Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Palácio Guanabara sedia abertura do X Rio Harp Festival

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 01 de maio de 2015
Núcleo de Imprensa

Palácio Guanabara sedia abertura do X Rio Harp Festival
Projeto conta com a participação de orquestras de comunidades pacificadas 

O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, foi palco, na tarde de sexta-feira (01/05), do concerto de abertura da décima edição do Rio Harp Festival. A convite do governador Luiz Fernando Pezão, a apresentação foi realizada no jardim do prédio histórico que abriga a sede do governo estadual.

A harpista espanhola Maria Rosa Calvo Y Manzano foi a atração do espetáculo de estreia, trazendo um repertório dedicado à sua terra natal e contando com a participação especial da Banda de Gaitas de Foles. De acordo com a organização do evento, cerca de 500 pessoas assistiram ao recital de música clássica.

Completando dez anos de existência, o Rio Harp Festival é considerado o maior evento de harpas do mundo. O festival acontece entre 1º de maio e 30 de junho e oferecerá 150 concertos gratuitos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Sergipe e São Paulo. A novidade, esse ano, é a incorporação da Espanha e de Portugal no roteiro da série musical, cuja estreia internacional ocorreu na Casa do Brasil, em Madrid, na última terça-feira (28/04). No total, 40 músicos de 25 países estão confirmados na programação do evento, que trará performances de diversos gêneros musicais, como clássicos, jazz, músicas étnicas e folclóricas e ritmos brasileiros. 

Moradora de Laranjeiras, a professora universitária Rosane Vianna, de 44 anos, assistiu ao espetáculo de estreia e elogiou a iniciativa de realizar um evento musical no Palácio Guanabara.

- É um ambiente agradável, que cria um clima interessante e tranquilo para o concerto. É a primeira vez que assisto a uma apresentação de harpa e gostei muito. Certamente, vou assistir a outros - afirmou Rosane.

Já seu marido, o médico Fernando Farias, de 47 anos, destacou que o festival de harpas é uma forma de movimentar o cenário cultural da cidade.

- Isso aumenta a oferta de atrações musicais e contribui para movimentar o circuito cultural do Rio - disse Fernando.

Projeto conta com apresentação de orquestras de comunidades pacificadas

Na capital fluminense, os concertos ocorrerão em pontos turísticos como o Corcovado, a Ilha Fiscal, o Forte de Copacabana, além de igrejas, sinagogas, clubes e centros culturais. O projeto também contará com a participação de orquestras de comunidades pacificadas como Maré, Complexo do Alemão, Pavão-Pavãozinho, Rocinha e de Petrópolis. 

- É um evento que visa a gerar oportunidades de acesso cultural, difundindo a música clássica e também valorizando a harpa, que é o instrumento mais antigo do mundo. Ao mesmo tempo, vai permitir que orquestras de comunidades pacificadas se apresentem ao lado de solistas internacionais, proporcionando um grande intercâmbio cultural e de experiências - afirmou o criador e diretor do Rio Harp Festival, Sérgio da Costa e Silva.

Fotos: André Gomes de Melo
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário