Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo acontece em Teresópolis

Secretário Estadual de Turismo, Nilo Sergio, diz que os encontros são muito importantes para projetar ações que incrementem o turismo na região
Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo acontece em Teresópolis
Encontro reuniu gestores públicos e privados da atividade na região serrana

Teresópolis, 6 de maio de 2015 - Com o intuito de alavancar o setor, compartilhar experiências e apresentar novas ideias, a quarta reunião do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Circuito Serra Verde Imperial aconteceu durante a terça-feira, 5, em Teresópolis, no Salão de Convenções do Hotel Alpina. O encontro teve o objetivo de ampliar a sintonia entre os setores público e privado para o desenvolvimento de projetos e ações de potencialização do turismo no interior fluminense.

Organizado pela Secretaria Estadual de Turismo, o evento contou com a presença do secretario estadual da pasta, Nilo Sergio Felix, secretários municipais de Turismo das cidades que compõem o roteiro Serra Verde Imperial e empresários do segmento, além da população envolvida de alguma forma com o setor. Na ocasião, diversas palestras possibilitaram abranger a visão sobre o turismo na região.

Na parte da manhã foram apresentados projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos, e soluções para o fortalecimento do turismo regional. A segunda parte do evento foi aberta para os empresários e representantes dos municípios da região exporem suas opiniões, sugestões e apresentarem projetos. Durante o evento, a atriz Edinar Corradine fez uma performance como a Imperatriz Teresa Cristina, que foi proporcionada pelo Polo Teresópolis - Cultura, Turismo e Gastronomia.

Segundo Nilo Sergio, secretário de estado de Turismo, os encontros são muito importantes para projetar ações de porte que incrementem o turismo no estado. “O Rio de Janeiro é o estado do Brasil que mais recebe turistas. É um estado privilegiado, onde a cerca de duas, três horas da capital, temos regiões maravilhosas como a Serra Verde Imperial, Agulhas Negras, a Costa Verde, o Vale do Café, a Costa do Sol e outros. Por isso, estamos trabalhando para divulgar cada vez mais essas regiões. O fomento turístico no interior fluminense é uma determinação do governador Pezão, e já estamos lançando nos hotéis de Las Vegas (EUA) a campanha ‘Rio Mais Três’, onde em menos de três horas você tem acesso a esses encantadores destinos”, declarou Nilo Sergio.

O secretario de Turismo de Teresópolis, Ronaldo Fialho, falou sobre a importância desses encontros para as cidades do Circuito Serra Verde Imperial. “O turismo gera uma infinidade de oportunidades de negócios, porém é preciso empregar qualidade nos serviços oferecidos e gerar uma boa reputação, pois o cliente está cada vez mais exigente; por isso precisamos nos capacitar cada vez mais para atender melhor esse público”, disse.
 Organizado pela Secretaria Estadual de Turismo, o evento contou com a participação dos gestores público e privado
Responsável pela vinda do Fórum para Teresópolis, o subsecretário de Turismo, Carlos Tucunduva, comentou sobre a participação expressiva do setor no evento. “Fico contente em ver o compromisso dos integrantes dos setores público e privado com o segmento. Estamos com o salão cheio, e isso demonstra o interesse e o comprometimento das classes com a atividade”, comentou Tucunduva.

Presente ao evento, o presidente da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Marco Antônio de Freitas, superintendente da Viação Teresópolis, destacou o valor da regionalização do turismo. “Penso que essa é uma das formas mais inteligentes de fortalecer o turismo na região. É através da regionalização que somamos forças e potenciais para conseguir solidificar a atividade em cada cidade do circuito Serra Verde Imperial”, afirmou o empresário.

A região

Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis são os municípios que compõem a Serra Verde Imperial. A região conjuga a beleza de sua vegetação com o charme de sua gastronomia requintada, atrativos culturais e oportunidades de compras. No inverno, inúmeros festivais animam as cidades e o friozinho convida a noites aconchegantes. No verão, os rios, cachoeiras e trilhas formam um verdadeiro convite ao ecoturismo. 

As cidades que sediarão as próximas reuniões já estão definidas pelo estado. Até agosto, serão realizados 12 encontros nas regiões turísticas fluminenses. O próximo Fórum será em Búzios, no próximo dia 21, com discussão sobre a Região Costa do Sol.
A atriz performática Edinar Corradine fez uma saudação aos participantes do Fórum

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário