Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Alunos contam com biblioteca virtual para acessar acervo da Faetec RJ

Aluno Rômulo Reis
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 22 de junho de 2014
Núcleo de Imprensa

Alunos contam com biblioteca virtual para acessar acervo da Faetec
Estudantes podem obter conteúdos usando aparelhos celulares ou tablets

A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) passou a oferecer aos seus alunos uma biblioteca virtual que permite acessar conteúdos acadêmicos e literários da instituição por meio de aparelhos celulares ou tablets. Para utilizar a plataforma – que necessita da instalação prévia de um aplicativo de leitor de QR Code (código de barras bidimensional) no equipamento eletrônico – basta aproximar o celular do conteúdo desejado que, em poucos segundos, o teor do material é transferido para o aparelho.

Nova geração

Todo o acervo da biblioteca virtual é exposto em um painel de QR Codes – localizado no espaço de convivência da unidade de Ensino Superior da Faetec, em Quintino –, que reúne as opções literárias de acordo com as áreas de conhecimento. São disponibilizadas obras de domínio público de diversos tipos, como artigos, best-sellers, revistas, documentários, material de Artes, Tecnologia da Informação e Computação Gráfica.

“A biblioteca virtual é um meio facilitador de levar informação até a nova geração de alunos e também vai ganhando espaço na rotina de quem era acostumado ao modelo tradicional de pegar livro emprestado”, disse o presidente da Faetec, Wagner Victer.

O aluno João Marcus de Lemos Fernandes, de 18 anos, elogiou a acessibilidade na busca por conteúdos promovida pela plataforma.

“A biblioteca virtual tem a vantagem de ser usada de qualquer lugar. E, diferente da física, não tem prazo para entrega de livro”.

Já o estudante Rômulo Tavares, de 21 anos, que colaborou na instalação do serviço, afirmou que, além de ajudar na complementação dos estudos, a iniciativa contribui para a preservação do ambiente.

“É uma ideia pioneira, que deveria ser implantada em todas as unidades de ensino. A biblioteca virtual não impede o aluno de utilizar a biblioteca física. É um ganho a mais, servindo de complemento, e ainda com a função de reduzir o uso de papel”, disse Rômulo.

Fundação participa de feira de Carnaval

A Faetec participou da 2ª edição da Carnavália/Sambacon, feira de negócios do Carnaval, realizada de 18 a 20 de junho, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. A Fundação é a primeira escola pública da América Latina a oferecer cursos específicos para formação de mão de obra de trabalhadores do Carnaval.

“Para os alunos, é uma grande visita técnica. A formação pedagógica é enriquecida, e os contatos que fazemos na feira são muito importantes, pois os maiores fornecedores estão presentes neste evento”, disse Marcelo Reis, diretor da Escola de Artes Técnicas da Faetec (EAT).

O estande da Fundação contou com a presença de professores, coordenadores, alunos e ex-alunos.

Para a estudante Ana Lia, 33 anos, formada no curso de maquiagem, o treinamento é muito dinâmico.

“Colocamos a mão na massa. Temos muitas aulas experimentais e realmente aprendemos. Sou apaixonada por maquiagem, e vi no curso a possibilidade de ganhar um extra fazendo o que gosto”, afirmou Ana.

Mercado de trabalho

De acordo com o presidente da Faetec, Wagner Victer, a importância da feira para a Fundação, outros expositores, visitantes e consumidores é possibilitar novos contatos e negócios, além de proporcionar relacionamento entre todos os envolvidos, visando também à ampliação de contatos para trabalho no Carnaval.

Ilton Fernando, de 42 anos, aluno do curso da Faetec de Assistente de Produção Cultural, recebeu uma proposta para trabalhar em uma empresa na sua área.

“O aluno se forma e a Faetec continua dando suporte para o ingresso no mercado de trabalho”, afirmou Ilton.

Ao todo participaram da feira 60 setores produtivos envolvidos na cadeia produtiva do Carnaval, como comércio, hotelaria e serviços.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário