Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SOS Habitação é lançado pelo governo do Estado em Petrópolis. Palestras ocorrerão em 7 municipios da Região Serrana

SOS Habitação é lançado pelo governo do Estado em Petrópolis. Palestras ocorrerão em 7 municipios da Região Serrana
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Habitação
Companhia Estadual de Habitação (Cehab)
Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (Iterj)

26.10.15

SOS Habitação é lançado pelo governo do Estado em Petrópolis

O governo do Estado lança em Petrópolis nesta quarta-feira (28.10), o SOS Habitação. O programa é fruto de acordo de cooperação entre as secretarias de Estado de Habitação e Defesa Civil, no âmbito do Núcleo de Redução de Risco de Desastre, que une as duas pastas. A parceria envolve os corpos técnicos de ambas as secretarias em duas fases: prevenção e socorro.

O lançamento, às 19h, no Clube Petropolitano, é direcionado à primeira etapa, de prevenção. Nesta fase, com calendário que segue até o final de novembro e que será executado em sete municípios da Região Serrana, arquitetos, engenheiros e especialistas da Defesa Civil vão percorrer as cidades capacitando lideres comunitários em habitações seguras. Vão ensinar que com algumas medidas simples é possível tornar as casas livres de deslizamentos e também de inundações. Estas palestras também serão reproduzidas em escolas, entidades e todos os organismos que a desejarem.

“Iniciamos em sete cidades serranas atingidas pelo desastre de 2011: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Areal, Três Rios e São José do Vale do Rio Preto como um projeto piloto a ser estendido a todo o Estado. A prioridade é a Região Serrana, pela sua característica de riscos, mas o programa vai chegar a todas às cidades fluminenses”, explica o secretário de Estado de Habitação, Bernardo Rossi.

O Estado do Rio é o terceiro menor em território do país, porém também ocupa a terceira maior população do Brasil. O adensamento populacional aliado à intervenção humana é responsável por boa parte das ocorrências climáticas. A Defesa Civil do Estado traçou o mapa de ameaças climáticas com 460 eventos apontados pelos municípios. Destes, 18% correspondem aos deslizamentos e 17,8% às inundações. O SOS Habitação vai mostrar com orientações básicas de cuidados com Meio Ambiente e com orientações específicas, porém de fácil entendimento ao público leigo, em engenharia e arquitetura, que e possível tornar as construções seguras.

Nenhuma construção ou reforma deve ser iniciada sem a comunicação aos órgãos competentes municipais. Esta é a premissa do programa que também ensina que medidas simples, como a colocação de calhas nas casas e o plantio de árvores adequadas podem tornar um imóvel seguro e que essas informações replicadas transformam toda uma comunidade em uma área segura para morar”, completa Bernardo Rossi.

A segunda fase começa em seguida com treinamento mais específico para formação do corpo técnico da Secretaria de Estado de Habitação que vai atuar em campo no socorro de comunidades em casos de desastres climáticos.

Palestras em sete municípios da Região Serrana

Além de Petrópolis, a primeira fase do programa vai percorrer Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Areal, Três Rios e São José do Vale do Rio Preto. Confirma datas e locais das aulas:

SOS Habitação - Palestras

Petrópolis 
28 de Outubro – 19h 
Clube Petropolitano

São José do Vale do Rio Preto
03 de novembro – 19h
Câmara de Vereadores

Três Rios
10 de novembro – 19h
Secretaria de Saúde

Areal
11 de novembro – 19h
Clube Gaby

Teresópolis – 19h
16 de novembro
Auditório da prefeitura

Nova Friburgo e Bom Jardim – 19h
23 de novembro
Câmara de Vereadores de Nova Friburgo

Fonte:Secretaria de Estado de Habitação
Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário