Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Comunidades do Rio se preparam para receber turistas nas Olimpíadas

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 11 de maio de 2015
Núcleo de Imprensa
 Comunidades do Rio se preparam para receber turistas nas Olimpíadas

Comunidades se preparam para receber turistas nas Olimpíadas
Moradores investem em infraestrutura hoteleira para atrair visitantes

Comunidades pacificadas, como Babilônia, Vidigal e Cantagalo, já se preparam para receber os turistas que estarão no Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. Donos de albergues e pousadas têm investido em seus estabelecimentos, modernizando os espaços e aumentando o conforto para o hóspede. Para atrair a clientela durante o grande evento internacional, os empreendedores prepararam também pacotes turísticos e passeios pelas áreas com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Visitas a restaurantes com comida caseira, passeios de mototáxi pelas vielas dos morros e em trilhas e mirantes estão entre os atrativos oferecidos. É o caso do Babilônia Rio Hostel, onde os donos do empreendimento, inaugurado em 2014, se associaram ao Faveliving, agência criada por moradores da comunidade, em uma parceria que já está gerando emprego e renda para quem vive na favela do Leme. Com quartos coletivos e suítes privativas, a hospedaria também se tornará sustentável até os Jogos Olímpicos.

- Muitos turistas buscam as comunidades porque querem conhecer como as pessoas vivem, além de preferirem estar em um ambiente mais simples, porque acreditam que só assim podem vivenciar a cultura de uma cidade. Para agradar ainda mais ao público, pretendemos colocar energia solar e já estamos nos preparando para começar a usar a água da chuva por conta da consciência ambiental e redução de custos - disse um dos responsáveis pelo estabelecimento, Eduardo Figueiredo.

Em busca de novas experiências, o francês Frédéric Kristiansson decidiu ficar seis meses no Rio. O estrangeiro escolheu o Morro da Babilônia para se hospedar. Seu objetivo era vivenciar a cultura do carioca.

- Aqui posso conhecer melhor a cultura do morro. Estou adorando. O hostel é muito bom, com profissionais excelentes - afirmou Frédéric.

Segundo a Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro, a comunidade da Babilônia tem cerca de 25 estabelecimentos.

Albergues movimentam economia

O Vidigal Albergue, localizado na comunidade do Vidigal, na Zona Sul, já está com a agenda cheia, muito antes dos Jogos Olímpicos. Aliando preço baixo, localização com vista para o mar, hospitalidade e passeios, a hospedagem tem recebido pessoas de várias partes do mundo.

- A expectativa é de crescimento para os negócios. Os estrangeiros se interessam muito pelo Rio. A cidade estará repleta de gente em 2016 - explicou o proprietário do Vidigal Albergue, André Lima. 

Entre as fãs da comunidade pacificada está a advogada Carla Ferreira Cassiano, de 36 anos, que sempre que vem à cidade se instala na hospedagem. 

- Gosto da vista da comunidade, da localização, já que fica perto da Barra e da Zona Sul, e acho legal ficar em um albergue porque assim posso conhecer pessoas de todo o mundo - disse a paulista.

Decoração sustentável

Inaugurado no período da Copa, o Tiki Hostel, no Cantagalo, em Copacabana, tem investido na decoração para atrair mais hóspedes. Além da varanda com bela vista, a maioria dos móveis da hospedagem foi reciclada.

- A construção contou com a participação de pessoas da comunidade. Temos o conceito de oferecer custo-benefício e decoração moderna. Reciclamos peças que encontramos em ferros-velhos - afirmou o neozelandês Dale Peter Smir.

crédito: André Gomes de Melo
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário