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quarta-feira, 10 de junho de 2015

Rodovias do Rio receberão R$ 4,8 bi em melhorias

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 10 de junho de 2015
Núcleo de Imprensa

Rodovias do Rio receberão R$ 4,8 bi em melhorias
Ampliações da Dutra, BR-101 Norte e Rodovia do Aço começam este ano

O secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, detalhou, nesta quarta-feira (10/6), como serão aplicados os R$ 15,7 bilhões de investimentos em logística no Rio de Janeiro, anunciados ontem pela presidente Dilma Rousseff, como parte da nova etapa do Programa de Investimentos e Logística (PIL). De acordo com o secretário, deste total, R$ 4,8 bilhões serão destinados a melhorias nas rodovias já concessionadas, com obras previstas para começar ainda este ano. As rodovias BR-116 (Via Dutra), BR-101 Norte (na ligação do Rio com Campos) e a BR-393 (Rodovia do Aço) receberão melhorias imediatas.

– Isso representará a solução para importantes gargalos de mobilidade no nosso estado. O governo federal autorizou que concessionários existentes invistam R$ 4,8 bilhões em troca da extensão do prazo do contrato. Ou seja, é dinheiro em caixa e obras que devem começar já em 2015 – afirmou o secretário.

Na Via Dutra, serão investidos pela concessionária CCR Nova Dutra R$ 2,3 bilhões para a nova descida da Serra das Araras; construção de pistas laterais, alças de acesso e passarelas no trecho na Baixada Fluminense. Já na Região do Médio Paraíba, será construída a terceira faixa em trechos de maior movimento, além de novos viadutos de acesso aos distritos industriais, novas passarelas e melhorias nos acessos aos centros urbanos.

– Nossa previsão é de que as obras comecem no fim do ano, já que a estimativa é de que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorize a concessionária a trabalhar de forma imediata. É uma ótima notícia para a Dutra, que é o grande eixo de desenvolvimento do nosso estado. O importante para o morador da Baixada Fluminense, do Vale do Paraíba, é que essas obras não precisam de licitação pública, nem de dinheiro público. As concessionárias vão ter o prazo do contrato estendido e elas mesmas vão fazer as melhorias. Esta foi uma bandeira do governador Pezão, que tratou do assunto pessoalmente com a presidente Dilma – explicou Osorio.

Na BR-101 Norte, serão investidos pela concessionária Autopista Fluminense R$ 1,2 bilhão nas construções da terceira faixa no trecho Niterói-Manilha, de uma variante para eliminar os gargalos no Trevo de Manilha e na entrada da Itaboraí, além da duplicação do contorno em Campos dos Goytacazes e do trecho entre Campos Goytacazes e a divisa com o Espírito Santos.

Já na BR-393 (Rodovia do Aço), que liga Barra Mansa e Volta Redonda a Três Rios e à divisa de Minas Gerais, será investido R$ 1,3 bilhão pela concessionaria Acciona. Serão construídos dos contornos de Volta Redonda, Anta, Jamapará e Sapucaia, terceiras faixas, viadutos e melhorias viárias.

Ferrovia Rio-Vitória: concessão prevista para o início de 2016

O secretário Carlos Roberto Osorio também anunciou que já está marcada para o dia 10 de julho a audiência pública para a implantação da ferrovia EF-118 (Rio-Vitória) e que a concessão está prevista para o início de 2016.

A ferrovia terá 572 quilômetros de extensão, com investimentos na ordem de R$ 7,8 bilhões. O projeto, desenvolvido pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, foi avaliado e aprovado pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT.

A EF-118 é estratégica para o desenvolvimento do estado, pois conectará os portos da Região Metropolitana (Sepetiba, Itaguaí e Rio de Janeiro), Macaé, Barra do Furado e Açu, no estado do Rio de Janeiro, aos portos Central, Ubu e Tubarão, no Espírito Santo.

A nova ferrovia vai se conectar com as ferrovias já existentes Vitória-Minas, no lado do Espírito Santo, e com a rede da concessionária MRS, no lado do Rio de Janeiro, que faz a conexão com os estados de São Paulo e Belo Horizonte.

– Esta ferrovia vai dar muita competitividade ao Rio de Janeiro e é estratégica para transformar o nosso estado no principal polo logístico do Sudeste, com o Sul do Espírito Santo. Os governos do Rio e do Espírito Santo fizeram o dever de casa, contratando o projeto dessa ferrovia. É o principal investimento pesado em infraestrutura do nosso estado. Temos o que vai ser o principal porto do Brasil, que é o Porto do Açu, mais o Complexo Portuário do Espírito Santo, mas falta ferrovia para abastecer esses portos. Ela é fundamental para escoar a produção brasileira de minério e de grãos – detalhou Osorio.

Novas concessões

Osorio destacou também a importância da concessão de outros trechos de rodovias que cruzam o estado do Rio, incluídos na nova edição do PIL: a rodovia BR-101 Sul (Rio-Santos), o Arco Metropolitano (BR-493) e a antiga Rio-São Paulo (BR-465). Ao todo, a concessão abrangerá 357 quilômetros, com R$ 3,1 bilhões de investimentos previstos.

No plano de melhorias para a Rio-Santos, estão incluídas a duplicação da rodovia no trecho Itacuruçá-Mangaratiba, construção de novos túneis, implantação de terceiras faixas e melhorias viárias incluindo alças de acesso, passarelas e restauração de toda pavimentação.

– A Rio-Santos está completamente saturada, principalmente nos fins de semana. Isso está impedindo o crescimento da Costa Verde Fluminense. A concessão da rodovia é a única maneira que temos de garantir esses investimentos. O governo federal chamou a iniciativa privada para apresentar propostas, e isso será feito ao longo de 2015. Esperamos que o leilão de licitação seja lançado em 2016, e que as obras comecem logo neste mesmo ano – afirmou Osorio.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

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