Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Faetec RJ oferece curso gratuito de redes sociais para idosos

Faetec RJ oferece curso gratuito de redes sociais para idosos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 19 de junho de 2015
Núcleo de Imprensa

Faetec oferece curso gratuito de redes sociais para idosos
Oficina é uma forma de incluir os mais velhos no mundo virtual

Um grupo de idosos está aprendendo a acessar e-mail, Facebook, Whatsapp e outras ferramentas pelo celular, em aulas no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), na Ilha do Governador. O objetivo do projeto Melhor Idade Antenada é incluir digitalmente pessoas com mais de 55 anos para que possam se relacionar nas redes sociais on-line.

Vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Cetep oferece aulas sobre redes sociais às terças-feiras, das 17h às 18h, para uma média de 15 alunos. Inicialmente, a oficina terá duração de oito horas e poderá ser estendida, de acordo com as necessidades da turma.

“Queremos inserir as pessoas mais velhas neste processo de inclusão digital, que é parte integrante da Faetec. Houve, inclusive, uma preocupação em relação ao atendimento e solução das dificuldades em acessar, por exemplo, as redes sociais. Durante o curso, eles aprenderão a abrir e utilizar uma conta de e-mail, acessar o Instagram e o Whatsapp”, disse o presidente da Faetec, Wagner Victer.

Segundo a coordenadora do Cetep, Isabel Cristina Moreira, a maioria dos alunos não tinha contato com computador desktop ou com internet.

“A maioria é leiga no uso de redes sociais e tem grande necessidade de inserção no meio digital. Muitos pediam ajuda do professor de Informática para usar o aparelho novo e com as aulas conseguem vencer essa barreira. Outro benefício é que, durante o curso, eles formam um grupo de convivência”, afirmou Isabel Cristina.

Durante as aulas, a turma vai aprender a usar corretamente as funcionalidades de smartphones, digitação de textos e mensagens e técnicas para fazer compras seguras pela internet, além de noções básicas de redes sociais e internet.

“As famílias muitas vezes não têm paciência para repetir quando eles esquecem um comando, e o idoso acaba ficando à margem da sociedade digital. Aqui eles vão ganhar autonomia. No fim do curso, vou criar um grupo no Whatsapp para que continuem exercitando e mantenham contato”, explicou o professor Bruno Aranda.

Alunos aprovam

Há um ano, a professora de alfabetização de adultos Maria do Céu Lima, de 66 anos, começou a fazer cursos de Informática para que seus alunos não se tornassem analfabetos digitais. No entanto, quando ganhou o celular da filha, percebeu que não sabia usar o equipamento e resolveu participar da oficina.

“Não sabia nada desse celular, só usava para fazer ligação. Até o contato com a minha filha, que é missionária, era difícil: ela mandava e-mail para o vizinho quando queria falar comigo. Agora, poderei me comunicar com ela pelo e-mail no meu celular”, disse Maria do Céu.

A doméstica Maria Angela de Oliveira, de 59 anos, contou que, apesar das poucas aulas, já consegue acionar algumas ferramentas sozinhas.

“Em casa, ninguém tinha paciência para me explicar e eu ficava com medo de apertar alguma coisa errada e estragar o aparelho. Com as aulas, fiquei curiosa e até já consegui achar músicas. É muito bom vir e conhecer pessoas com as mesmas dificuldades que eu tinha”, afirmou Maria Angela.

Foto: Marcelo Horm
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário