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sexta-feira, 10 de julho de 2015

Tatuzão chega ao Jardim de Alah RJ com mais de um mês de antecedência

Tatuzão chega ao Jardim de Alah RJ com mais de um mês de antecedência
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 10 de julho de 2015
Núcleo de Imprensa

Tatuzão chega ao Jardim de Alah com mais de um mês de antecedência
Parte da futura estação foi preenchida com água para receber o equipamento

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou, na manhã desta sexta-feira (10/7), a chegada do Tunnel Boring Machine (TBM) – conhecido como Tatuzão – ao Jardim Alah. Conforme informara Pezão esta semana, o equipamento chegou com 35 dias de antecedência à futura estação da Linha 4 do Metrô. 

- A Linha 4 do Metrô será um dos maiores legados para a população. Há mais de 9.200 trabalhadores nessa obra. O fato de o Tatuzão ter chegado ao Jardim de Alah um mês antes do previsto comprova o empenho do governo do estado com a realização desse projeto de mobilidade. Estamos falando de um transporte que será usado por mais de 300 mil pessoas por dia na Linha 4 e vamos entregá-lo antes do início dos jogos olímpicos - afirmou Pezão. 

Numa solução inédita na engenharia brasileira, parte da estação foi preenchida com água para receber a tuneladora, que vinha escavando por baixo do canal do Jardim de Alah. Esta técnica chama-se breakthrough submerso e foi utilizada para equilibrar a pressão do terreno e permitir que o Tatuzão continuasse operando em ambiente similar ao que estava sob o canal. O método – comumente utilizado no exterior e empregado recentemente em obras de metrô da Alemanha, China, Itália, Argentina e Estados Unidos – foi utilizado pela primeira vez no Brasil.

Para receber a máquina alemã, responsável pela construção do túnel do metrô sob a Zona Sul do Rio, um quarto da estação Jardim de Alah foi preenchida com água. Com isso, o Tatuzão chegou submerso à estação e, agora, finaliza a construção e vedação do túnel neste trecho. Em seguida, a estação começará a ser esvaziada para que o Tatuzão possa ser arrastado pelo corpo da estação. O equipamento permanecerá por cerca de 40 dias no Jardim de Alah, onde passará por manutenção programada.

Em seguida, escavará sob leito da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, até a Estação Antero de Quental, onde está previsto para chegar na segunda quinzena de outubro. Em dezembro, a tuneladora chega na região do Alto Leblon, onde irá se conectar ao túnel escavado da Barra da Tijuca em direção à Zona Sul.

Tatuzão escavou 2 mil metros de túnel

Entre as estações General Osório e Jardim de Alah, o Tatuzão escavou aproximadamente 2 mil metros de túnel. Ao todo, dos 16km de túneis de via – por onde vão passar os trens – entre a Barra e Ipanema, 12km estão completamente abertos e quatro das seis estações, 100% escavadas e em fase de acabamentos. Entre a Barra da Tijuca e Ipanema, já há, inclusive, mais de 14,5km metros de trilhos instalados.

Amplamente utilizado em obras de metrô nas principais metrópoles do mundo, como Nova York, Londres e Frankfurt, o equipamento foi fabricado na Alemanha, sob medida para o solo do Rio de Janeiro. A tuneladora tem 2,7 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, o equivalente a um prédio de quatro andares. Ao mesmo tempo em que escava, a máquina instala as aduelas, anéis de concreto que formam os túneis. Todas as 2.754 aduelas necessárias para a construção do túnel entre Ipanema e Gávea já foram produzidas e estão estocadas na Leopoldina.

Linha 4 vai retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra do governo do estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

A ligação metroviária entre Ipanema e Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em junho de 2016, com o início da operação assistida, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam feitos. A operação comercial nos mesmos horários das demais linhas do metrô será iniciada em julho de 2016. A partir do ano que vem, será possível ir da Barra a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos, algo impensável para quem hoje perde mais de duas horas neste deslocamento diariamente.

Foto: FVD Studio
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

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