Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Corpo de Bombeiros do Rio promove ‘Semana de Prevenção’

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 10 de julho de 2015
Núcleo de Imprensa

Corpo de Bombeiros promove ‘Semana de Prevenção’

Inscrições iniciam na próxima segunda-feira (13.7) e podem ser feitas nos quartéis da corporação. Objetivo é disseminar conhecimentos básicos sobre incêndio e pânico

A partir da próxima segunda-feira (13.7), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia o período de inscrições para a ‘Semana de Prevenção’. Trata-se de um ciclo de palestras e atividades, que acontecerão entre os dias 20 e 24 de julho. O objetivo é disseminar ao público externo conhecimentos básicos sobre incêndios (riscos, causas e prevenção) e orientações para casos de emergência. Interessados devem se dirigir aos quartéis mais próximos para garantirem suas vagas até sexta-feira (17.7). 

A ‘Semana de Prevenção’, que acontece todo ano no mês de julho, atenderá, ainda, a Lei Estadual 5.883, de 14 de janeiro de 2011, que institui o Programa Condomínio Seguro. O CBMERJ reforça a importância da inscrição de profissionais de limpeza, porteiros, zeladores e síndicos do Estado do Rio de Janeiro. Todos os participantes receberão certificado. O número de vagas varia de acordo com cada unidade operacional.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, mobilizar a população para a redução dos riscos de incêndios é uma importante vertente do projeto. Durante as instruções, os civis têm contato com o fogo e com o manuseio de mangueiras e extintores.

- Precisamos fortalecer a ideia da autoproteção. Os conhecimentos adquiridos são extremamente úteis para todo e qualquer cidadão, pois, em um momento adverso, podem ser o diferencial que possibilitará salvar vidas. Também é uma forma de reduzir substancialmente os danos aos veículos e imóveis sinistrados, já que, em caso de incêndio, o tempo é fundamental e, quanto mais rapidamente se iniciar o combate, menores serão os prejuízos e a magnitude do incêndio – destacou o coronel Alcântara.

O Corpo de Bombeiros alerta, no entanto, sobre a importância de ser acionado o quanto antes para atuação nas ocorrências.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário