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quarta-feira, 3 de junho de 2015

História de Ipanema é retratada em painel

História de Ipanema RJ é retratada em painel
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 3 de junho de 2015
Núcleo de Imprensa

História de Ipanema é retratada em painel

A Secretaria de Transportes, com o Consórcio Linha 4 Sul, concluiu a construção de painel de azulejos, com 32 metros de comprimento por 3,80 metros de altura, da futura Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

O enorme quebra-cabeça de 3.059 peças foi feito em apenas cinco dias por sete pedreiros de acabamento das obras da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca – Ipanema).

Um catálogo organizava as peças numeradas, separadas por caixa, para que os colaboradores pudessem aplicar cada azulejo de forma fiel ao desenho do arquiteto Luiz Neves.

Os operários do Consórcio Linha 4 Sul, responsável neste trecho pela obra do Governo do Estado, finalizaram o painel na terça-feira (26/5).

Os azulejos contam como a história de Ipanema e da Igreja Nossa Senhora da Paz se entrelaçam.

Professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o arquiteto restaurou a igreja há 24 anos. A ideia para o desenho surgiu após uma conversa com o padre Manoel, que deu detalhes históricos e relacionou curiosidades retratadas nos azulejos.

Inovação

A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

A ligação metroviária entre Ipanema e Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô.

Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca pagando apenas uma tarifa.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

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