Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Rio planeja atuação da segurança para as Olimpíadas

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2015
Núcleo de Imprensa

Rio planeja atuação da segurança para as Olimpíadas

Ações no Chapadão e Pedreira serão intensificadas a partir de abril

As polícias Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional vão reforçar a segurança do Rio de Janeiro, como parte do planejamento estratégico para os Jogos Olímpicos de 2016. Ações nos complexos do Chapadão e da Pedreira serão intensificadas a partir de abril, conforme antecipou o governador Luiz Fernando Pezão, nesta terça-feira (20/10). 

– Em abril, maio, a gente começa uma operação mais forte ali, mas a parceria com o governo federal já começa agora, por meio da PRF, PF, com inteligência e deslocamento de mais policiais. Vamos intensificar essa parceria – reforçou Pezão.

O governador negou que tenha pedido ao Ministério da Justiça o uso das Forças Armadas para ocupar as duas comunidades antes dos Jogos. Pezão destacou que a parceria é necessária, mas ainda está em planejamento.

– Não adianta colocar o Exército e não ter soldado da PM formado. Ampliamos a instrução dos policiais e vamos formar seis mil durante 2016. Primeiro, vamos colocá-los na Maré e, depois, repor soldados na Baixada Fluminense e São Gonçalo. A partir daí, vamos avançar para a região do Chapadão e da Pedreira – explicou o governador, reforçando que ambas as localidades ficam localizadas próximas ao complexo olímpico de Deodoro. 

Nesta segunda-feira, as áreas de segurança dos governos federal e estadual ser reuniram para discutir como será a atuação no Rio até as Olimpíadas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, antecipou que a parceria já está em andamento com ações ostensivas e de inteligência e que a repressão ao tráfico de armas será intensificada.

Em agosto, policiais do Bope prenderam a cúpula de uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro, durante uma operação no Morro do Chapadão. Além do traficante Ricardo Chaves de Castro Lima, o “Fu da Mineira”, apontado como chefe do tráfico de drogas nos morros da Mineira, Lins de Vasconcelos e Chapadão, foram presos também: Cláudio José de Souza Fontarigo, o “Claudinho da Mineira”; Eduardo Luis Paixão, o “2D”; Robson Aguiar de Oliveira, o “Binho do Engenho”; Rafael Silva Gomes, o “Guerreiro; e César Augusto Alta de Araújo, o “PQD”. 

Anteriormente, Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morreu em uma ação da Polícia Federal e da Core, também na Pedreira. Ele havia sido preso duas vezes, mas fugiu quando conseguiu o direito de visitar a família.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário