresópolis, 22 de maio de 2015 - Desde a última segunda-feira, dia 18 de maio, dezenas de crianças e adultos tem ido à Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, para conferir a programação em Teresópolis da 13ª Semana Nacional de Museus. Iniciada no dia 18, a Semana conta com atividades em todo o país, que serão realizadas até o dia 24 de maio.

Em Teresópolis, para participar de mais uma edição do evento, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, elaborou um cronograma com oficina, encenação de peça de teatro e visita à exposição ‘Rio Paquequer: Conhecer, preservar e amar’.

As atividades estão sendo realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso, nos turnos da manhã e da tarde, atendendo adultos e alunos de escolas visitantes. No local, os visitantes assistem à performance ‘Pra quem quer preservar o Paquequer’, encenada pelos atores Nara Zeitune, Marcos Alexandre, Jeanette Albuquerque e Ivo Bernardo.

Com apoio técnico de Bárbara Dias, na sonoplastia, e Rafael Corrêa, na iluminação, a peça conta a história do rio, que corta o município, desde ‘O Guarani’ até os dias atuais, abordando a questão da poluição e alertando para a necessidade de preservação do Paquequer.

Após a peça, é realizada visita ao interior da Casa da Memória Arthur Dalmasso, onde está montada a exposição ‘Rio Paquequer: Conhecer, preservar e amar’. Com paineis ilustrados, a mostra narra a história do rio, através de textos e imagens, incluindo curiosidades, como por exemplo, a origem do nome Paquequer. A exposição conta ainda com uma instalação, montada no piso da casa, que sugere o leito do rio; e com a exibição do ‘S. O. S. Paquequer’, que mostra as dificuldades de um grupo que resolve ‘navegar’ o rio.

A programação tem agradado os visitantes. “Estamos trabalhando a questão do meio ambiente em sala de aula. Então, visitar a Casa da Memória neste momento foi perfeito. Além de dar aos alunos a oportunidade de conhecer um espaço de memória, a visita complementou o conteúdo, com atividades interessantes. Uma ótima iniciativa”, comentou Solange Ramos, professora da 1ª e da 2ª etapa do EJA – Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Lino Oroña.

Na tarde desta quarta-feira, 20, foi a vez das crianças do 1º e 2º anos do Centro de Ensino Moderno (Cem). Acompanhados pelas professoras Viviane Santa Cruz e Daniela Peternel, as 59 crianças se divertiram a valer com a exposição e principalmente a encenação. Interagiram com os atores, fizeram perguntas e deram depoimentos ao fim da peça, mostrando consciência e preocupação com a preservação do meio ambiente e a limpeza de rios e mares.

Na quinta, 21, estiveram na Casa da Memória os alunos das escolas municipais Hermínia Josetti e Aclimeia Oliveira, além de outras duas turmas do Cem, novamente participando ativamente das atividades, com perguntas e sugestões.

Presente às atividades, o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, conversou com os alunos, explanando acerca da nascente do Rio Paquequer, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde ainda não há poluição.

“Todos os anos, a Secretaria de Cultura participa ativamente da Semana de Museus e esse ano não poderia ser diferente. Nossa equipe montou uma programação diferenciada e o resultado está sendo incrível, possibilitando a adultos e crianças a vivência de estar em uma casa de memória e, ao mesmo tempo, trabalhar o tema da sustentabilidade dentro do nosso município”, avaliou o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

As atividades da 13ª Semana Nacional de Museus em Teresópolis prosseguem até esta sexta, 22 de maio. Contudo, o filme ‘S.O.S. Paquequer’ e a exposição ‘Rio Paquequer: conhecer, preservar e amar’ continuarão disponíveis à visitação pública até o dia 18 de setembro.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Este ano, tendo como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’, o evento conta com a participação de 1378 museus e outros centros culturais de 609 municípios brasileiros, através de 4.570 eventos, entre exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras.

Programação:

18/05/2015 a 18/09/2015 - 13h às 17h
EXIBIÇÃO DE FILME - ‘S. O. S. Paquequer’. Mostra as dificuldades de um grupo que resolve ‘navegar’ o rio, que corta o município, para conscientizar a população sobre a importância de sua preservação.

18/05/2015 a 18/09/2015 - 13h às 17h
EXPOSIÇÃO - ‘Rio Paquequer: conhecer, preservar e amar’.
Apresenta a importância do rio ao município, utilizando-se de fotos, jornais de época, vídeos e conteúdo interativo. Aberta de segunda a sexta.

22/05/2015 – às 10h; às 15h e às 15h40
PERFORMANCE - ‘Pra quem quer preservar o Paquequer’.
Com os atores: Nara Zeitune, Marcos Alexandre, Jeanette Albuquerque e Ivo Bernardo. Encena a história desde ‘O Guarani’ até os dias atuais.

Fotos: Roberto Ferreira e Samuel Alves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário