Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de maio de 2015

Cães adestrados dão show de comando e obediência no 2° Encontro de Unidades K9 realizado em Teresópolis

 Após as provas, palestras também fizeram parte da programação do K9
Cães adestrados dão show de comando e obediência no 2° Encontro de Unidades K9  - Teresópolis é campeã na prova de abordagem policial

Teresópolis, 25 de maio de 2015 - Um show de comando e obediência aconteceu no último sábado (23) e domingo (24) durante o 2° Encontro de Unidades K9 no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, o evento foi organizado pela CIA de Operações com Cães da Guarda Municipal de Teresópolis e contou com a participação de forças policiais, militares e de guardas municipais das cidades do Rio de Janeiro, Casemiro de Abreu, Macaé, e da anfitriã Teresópolis.

Desde 2014, a Guarda Civil de Teresópolis vem trabalhando com cães treinados para atuar na área de segurança em ações de proteção e busca de explosivos, armas e entorpecentes. Ao todo, o encontro do final de semana envolveu nove equipes de corporações policiais e militares dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e de Brasília. Após as provas, palestras ministradas pelo policial civil Ronaldo Jacques e pelo campeão de trabalho com cães Max Macedo, fizeram parte da programação.

Atento ao desempenho dos cães, o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, falou sobre a importância dos animais no auxílio da segurança na cidade. “Estamos evoluindo. Cada vez mais percebemos um desempenho melhor dos cães farejadores e do comando dos nossos agentes e hoje Teresópolis se destaca nessas ações de apreensão. O prefeito Arlei também é um grande incentivador desse trabalho”, disse.

Prestigiando o evento, o vereador Dr. Carlão comentou sobre o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal. “Este tem sido um trabalho exemplar. Nossa cidade tem obtido resultados significativos através desses agentes públicos que se dedicam ao treinamento desses cães”.

As nove equipes que participaram do encontro foram: Fuzileiros Navais do Rio e de São Paulo (Aramar), 1º Batalhão da Policia do Exercito (RJ), Sistema Penitenciário de Juiz de Fora (MG) e de Bangu (RJ), e as Guardas Municipais de Macaé, Casemiro de Abreu, Rio de Janeiro e da anfitriã Teresópolis. Entre as raças apresentadas estavam pastor alemão, pastor belga de malinois, pastor holandês e rottweiler.

O evento ainda contou com representantes do Bope de Brasília, na arbitragem, e do Esquadrão Antibombas da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), força de elite da Polícia Civil do Rio. Militares da Aeronáutica e da Policia Militar do Rio de Janeiro também acompanharam as provas. Interessados no trabalho com cães, dez agentes da Guarda Civil de São Gonçalo (RJ) também prestigiaram o 2° Encontro de Unidades K9 no Pedrão.
Cães farejadores participam das provas de detecção de armas e entorpecentes durante a competição
Cães farejadores participam das provas de detecção de armas e entorpecentes durante a competiçãoCães dão show nas provas de abordagem policial e intervenção tática
Cães dão show nas provas de abordagem policial e intervenção tática

Resultado das provas:

Abordagem Policial/Intervenção Tática
1º lugar – Guarda Municipal de Teresópolis
2º lugar - Sistema Penitenciário de Juiz de Fora (MG)
3º lugar – Fuzileiros Navais do RJ

Detecção de Armas e Entorpecentes
1º lugar – Guarda Municipal Casemiro de Abreu
2º lugar – Polícia do Exército do RJ
3º lugar – Guarda Municipal de Teresópolis
Teresópolis ganha o 1º lugar em abordagem policial e intervenção tática
 Grupamento do Sistema Penitenciário de Juiz de Fora (MG) leva para casa o 2º lugar em abordagem policial e intervenção tática
 2° Encontro de Unidades K9 contou com a participação dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro
Texto- Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário