Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Linha Verde completa um ano com quase 9 mil denúncias

Linha Verde completa um ano com quase 9 mil denúncias. Canal exclusivo para o combate aos crimes ambientais agiliza atendimentos no estado
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 15 de junho de 2015
Núcleo de Imprensa

Linha Verde completa um ano com quase 9 mil denúncias
Canal exclusivo para o combate aos crimes ambientais agiliza atendimentos no estado

Com um ano de funcionamento, a Linha Verde já recebeu quase 9 mil denúncias anônimas sobre crimes ambientais, por meio do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local). Somente nos primeiros cinco meses deste ano foram 4.050 ligações sobre maus-tratos contra animais, extração irregular de solo e árvores, guarda e comércio de animais silvestres e desmatamento florestal em todo o estado.

O projeto nasceu pela parceria do Disque Denúncia com a Secretaria do Ambiente e o Comando de Polícia Ambiental (CPAm), da Polícia Militar. A partir das informações recebidas pela Linha Verde neste primeiro ano de funcionamento, o CPAm e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente resgataram de cativeiro cerca de mil pássaros silvestres, além de coibirem crimes como queimadas, caça ilegal, extração irregular e poluição do ar.

Para conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza e a gravidade dos crimes ambientais, a coordenadora do Disque Denúncia, Adriana Nunes, tem percorrido municípios do interior com campanhas, palestras e capacitações. O objetivo é fazer com que os moradores conheçam e denunciem os atos ilícitos ao Linha Verde.

“Muitos crimes ambientais estão associados à atividade econômica, por isso temos percorrido as cidades para orientar a população”, disse Adriana.

Cerca de 40% das denúncias são referentes ao crime de maus-tratos contra animais. Em 2015, a equipe da Linha Verde identificou crescimento de ligações sobre comércio ilegal e captação irregular de água por meio da perfuração de poços artesianos.

Mais da metade das denúncias são feitas pela população da capital. Na Região Metropolitana, grande parte das ligações é sobre descarte irregular de lixo atrelada à poluição da água. Na Região dos Lagos, ocupação irregular e extração de areia são as mais comuns. Já na Costa Verde, desmatamento e ocupação irregular são os principais crimes ambientais.

Foto: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário