Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2015

UNIFESO Teresópolis abraça campanha Maio Amarelo

UNIFESO CLIPPING TERESÓPOLIS
UNIFESO abraça campanha Maio Amarelo

Durante o mês de maio instituições e empresas no Brasil inteiro se mobilizaram para chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo. A campanha Maio Amarelo colocou em pauta o tema da segurança viária e buscou mobilizar o maior número de pessoas. Em Teresópolis o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) abraçou a causa promovendo diversos eventos para estudantes, professores e funcionários.

No dia 20 alunos do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) passearam de trenzinho com o personagem do Clubinho Salva Vidas. No dia 25, foi a vez dos estudantes do curso de Fisioterapia participarem de uma palestra sobre o tema no Campus Quinta do Paraíso pela manhã. À noite, nos dias 25 e 26, os estudantes do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) também contaram com palestras e uma simulação de acidente de trânsito com a participação do Corpo de Bombeiros.

A encenação de um acidente serviu como alerta aos estudantes, já que segundo o tenente Fábio Pimentel, do 16º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), de Teresópolis, esta é a faixa etária que mais se envolve em acidentes de trânsito. “O carro é como se fosse uma extensão do corpo, que possibilita ir mais rápido e de forma mais potente, e isso exige uma responsabilidade que, infelizmente, a maioria da nossa juventude não desenvolveu adequadamente. Por isso fizemos esse simulado, para mostrar uma realidade que os jovens não veem todo dia, mas nós bombeiros sim”, alertou o tenente.

“Mais uma vez o UNIFESO se insere em uma campanha de cunho social e humano. Trata-se do Maio Amarelo, ação social que nasceu no Brasil e já corre o mundo inclusive através da ONU, visando a segurança no trânsito. Tivemos a presença do palestrante Eliandro Canto que nos trouxe um olhar empreendedor para os cursos, ele que teve projetos educativos para o trânsito premiados em nível nacional e com convites para apresentações no exterior. Parabéns a todos que participam desta campanha em prol de um mundo melhor e sobretudo mais seguro”, avaliou o professor Jucimar André Secchin, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

No dia 28 o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) também promoveu um encontro com os estudante para abordar a campanha.

Estudos e pesquisas

O UNIFESO foi procurado pela assessoria do deputado federal Hugo Leal (PROS/RJ), que está à frente do movimento. Em reunião de que participaram as professoras Verônica Santos Albuquerque, Reitora dos UNIFESO; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Marcello Netto, assessor do deputado, foi formalizado o apoio da Instituição ao movimento. A reunião tratou também de uma parceria que vai além das ações no mês de maio. De acordo com a professora Verônica Albuquerque, passado o momento de sensibilização começa uma ação permanente de suporte à causa, especificamente no que diz respeito à pesquisa. “Na reunião encontramos uma série de convergências entre projetos de pesquisa que são desenvolvidos aqui no UNIFESO, em especial em nosso Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET-Saúde, que tem um projeto que trabalha especificamente com acidentes de motocicleta. Fechamos então uma parceria para a produção de pesquisas junto ao grupo do deputado Hugo Leal, com a proposta de traçarmos um diagnóstico de acidentes de trânsito em Teresópolis para que, munido destas referências de locais, horas, perfis entre outros dados, o poder público tenha subsídios que permitam trabalhar melhor na prevenção”, justificou a Reitora.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário