Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de maio de 2015

Pezão recebe ministro de Relações Exteriores de Portugal

Pezão recebe ministro de Relações Exteriores de Portugal
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 5 de maio de 2015
Núcleo de Imprensa

Pezão recebe ministro de Relações Exteriores de Portugal

O governador Luiz Fernando Pezão recebeu, nesta terça-feira (05/05), o ministro de Relações Exteriores de Portugal, Rui Machete, para tratar de projetos que intensifiquem a relação comercial entre o Rio de Janeiro e aquele país. Pezão e Machete discutiram investimentos na construção civil, saneamento básico e no setor de fármacos; oportunidades para Portugal nas Olimpíadas e acertaram a realização de uma cúpula luso-brasileira em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro. Integraram a comitiva em visita ao Palácio Guanabara, além do ministro Machete, o Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, o Cônsul-geral de Portugal no Rio, Nuno de Mello Bello, e o Diretor-geral de Política Externa do Ministério das Relações Exteriores, Francisco Duarte Lopes.

- A tendência é que a relação com Portugal ganhe ainda mais relevância. É um país muito importante que já mantém investimentos no nosso estado e quer fortalecer essa parceria, além de aproveitar as oportunidades que o Rio de Janeiro tem a oferecer – afirmou Pezão.

O governador apresentou à comitiva portuguesa o programa de parcerias público-privadas (PPPs) que tem foco nas áreas de saneamento, mobilidade e tecnologia. O objetivo é dar celeridade à melhoria dos serviços nas áreas eleitas como prioritárias para este ano.

- Do ponto de vista econômico, falamos da necessidade de ter um observatório das empresas que nos permita viabilizar o ambiente para os empresários, facilitar o diálogo, aproveitar as oportunidades que surjam e ter contatos mais frequentes do ponto de vista político – disse Rui Machete.

Desde 2007, empresas portuguesas anunciaram cerca de US$ 2 bilhões de investimentos para o Rio de Janeiro, principalmente nos setores hoteleiros e de energia. De acordo com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), 112 empresas fluminenses exportaram o equivalente a US$ 500 milhões para Portugal, em 2014.

Fotos: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário