Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Agentes do Detro RJ recebem treinamento sobre acessibilidade nos transportes intermunicipais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 2 de julho de 2015
Núcleo de Imprensa

Agentes do Detro recebem treinamento sobre acessibilidade nos transportes intermunicipais

Iniciativa também será realizada nos trens, metrô e barcas

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) e o Detro, com apoio da Fetranspor, concluíram nesta quinta-feira, dia 2/07, o primeiro curso Fiscais de Acessibilidade para as equipes de operação. A iniciativa tem o objetivo de reciclar os agentes para a verificação da acessibilidade dos ônibus intermunicipais e será realizada periodicamente.

Participaram do treinamento 130 funcionários do Detro, entre fiscais, equipe da Ouvidoria e corpo técnico. Os principais tópicos abordados no programa foram a inspeção de itens obrigatórios como cinto e trava de segurança, campainha, controle do elevador entre outros. O agente da Setrans, Fábio Fernandes, cadeirante, coordenou as aulas. “O fiscal tem que estar apto para avaliar se os motoristas dos ônibus e vans, responsáveis pelo acionamento do equipamento, estão operando corretamente os elevadores. Esta qualificação fará total diferença na vida de milhares de pessoas que dependem dos serviços de inclusão e acessibilidade no transporte público”, afirmou Fernandes, lembrando que a iniciativa também será realizada junto aos funcionários que operam nos sistemas do metrô, barcas e trens, para garantir melhor atendimento aos passageiros com mobilidade reduzida.

Para Carlos Luiz Martins, presidente de Detro, o Estado e a iniciativa privada devem usar sua expertise em ações que qualifiquem o desenvolvimento da melhoria da mobilidade urbana. “Com esta reciclagem das equipes teremos um melhor atendimento ao cidadão por telefone, além de uma fiscalização mais detalhada. A qualificação das equipes faz toda a diferença. Acessibilidade, antes de tudo, é um direito do cidadão”, disse afirma Martins.

Hoje 100% da frota intermunicipal do estado do Rio de Janeiro é acessível e, desde outubro de 2008, os veículos rodoviários, novos ou usados, devem estar dotados de um ou mais dispositivos de acessibilidade, como plataforma elevatória e cadeira de transbordo.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário