Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Teresópolis tem sua 1ª Caminhada Contra Intolerância Religiosa

Líderes de diversas religiões de matrizes afro-brasileiras se reuniram para a 1° Caminhada Contra a Intolerância Religiosa de Teresópolis
Teresópolis tem sua 1ª Caminhada Contra Intolerância Religiosa

Cerca de 400 pessoas, em sua maioria praticantes e simpatizantes de religiões de matriz afro-brasileira como a Umbanda, Candomblé e Omolocô, se reuniram neste domingo, 27, em frente à prefeitura municipal de Teresópolis para a 1ª Caminhada Contra a Intolerância Religiosa. Originada em função do recente apedrejamento do templo de candomblé Oxosse da Lage, que há mais de 50 anos realiza seus trabalhos religiosos em Teresópolis, a manifestação seguiu até as portas do referido templo, no bairro de Agriões, onde levou flores para a Mãe Anilza, de 83 anos, responsável pelos preceitos religiosos praticados no local.

“É um absurdo o que aconteceu neste lugar sagrado, que há anos realiza aqui seus ofícios religiosos e agora sofre um apedrejamento, vítima da ignorância, de um preconceito vil e uma tirania religiosa que não cabem em um país como o Brasil. Hoje viemos trazer flores para Mãe Anilza, porque simbolicamente cada um dá o que tem. Se eles jogam pedras, nós trazemos flores e prestamos nossa solidariedade. Nosso Deus é um Deus de amor ao próximo e não de preconceito”, comentou o babalaorixá Delmo Ferreira, um dos articuladores do evento e presidente da Academia Teresopolitana de Letras.

Garantida pela Constituição Federal Brasileira, a liberdade religiosa deriva da liberdade de pensamento, uma vez que quando é exteriorizada torna-se uma forma de manifestação do pensamento. Ela compreende três outras liberdades: liberdade de crença, liberdade de culto e liberdade de organização religiosa. A liberdade de crença é garantida no artigo 5, VI, "é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias".
Com cerca de 400 pessoas, a caminhada seguiu até as portas do Centro Espírita Oxosse da Lage, em Agriões
 O jornalista e professor universitário, Marcio Ferreira, discursou pedindo não tolerância, mas respeito pelas religiões de matriz afro-brasileiras
O teólogo protestante Marcos Habib, representou a Rede Ecumênica da Juventude e ressaltou que nem todos os evangélicos são preconceituosos
O jornalista e professor universitário Marcio Ferreira, chefe de gabinete da prefeitura municipal de Nilópolis, discursou lembrando que todos têm o direito de expressar livremente sua fé em solo brasileiro. “Eu vim para mostrar que sou de Axé. Não quero tolerância, quero respeito pela minha fé e pelo estado laico que vivemos. Quem é de Axé diz que é”, disse o jornalista.

Também presente ao evento, Marcos Habib, representante da Rede Ecumênica da Juventude, e membro da 1ª Igreja Batista de Teresópolis, prestou solidariedade ao protesto, percorrendo o caminho junto aos demais manifestantes e lembrando que o preconceito não é regra geral nas religiões protestantes.

“Como protestante gostaria que outras confissões envangélicas também estivessem presentes para mostrarmos que a intolerância religiosa não é generalizada em nosso meio. Nós da Rede Ecumênica da Juventude buscamos romper com preconceitos históricos em nosso país e para isso é necessário efetivar a liberdade religiosa garantida constitucionalmente”, lembrou Marcos Habib.
Créditos fotos: Marcos Araújo– Leo Bittencourt
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prevenção: Prefeitura de Teresópolis e Inea avaliam instalação de centros de educação ambiental em Teresópolis

Equipes da Prefeitura e do Inea buscam consenso para melhor atender a população
Prevenção: Prefeitura e Inea avaliam instalação de centros de educação ambiental em Teresópolis

Teresópolis, 28 de setembro de 2015 – O prefeito Márcio Catão recebeu equipe técnica do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) nesta segunda-feira, dia 28, acompanhado dos secretários municipais Roberto Silva (Defesa Civil), Eduardo Niebus (Meio Ambiente) e Cleiton Pimentel (Desenvolvimento Social), além do subsecretário Leandro Coutinho. Em pauta, o estudo sobre a implementação e manutenção de centros de educação ambiental no município. A iniciativa faz parte da campanha de enfrentamento e de prevenção de riscos ligados às chuvas de verão.

De acordo com Ana Paula Costa, da Diretoria de Informação, Monitoramento e Fiscalização do Inea, a proposta do Governo do Estado é instalar os equipamentos nas áreas dos rios Príncipe(antigo côrrego Antônio José) (na região do bairro Posse), Imbuí (no entorno do Caleme e do Parque do Imbuí) e Paquequer (na cidade).

Por sugestão do prefeito Márcio Catão, após a reunião, representantes da Defesa Civil Municipal, do Meio Ambiente e do Inea fizeram uma vistoria nos locais selecionados. A ideia foi avaliar os pontos mais vulneráveis ao impacto das chuvas, a fim de garantir melhor atendimento aos moradores. Novo encontro de trabalho será agendado para dar continuidade à iniciativa.

Desde o início de 2012 o Governo do Estado, através do Inea, realiza obras emergenciais de recuperação ambiental em Teresópolis. Demolições de imóveis destruídos na tragédia de janeiro de 2011, recuperação da calha dos rios, remoção de famílias e negociação para pagamento de indenizações são algumas ações executadas. Segundo a Secretaria de Estado do Ambiente, entre as obras que ainda estão previstas em Teresópolis estão as de substituição de travessias nos rios Imbuí e Paquequer e a construção de barragem para controle de cheia no Rio Príncipe.

Outro ponto abordado entre Prefeitura e Inea foi a finalização do processo de cadastramento das famílias vítimas da tragédia de janeiro de 2011, e que recebem aluguel social, para as unidades habitacionais da Fazenda Ermitage. Essas famílias estão sendo chamadas para atualizar os seus dados, no mês de outubro, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios.

Fotos : crédito para Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Abertura do XXIII Salão da Primavera na Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis

Público prestigia 23ª Salão da Primavera, que conta com cerca de 100 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas
Salão da Primavera premia melhores trabalhos
Exposição com pinturas, desenhos e esculturas pode ser visitada 24 de outubro

Teresópolis, 28 de setembro de 2015 – A 23ª edição do Salão Nacional da Primavera premiou, na noite da última sexta-feira, 25, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, os melhores trabalhos entre cerca de 100 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas. O Salão da Primavera é promovido pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis - Soarte, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Participaram da cerimônia a secretária de Cultura e de Turismo, Cléo Jordão, os artistas plásticos Sami Mattar, Márcio de Paula e Pedrita Mikail, entre outros convidados. A presidente da Soarte, Edith di Side, e a presidente da Academia de Letras e Artes Paranapuã, Eliane Mariatt, também estiveram presentes, assim como Elane Costa, do Sesc Teresópolis, e Eustáquio Pereira, representando a ASSCON Contabilidade e Finanças, que adquiriu a obra ‘Em Reforma’, vencedora na categoria Prêmio Aquisição, do artista Roger Viana.

Os trabalhos inscritos foram avaliados pela comissão julgadora, que selecionou as obras tendo como base critérios como qualidade técnica e criatividade. As categorias premiadas foram Pintura Digital, Escultura, Desenho Amador e Profissional, Pintura Amador e Profissional, Destaque ABD (Associação Brasileira de Desenho) e Prêmio Aquisição. Os 41 melhores trabalhos foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de receber menções honrosas.

O Salão da Primavera deste ano conta com obras desenvolvidas por artistas plásticos de Teresópolis, Rio de Janeiro e de Cabo Frio, entre outros municípios do estado. Além do Salão da Primavera, foi entregue ainda a premiação aos vencedores do 8º Concurso Nacional de Poesia, também promovido pela Soarte.

Com montagem do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha, os trabalhos do Salão da Primavera ficarão abertos à visitação pública até o dia 24 de outubro, podendo ser vistos de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 14h, na Casa de Cultura.
Cléo Jordão, secretária de Cultura e de Turismo, com a artista plástica Cássia, medalha de prata na categoria Pintura Profissional
 Diversos artistas plásticos, entre outros convidados, participam da abertura do Salão da Primavera​

Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

20⁰ Encontro de Radioamadores & 1⁰ Encontro Nacional do Rio DX Group em Teresópolis

Prezados,
Repassamos, para conhecimento e divulgação.
Assunto: 20⁰ Encontro de Radioamadores & 1⁰ Encontro Nacional do Rio DX Group

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 3641-5507
20⁰ Encontro de Radioamadores & 1⁰ Encontro Nacional do Rio DX Group

Prezados amigos,

Anualmente o GRATE - Grupo de Radioamadores de Teresópolis vem realizando seu evento reunindo visitantes de vários estados. Visando o desenvolvimento técnico e o turismo.

Todos lembramos da tragédia ocorrida em 2011, onde a comunicação via rádio se fez de extrema importância, ajudando a comunidade, órgãos públicos e militares.

Então, mantendo a tradição de cidadania e o compromisso com seus associados, venho aqui mais uma vez lhes convidar a conhecer e participar desse universo.

Entre em nosso site e confira todas as informações:
www.grate.qsl.br

Forte abraço,
Carlos Guinle.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Clipper Race comemora 20 anos em solo carioca

Clipper Race comemora 20 anos em solo carioca
Clipper Race comemora 20 anos em solo carioca

Setur-RJ/TurisRio marca presença na celebração e premiação dos velejadores

Na próxima sexta-feira (2/10), às 17h, a Marina da Glória será palco da cerimônia de premiação da primeira etapa da Clipper Race. Além da entrega dos prêmios, autoridades e competidores vão participar da comemoração dos 20 anos de existência da regata. A Setur-RJ/TurisRio estará presente no evento, que inclui a entrega das bandeiras, conquistadas a cada fase do circuito.

Para a comemoração, estão confirmados os secretários estaduais do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix, de Turismo; e Marco Antônio Cabral, de Esporte, Lazer e Juventude; o secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcos Braz; os diretores do Grupo Marina BR; o idealizador da prova e primeiro homem a dar a volta ao mundo sozinho, Sir Robin knox-Johnston; e o brasileiro que compõe a tripulação do barco do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Eduard Rettich.

Serviço
Local: Marina da Glória
Assunto: Premiação e comemoração aos 20 anos da Clipper Race
Horário: 17h

Fonte:Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

20ª Festa das crianças ANV Teresópolis dia 03/10/15

Ajude a Associação Nova Vida participando do almoço beneficente!
Dia 03 de outubro de 2015 (sábado)-de 10 às 16h
Endereço: Estrada Teresópolis - Friburgo km 22,5 Campanha
Informações: (21)2641-1811

Fonte:ANV


Convite SEBRAE - Palestra com Gil Giardelli em Teresópolis - Abertura da Semana SEBRAE de Tecnologia & Inovação

Convite SEBRAE - Palestra com Gil Giardelli em Teresópolis - Abertura da Semana SEBRAE de Tecnologia & Inovação
O SEBRAE tem o prazer de convidá-lo (a) para a Palestra “Sua Empresa está preparada para o novo consumidor?”, com a ilustre presença de Gil Giardelli.

Neste evento, daremos início à Semana SEBRAE de Tecnologia e Inovação, que contará com uma extensa programação de clínicas tecnológicas em Teresópolis.

Giardelli é um estudioso da Cultura Digital e de Robô Sapiens e inovação radical no MIT. É web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital, entre outras qualificações. Por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil.

Data: 06 de Outubro de 2015
Horário: 19h
Local: Casa de Festas Inesquecível (Rua Manoel José Lebrão, 150, Várzea, Teresópolis)

Inscrições somente através do site

Informações: (21) 2643-4979
Evento Gratuito! Vagas limitadas!

1º Encontro Violência Sexual e rede de atendimento em Teresópolis

1º Encontro Violência Sexual e rede de atendimento em Teresópolis
Acontece dia 30 de setembro de 2015,de 9 às 18h o 1º Encontro Violência Sexual e rede de atendimento em Teresópolis. Participe! Vagas limitadas!
Evento do 1º Encontro Violência Sexual e rede de atendimento em Teresópolis
Presença do Desembargador Siro Darlon e demais autoridades
Fonte:Tânia Luna

1ª Mostra Intercity de Artes de Teresópolis

1ª Mostra Intercity de Artes de Teresópolis
Assunto: 1ª Mostra Intercity de Artes
Vernissage: dia 30 de setembro, às 19h
Local: Hotel Intercity.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Teresópolis RJ - Movimento Compre do Pequeno Negócio

Teresópolis - Movimento Compre do Pequeno Negócio
Movimento Compre do Pequeno Negócio

Prezado(a) empresário(a), convidamos você a fazer parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Identifique sua loja como participante do Movimento e faça bons negócios.

A sua participação é de fundamental importância para mostrarmos para todo o Brasil como é importante escolher os pequenos na hora da compra. Fortaleça o Movimento Compre do Pequeno Negócio. Faça o seu cadastro e aproveite uma grande oportunidade de valorizar as micro e pequenas empresas em todo o país.

Para participar:

Cadastre sua empresa no site www.compredopequeno.com.br;

Participe da Semana de Capacitação do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Acesse a programação completa em anexo e faça sua reserva de vaga. Os eventos serão gratuitos e as vagas limitadas.

Cada participante receberá um kit de identidade visual, contendo cartazes, balões, adesivos e bonés. Coloque o material em sua vitrine e identifique sua empresa como participante do movimento!

Este Negócio também é seu!!

Fonte:Anna Carolina Nascimento/ Sebrae RJ

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

População contribui para Plano de Resíduos Sólidos para Teresópolis

População contribui para Plano de Resíduos Sólidos para Teresópolis
População contribui para a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Teresópolis, 23 de setembro de 2015 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta terça-feira, dia 22, uma oficina aberta à população para discussão e apresentação de propostas sobre o destino do lixo no município. Reunidos em pequenos grupos, os participantes debateram possíveis soluções e colocaram preocupações, que poderão fazer parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais, vencedora da licitação pública, apresentou diversos problemas que a cidade enfrenta para o descarte não apenas do lixo doméstico, mas também hospitalar, da construção civil, agropecuário, entre outros.

“Essa primeira oficina foi um sucesso. A Secretaria de Meio Ambiente agradece a participação da população na gestão ambiental do município, pois só assim é possível conhecer a realidade de Teresópolis, cidade e interior”, avaliou o subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça. Coordenador da equipe técnica de elaboração do plano, Leandro informa que serão realizadas mais três oficinas abertas à população e duas audiências públicas.

Utilizando recursos da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos faz parte do plano de saneamento de Teresópolis. Sua elaboração teve início no mês de junho e a empresa tem oito meses para cumprir todas as etapas dos trabalhos: apresentação da legislação preliminar, caracterização municipal, diagnóstico municipal participativo, prognóstico, versão preliminar, versão final e relatório síntese do plano.

“Mais uma vez, a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu verba, através de convênios com outras instituições, para complementar o Plano de Saneamento, reduzindo os custos para os cofres públicos”, pontuou Leandro Coutinho.

A construção do plano de resíduos sólidos de Teresópolis pode ser acompanhada pelo endereço eletrônico www.agevap.altouruguai.eng.br/teresopolis.

Foto – crédito Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Rio 2016: tocha olímpica chega ao Palácio Guanabara

Rio 2016: tocha olímpica chega ao Palácio Guanabara
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2015
Núcleo de Imprensa

Rio 2016: tocha olímpica chega ao Palácio Guanabara

A tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 foi recebida por servidores do estado e pelo governador Luiz Fernando Pezão, nesta quarta-feira (23/9), no Palácio Guanabara. O símbolo maior das competições, que começam em agosto do ano que vem, chegou à sede do Governo do Rio trazida pelo Comitê Rio 2016.

– Os Jogos de 2016 marcarão a história das Olimpíadas. A presença da tochaolímpica no Palácio nos orgulha bastante. Os Jogos no Rio só foram possíveis com a união de esforços entre os governos estadual, federal e a prefeitura. Quero agradecer ao trabalho realizado. Tenho certeza de que teremos um evento de sucesso no país e na cidade-sede. Ainda temos muito a fazer pelo estado e pela cidade do Rio, mas tenho certeza que os Jogos deixarão legados extraordinários na mobilidade e na segurança pública – afirmou Pezão.

Contornos do Rio

Esculpida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, a tocha pesa 1,5 quilo e mede 69 centímetros quando aberta. Ao se abrirem, as suas três partes revelam contornos do Rio de Janeiro: mar, montanhas e ondas do calçadão da Praia de Copacabana. A tocha é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos, representando paz, união e amizade.

– Ver a tocha olímpica de perto nos lembra que os Jogos estão chegando e que seremos contemplados com a competição aqui na nossa cidade. Isso é muito bom – destacou a servidora, Jennifer Sthephanie de Souza, de 21 anos.

Chama olímpica

Doze mil pessoas vão conduzir a chama olímpica da Rio 2016. A jornada começará em maio e vai durar quase 100 dias. Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas, em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande, sem que o fogo se apague.

Cada condutor percorrerá cerca de 200 metros. O comboio deverá passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem da chama exposta.

– É o símbolo maior da confraternização dos povos, gostei de poder vê-la de perto – disse o servidor público, Alexandre Ortiz, de 38 anos.

“Programa Transforma”

Também nesta quarta-feira, o Comitê Rio 2016 deu um novo impulso ao Programa Transforma, uma iniciativa pedagógica que tem levado os Jogos Olímpicos e Paralímpicos a escolas públicas em todo o estado. A proposta cria oportunidades para que os jovens vivenciem os valores olímpicos e paralímpicos.

Novas cidades foram convocadas, hoje, a aderir ao programa, que ganhou agora uma plataforma de ensino à distância para facilitar o trabalho de capacitação de coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física. O mecanismo digital multiplicará o conteúdo disponibilizado pelo Comitê, possibilitando a capacitação de professores do interior fluminense.

– A partir de agora, estamos oferecendo capacitação para todos os municípios do estado, independentemente, de poderem ou não participar das aulas presenciais. É uma oportunidade de usar a metodologia do Transforma em suas unidades escolares. Queremos que os secretários de educação dos municípios do Rio de Janeiro conheçam a nossa proposta – afirmou o gerente-geral de Educação do Comitê Rio 2016, Vanderson Berbat.

Fotos: Clarice Castro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

II Conferência de Meio Ambiente de Teresópolis

Eduardo Niebus, secretário de Meio Ambiente, destaca que o plano será entregue pelo estado ao município em cerimônia no dia 2 de outubro, assim como o caminhão que vai reforçar a coleta seletiva
II Conferência Municipal de Meio Ambiente debate implementação do Plano de Saneamento Básico

Teresópolis, 22 de setembro de 2015 – A II Conferência Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis foi realizada nesta segunda-feira, 21, no Teatro Municipal, localizado na Prefeitura. O evento teve como objetivo contribuir para a efetiva implementação da Política Nacional de Saneamento Básico​. ​

Na ocasião, a superintendente de gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Ambiente, Sheila Valle, falou sobre as etapas que o município deve seguir para implantação do Plano de Saneamento Básico, como, por exemplo, as formas pelas quais a cidade pode conseguir recursos para o desenvolvimento das ações​, entre outros assuntos relacionados ao tema​. 

O prefeito em exercício Márcio Catão enalteceu o trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando, assim como a participação efetiva dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o Comdema. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Maurício Lopes, e o representante da Alto Uruguai, empresa que elabora o Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis, com o acompanhamento da sociedade civil organizada e de equipe técnica da Prefeitura, coordenada pelo subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho.

A conferência foi presidida pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Niebus, que ressaltou o bom relacionamento da Prefeitura com o governo do estado. “A gente agradece à Secretaria de Estado do Ambiente por todo o apoio que tem oferecido a Teresópolis e, em especial, por esta parceria inédita que é a elaboração do Plano de Saneamento Básico. O plano será entregue ao município em cerimônia no dia 2 de outubro, assim como o caminhão que vai reforçar a coleta seletiva”, pontuou Niebus.

Durante a conferência, foi realizada audiência pública para a renovação do mandato dos membros do Comdema para o período 2015-2017. O órgão é composto de forma paritária por representantes de entidades da sociedade civil e por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, como Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Parque Nacional Serra dos Órgãos, Inea (Instituto Estadual do Ambiente), associações de moradores e secretarias municipais. 
 Sheila Valle, superintendente da Secretaria de Estado do Ambiente, fala sobre as formas pelas quais a cidade pode conseguir recursos para a implementação das ações

Plano de Saneamento Básico

O Plano M. de Saneamento Básico abrange as áreas urbana e rural do Município e precisa conter diagnóstico da situação atual; prognóstico com os objetivos e metas de curto, médio e longo prazos; programas, projetos e ações para atingir os objetivos e metas; ações para emergência e contingência; mecanismos para monitoramento e avaliação da eficiência e eficácia das ações. O plano é válido para os próximos 20 anos e deverá ser revisado a cada quatro anos.

O documento foi elaborado por técnicos do consórcio Encibra-Paralela I com base em informações coletadas por meio de pesquisa realizada em campo e dados repassados pela Prefeitura, Ministério Público Estadual, Cedae, IBGE e outros órgãos oficiais federais, estaduais e municipais. Também foram recebidas sugestões da sociedade civil, feitas por integrantes de movimentos sociais, comunitários e acadêmicos.
 Prefeito Márcio Catão enaltece o trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando, assim como a participação efetiva dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

“La Feira Planetária Teresópolis”dias 26 e 27 de setembro de 2015

 “La Feira Planetária Teresópolis”dias 26 e 27 de setembro de 2015
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2015
Núcleo de Imprensa

Viagem de temperos e sabores pelo estado do Rio de Janeiro

Setur-RJ faz parceria com Feira Planetária Food Truck para desenvolver o turismo gastronômico no estado

A gastronomia é um dos grandes atrativos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio firmou parceria com a Feira Planetária Food Truck, para levar ao interior do estado a variedade de produtos oferecidos pelo evento, sucesso na zona sul carioca. A viagem de temperos e sabores pelo Estado começa nos dias 26 e 27 de setembro quando “La Feira Planetária Teresópolis” estará na Serra Verde Imperial, unindo os melhores food trucks do Rio e da região. O encontro será no Teresópolis Golf Club e a entrada é gratuita.

Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o evento será um diferencial para os turistas que percorrem o interior do Estado. A ação faz parte do programa Rio+3, que apresenta aos turistas as peculiaridades e atrativos nos municípios fluminenses localizados a três horas da capital. Segundo o secretário, além de fomentar a economia local, o evento é uma oportunidade para desenvolver um intercâmbio entre os múltiplos paladares do Rio de Janeiro.

- Eventos de food trucks são sucesso nas principais metrópoles do mundo. É um tipo de gastronomia que agrada muito aos turistas e aos cidadãos locais, por ter qualidade, bom preço e por serem, normalmente, refeições rápidas. Além de ser um ambiente descontraído, agradável e repleto de novidades. Estamos muito focados e animados com a disseminação no conceito pelas cidades do interior. Estou certo de que o evento em Teresópolis será sucesso total, iniciando com pé direito mais esta ação com parceria do Estado, no sentido de fomentar o setor fora do eixo metropolitano - explica Nilo Sergio Felix.

Consolidada na capital, no Planetário da Gávea, como um dos eventos gastronômico de maior frequência na cidade do Rio, a Feira Planetária Food Truck já realizou 12 edições e atingiu 100 mil visitantes. O evento se tornou palco de novos e consagrados chefs da gastronomia do Rio e de outros estados.

Além da gastronomia, o conceito da Feira é oferecer uma ambientação agradável para os seus visitantes. O evento é um programa de entretenimento para todas as idades, que conta com um clima aconchegante e descontraído, além de tendas e uma praça de alimentação com mobiliário confortável e convidativo para os amantes da boa gastronomia.

- Excelência e alta performance são as marcas que projetamos para consolidar nossa plataforma. O nosso grande desafio para os próximos meses, junto com o secretário Nilo Sergio, é oferecer e fomentar os melhores serviços gastronômicos de rua, trazendo aos turistas e aos consumidores um bom custo-benefício - explica David Miguel, responsável pela organização do evento.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
www.imprensa.rj.gov.br
facebook.com/governodorio

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Festival Teresópolis Gourmet acontece em outubro

Festival Teresópolis Gourmet - Uma experiência gastronômica!
Festival Teresópolis Gourmet - Uma experiência gastronômica!
Sabores suaves, sabores intensos, sabores inesquecíveis.

Uma das coisas mais gratificantes que a vida nos proporciona é poder conhecer culinárias diferentes e marcantes.Embarcar em uma verdadeira viagem que se inicia no carinho ao selecionar cada ingrediente, continua no aconchego e acolhimento de um ambiente especialmente preparado, e tem seu ápice em pratos que deixam de ser apenas refeições e se tornam verdadeiros momentos gastronômicos. E é exatamente isso que o Teresópolis Gourmet Festival trará: a oportunidade de explorar o novo, de mergulhar de cabeça em um universo com infinitas possibilidades.

De 08/10 a 25/10, Teresópolis será palco da 1a Edição de um festival inspirado nas quatro estações. O Teresópolis Gourmet Festival - Sabores da Primavera envolverá os melhores restaurantes da cidade, criando um circuito extremamente dinâmico e inovador, com um formato interessante: cada estabelecimento participante terá a opção de oferecer até 3 tipos de prato - entrada, prato principal e sobremesa - criados especialmente para o evento. Para qualquer uma das opções, o mesmo valor: R$15,00.

Muito mais do que a possibilidade de um excelente almoço ou jantar, o Teresópolis Gourmet Festival deseja oferecer aos seus participantes uma experiência gastronômica única, que vai além do simples sentar-se à mesa. 

Queremos acima de tudo, reacender a chama e reavivar a realidade de Teresópolis como cidade referência de boa culinária,tendo como pilares de diferencial valores acessíveis ao grande público e a proposta de aliar elementos que remetam à estação do período (na primeira edição, a primavera).

Cada restaurante que participar do festival receberá um kit, contendo:
- 1 Banner do evento
- 1 Adesivo do evento
- 1 Lâmina do evento
- Guia do festival
- Bottom

Teremos a criação e desenvolvimento de um hotsite para o festival, onde em um primeiro momento será possível verificar a lista de restaurantes participantes (bem como o cardápio que cada um criou para o evento e os chefs
idealizadores de cada prato) e efetuar filtro por localização. Posteriormente, será inserida também uma parte contendo os restaurantes eleitos como destaques do festival.

A divulgação do Teresópolis Gourmet Festival será realizada através dos principais e mais importantes canais de comunicação: TVs, jornais e mídias digitais, além da utilização de banners, adesivos, camisetas e de um guia próprio dofestival.

O Teresópolis Gourmet Festival será uma grande celebração, voltada para os apaixonados pela arte de comer bem, e para os apaixonados por Teresópolis. E como você se enquadra em ambas características, não pode ficar de fora.

#FestivalTeresopolisGourmet​

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Food Truck: La Feira Planetária Rio + 3 movimenta Teresópolis no fim de semana

TERESOPOLIS
Food Truck: La Feira Planetária Rio + 3 movimenta Teresópolis no fim de semana

Teresópolis, 21 de setembro de 2015 – A primeira edição do evento La Feira Planetária Rio + 3 será realizada neste fim de semana, em Teresópolis, reunindo os melhores chefs e food trucks do Rio de Janeiro e do município. O projeto envolve as cidades do Rio de Janeiro localizadas até três horas de distância da Capital. Com entrada franca, a Feira acontecerá no Teresópolis Golf Club no sábado, 26, e domingo, 27, das 12h às 21h, com apoio institucional da Secretaria Estadual de Turismo, da TurisRio e da Prefeitura de Teresópolis. 

Da união das duas maiores feiras gastronômicas do Rio, com a parceria da Secretaria de Estado de Turismo e do programa Rio + 3, surgiu a marca La Feira Planetária Rio + 3, que vai visitar todo o estado do Rio de Janeiro com boa comida, boa música e uma programação cultural que visa valorizar os artistas locais.

O evento de promoção da boa gastronomia de rua tem como proposta oferecer ao público desde os populares quitutes de bares até os pratos mais elaborados, que serão servidos em caminhões de tamanhos variados, e também em estandes.

O primeiro encontro entre o prefeito Márcio Catão e os organizadores foi realizado no dia 1º de setembro, reunindo a secretária municipal de Turismo, Cléo Jordão, e também Jorge Luiz da Silva e Carlos Rotondo Jr, presidente e diretor de patrimônio do Teresópolis Golf Club.

“Agradecemos aos organizadores por entender que Teresópolis tem tudo a ver com gastronomia. Com esse evento vamos divulgar nosso município de forma positiva no cenário turístico”, destacou o prefeito Márcio Catão, acrescentando que a parceria da Prefeitura se refere à legalização e divulgação da feira.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Prefeitura de Teresópolis divulga nome de empresa que vai gerir o Centro de Hemodiálise

Prefeitura de Teresópolis divulga nome de empresa que vai gerir o Centro de Hemodiálise
Prefeitura divulga nome de empresa que vai gerir o Centro de Hemodiálise    -Contrato com Cenefro será assinado nos próximos dias

Teresópolis, 18 de setembro de 2015 – A concorrência pública para seleção de empresa especializada para instalação de equipamentos e prestação de serviços de Nefrologia no Centro de Hemodiálise de Teresópolis teve como vencedor o Centro de Nefrologia Mageense Ltda (Cenefro). O resultado segue para homologação e será publicado em Diário Oficial na próxima semana.

A partir da publicação, será assinado o contrato entre a Prefeitura e a empresa vencedora no processo licitatório. Em seguida, começa a contar o prazo de 30 dias para que o Cenefro instale os equipamentos e contrate os profissionais que irão trabalhar no Centro de Hemodiálise, entre eles, médicos nefrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Depois de toda a infraestrutura montada, será solicitada licença de funcionamento à Vigilância Sanitária Estadual. A previsão da Secretaria M. de Saúde é de que a unidade esteja funcionando a partir da segunda quinzena de dezembro deste ano.

Estiveram presentes à reunião, ocorrida no Centro Administrativo Celso Dalmaso, membros da Comissão Municipal de Licitações da Comissão de Seleção e Julgamento, além de representantes do Cenefro. O secretário municipal de Administração, Jucimar Secchin, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, também participaram.

Centro de Referência

Atualmente, os pacientes dialíticos de Teresópolis fazem tratamento em clínica especializada em Itaboraí. A Prefeitura garante transporte, com lanche e acompanhamento de equipe técnica em ambulância. Esse transporte acontece às segundas, quartas e sextas, com três viagens por dia. A Secretaria Municipal de Saúde também oferece atendimento emergencial de suporte no hospital Beneficência Portuguesa, em Teresópolis, para o paciente que der entrada na UPA com quadro clínico desfavorável e que não tiver condição de se deslocar até Itaboraí.

Localizado no bairro da Tijuca, e totalizando um investimento de R$ 2,6 milhões, entre recursos estaduais e municipais, o Centro de Hemodiálise foi projetado para ser referência estadual no procedimento dialítico. Vai oferecer tratamento de ponta para 105 pacientes por dia, divididos em três turnos com capacidade para até 35 atendimentos, cada.

De acordo com Marco Antônio Santos, arquiteto responsável pela edificação, o projeto técnico foi desenvolvido por uma empresa especializada em hemodiálise e atende as normas da Resolução da Diretoria Colegiada Nº 11 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de diálise.

Além da sala de diálise, o centro possui uma sala especial para pacientes portadores de Hepatite A, B e C, e outra exclusiva para a recuperação após o procedimento. O prédio tem piso antiderrapante e acessibilidade garantida em toda extensão da clínica, desde a entrada até aos banheiros. As paredes receberam impermeabilização antes da colocação dos azulejos e as portas de fórmica facilitam a limpeza e a higienização em todos os ambientes. O descarte de materiais e detritos também conta com esquema especial em área anexa ao prédio, evitando assim qualquer risco de contaminação.

Entenda o caso

Em novembro de 2011 o serviço de hemodiálise do Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT) foi interditado pela Vigilância Sanitária Estadual, que apontou a necessidade de realização de adequações na unidade. Prontamente a Prefeitura garantiu o transporte dos pacientes até o Centro de Terapia Renal de Itaboraí, para que dessem continuidade ao tratamento. Terminadas as obras, a Vigilância Sanitária Estadual fez novas exigências e o HCT apresentou novo projeto para atender às solicitações. Porém, o Governo do Estado decidiu que o serviço passaria a ser prestado pelo Hospital São José.

Em abril de 2012, a direção do Hospital São José (HSJ) adaptou um espaço para o serviço de hemodiálise, com 12 máquinas. Em setembro de 2013, a Vigilância Sanitária Estadual determinou a interdição cautelar do setor para investigar denúncia de contaminação de pacientes pelo vírus da hepatite C. Novamente, a Prefeitura garantiu o transporte dos pacientes até o Centro de Terapia Renal de Itaboraí, para que dessem continuidade ao tratamento.

A Prefeitura buscou a parceria do Governo do Estado, que em novembro de 2013 anunciou a liberação de R$ 1,8 milhão para a construção do Centro de Hemodiálise de Teresópolis, mais um aditivo de R$ 500 mil relativo à readequação do projeto. O município entrou com uma contrapartida de R$ 300 mil, além do terreno para a construção da unidade.

Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Últimos dias de inscrições para o Prêmio Cultura Afro-Fluminense 2015 RJ

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2015
Núcleo de Imprensa

Últimos dias de inscrições para o Prêmio Cultura Afro-Fluminense 2015

Edital pioneiro distribuirá R$ 672.000,00 em recursos

Continuam abertas as inscrições para o Edital do Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) – mas por pouco tempo. Serão premiadas 32 iniciativas diretamente relacionadas à temática afro-brasileira, com o valor de R$ 21.000,00, cada. Os interessados poderão se inscrever até 24 de setembro acessando o portal www.cultura.rj.gov.br

Para auxiliar proponentes no processo de inscrição no Edital, equipes da SEC realizarão oficinas neste sábado (19/09), em Valença (Associação das Folias de Reis de Valença – Praça Visconde do Rio Preto s/n, sala 1, Centro – 14h) e na segunda-feira (21/09) na capital (Incubadora Rio Criativo, Rua Frederico Silva 86/7º andar, Praça XI – 18h30) . Na segunda-feira (21/09), as oficinas acontecerão também em Maricá (Centro de Esportes Unificados – CEU , Rodovia Amaral Peixoto, Km 28 – 14h) e em Belford Roxo ( Centro Cultural Donana, Rua Aguapeí, 197 – 19h).

O Prêmio, no valor total de R$ 672.000,00, contribuirá para a preservação da memória e do patrimônio imaterial de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, como quilombos e terreiros, e também de grupos artístico-culturais que mantêm as tradições de afoxés, capoeira, calangos, folias de reis e jongo, por exemplo. Podem participar iniciativas culturais de instituições privadas sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio de Janeiro, atuantes no campo da cultura fluminense há pelo menos três anos.

Os recursos para o edital foram disponibilizados por meio do convênio firmado entre a União, representada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e o Governo do Rio de Janeiro, através da SEC.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Começam as obras que vão universalizar a oferta de água na Baixada Fluminense RJ

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2015
Núcleo de Imprensa

Começam as obras que vão universalizar a oferta de água na Baixada Fluminense

Intervenções começam por São João de Meriti e beneficiarão mais de 3 milhões de moradores

O Governo do Estado, por meio da Cedae, iniciou as obras do programa de abastecimento de água para a Baixada Fluminense, o "Mais Água para a Baixada" e o Complexo Guandu 2, que vão universalizar o abastecimento na região, conforme promessa de campanha do governador Luiz Fernando Pezão. Orçadas em R$ 3,4 bilhões e divididas em nove lotes, as obras começaram pelo município de São João de Meriti, e devem durar três anos e meio. Mais de três milhões de moradores serão beneficiados.

A primeira etapa das obras vai interligar os reservatórios de Nilópolis ao do Éden e à elevatória de São Mateus, estes dois localizados em São João de Meriti. Quatrocentos quilômetros de adutoras já foram assentados de um total de cinco quilômetros. A fase inicial custará R$ 21 milhões. As demais etapas serão licitadas até o fim do mês de novembro. A próxima intervenção licitada, que vai garantir a ampliação do sistema de abastecimento de Belford Roxo, está prevista para o dia 30 deste mês.

– Esta é uma obra de extrema importância, tanto para a companhia quanto para a população. Teremos a universalização do abastecimento em toda a Baixada Fluminense nos próximos três anos – afirmou o presidente da Nova Cedae, Jorge Briard.

Serão construídos 17 reservatórios e reformados oito que estão inoperantes. As obras incluem ainda 17 elevatórias, 96 quilômetros de adutoras, 760 quilômetros de troncos e rede distribuidora. Cem mil ligações prediais também estão previstas. Já o sistema Guandu 2 contará com nova estação de abastecimento para tratar 12 mil litros de água por segundo e um reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros.

Pacote de obras atende demanda de moradores

O financiamento para o pacote de obras foi assegurado em julho de 2014, quando o Governo do Estado assinou contrato com a Caixa Econômica Federal. O início das obras agradou aos moradores dos bairros beneficiados, como é o caso de Tomazinho, em São João de Meriti.

– Vendo as obras sendo iniciadas e avançando fico mais tranquilo – contou o comerciante Ernani de Araújo, de 56 anos.

O irmão de Ernani, Ioclídes de Araújo, de 61 anos, também aprova as novas obras de abastecimento.

– Esperamos que as obras tragam melhorias para São João de Meriti – disse o aposentado.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Governo do estado do Rio promete agora construir passagem subterrânea para acesso à Fazenda Ermitage em Teresópolis

Fazenda Ermitage: São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios que serão destinados às famílias atingidas pela tragédia de janeiro de 2011
Governo do estado vai construir passagem subterrânea para acesso à Fazenda Ermitage

Teresópolis, 17 de setembro de 2015 – O prefeito em exercício Márcio Catão recebeu nesta quarta-feira, 16, no Centro Administrativo Municipal, o subsecretário extraordinário da Região Serrana, vinculado à Secretaria de Estado de Obras, João Carlos Grilo, para uma reunião sobre questões relacionadas à obra do conjunto habitacional da Fazenda Ermitage, entre outros assuntos.

Os secretários municipais de Desenvolvimento Social, Cleiton Pimentel, de Defesa Civil, cel. Roberto Silva, e de Administração, Jucimar Secchin, também participaram do encontro, além de representantes das secretarias estaduais de Governo e do Trabalho Social de Obras.

O prefeito Márcio Catão agradeceu a presença de todos e o empenho para que os projetos sejam realizados. “Agradeço a dedicação de todos que estão aqui, em especial, ao João Grilo, pelo carinho que tem por nossa cidade e pelo empenho na busca de soluções para que as casas populares da Fazenda Ermitage sejam entregues às famílias que sofreram perdas irreparáveis em 2011”.

Durante a reunião, o subsecretário João Grilo informou que o governo do estado encontrou uma solução imediata para resolver a questão da segurança dos moradores da Fazenda Ermitage com relação ao acesso ao condomínio, que está sendo construído às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia).

“A passagem de pedestres subterrânea, que será feita com placas metálicas, tem um processo de instalação mais rápido do que o da construção do viaduto. Então, estamos licitando este serviço hoje, com previsão de início para o mais breve possível, pois há três condomínios prontos para serem entregues, restando essa questão do acesso ao empreendimento”, explicou Grilo, pontuando que a construção do viaduto precisou ser licitada novamente, devido ao rompimento do contrato com a empresa selecionada no primeiro processo licitatório, e que as duas vias de passagem estarão disponíveis para os usuários da rodovia.

A obra do conjunto habitacional, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), é coordenada pelo Governo do Estado e faz parte do programa federal Minha Casa Minha Vida. São 1.600 apartamentos, distribuídos em sete condomínios que serão destinados às famílias atingidas pela tragédia de janeiro de 2011.


A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 6 de outubro, no mesmo local.
 Prefeito Márcio Catão e João Carlos Grilo, subsecretário extraordinário da Região Serrana, reafirmam parceria de estado e município na realização de projetos

Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura convida população para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

Prefeitura convida população para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis
Prefeitura convida população para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

Teresópolis, 17 de setembro de 2015 – Acontece na próxima terça-feira, dia 22, às 17h, uma oficina comunitária para que a população dê sugestões tendo em vista a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O local é o Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, na Várzea).

Obrigatório para todos os municípios brasileiros a partir da Lei Federal 12.305/2010, o documento servirá para resolver a problemática dos resíduos sólidos em Teresópolis. E a população será consultada, através da oficina, a colaborar na elaboração de um planejamento estratégico para os próximos 20 anos.

Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Uma equipe técnica da Prefeitura, formada por representantes de várias secretarias, acompanha todo o processo.

O plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto. O cronograma de produção do documento abrange três etapas: diagnóstico, prognóstico e institucionalização, com realização de oficinas e de audiência pública para que a população possa opinar sobre o assunto. No final, o texto aprovado pelos grupos de trabalho será encaminhado para votação e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores. 

Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone (21) 2742-7763 ou pelo e-mail meioambiente@teresopolis.rj.gov.br. Localizada no Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea), a Secretaria atende ao público de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Hemorio lança campanha especial para doações de sangue durante o Rock in Rio 2015

Hemorio lança campanha especial para doações de sangue durante o Rock in Rio 2015
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2015
Núcleo de Imprensa

Hemorio lança campanha especial para doações de sangue durante o Rock in Rio 2015

Vídeo do projeto 'Rock na Veia' será exibido no intervalo dos shows

Inspirados em grandes lendas do rock, três pequenos pacientes em tratamento no Hemorio terão seus dias de estrelas da música a partir desta sexta-feira, 18/9, quando começa o Rock in Rio 2015, na Cidade do Rock. Matheus, de 5 anos, Eduardo, de 10, e Raycelli, de 8, descobriram seu lado rock 'n roll montando uma banda para gravar o vídeo da campanha ‘Rock na Veia’, que será exibido no festival nos dias de evento para incentivar a doação de sangue.

- Sangue não se compra, não se fabrica, e a gente só resolve isso quando as pessoas entenderem que doar sangue precisa se tornar um hábito, uma rotina em prol da população - ressalta o Secretário de estado de Saúde, Felipe Peixoto.

Para completar a ação, serão distribuídas palhetas com a inscrição: "Doar sangue também é Rock 'n Roll". No verso, o público terá o QR Code que vai direcionar para o vídeo completo da campanha na internet, que estará disponível na página oficial do Hemorio no YouTube.

- Em ações como esta, o Hemorio propõe às pessoas saberem da importância da doação de sangue e de se tornarem doadores voluntários - reitera o diretor geral do Instituto, Luiz Amorim.

Bastidores - Baterista da banda Rock na Veia, o pequeno Matheus Leonardo, de 5 anos, não queria largar as baquetas por nada e mostrou que tem futuro na música. E o bom entrosamento com os companheiros de som - a baixista Raycelli Levate, de 8 anos, e o também guitarrista e vocalista do grupo, Eduardo Francisco, de 10 - garantiu momentos de muita diversão durante os ensaios.

- Para eles tudo é uma grande festa. Uma felicidade só - garantiu Cristina Lopes, mãe do Matheus e fã número um do grupo.

Parcerias - A ação é uma iniciativa do Hemorio com a ONG Conexão do Bem, e apoio da produtora Avec Filmes e da agência Heads Propaganda - com intuito de estimular a doação voluntária de sangue.

Há três anos, o grupo Conexão do Bem presta um serviço voluntário no Hemorio com apresentações artísticas que têm ajudado na recuperação de muitos pacientes. Cofundador da ONG, o ator Felipe Haiut conta que a ideia da campanha ‘Rock na Veia’ surgiu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas.

- A gente acredita no quanto é importante mobilizar e conscientizar as pessoas sobre a doação de sangue. O Rock in Rio é um festival que tem um público diário gigantesco e o Hemorio conseguiu esse espaço. Se todas essas pessoas assistirem ao vídeo, imagina só quantas mil vidas serão salvas? - destaca Haiut.

Crédito das fotos: Divulgação SES
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Turismo tem espaço garantido no Rock in Rio

Turismo tem espaço garantido no Rock in Rio
Turismo tem espaço garantido no Rock in Rio

Loja com 70m² vai promover atrações e roteiros do interior do Estado durante festival

O turismo fluminense fincou sua bandeira na Cidade do Rock. Com um stand de 70m², a Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio marcam presença no Rock in Rio, que receberá diariamente 100 mil pessoas. A meta é divulgar, entre cariocas e visitantes, as peculiaridades e atrativos do interior fluminense, promovendo e ampliando a procura dos municípios fora do eixo metropolitano como destino turístico.

Localizado em frente à roda gigante, a loja do turismo fluminense é decorada com diversas imagens das cidades indutoras do turismo no estado do Rio. A campanha Rio+3, que divulga destinos a três horas de distância da capital, marca presença no local. Promotores vão disponibilizar brindes e material promocional aos visitantes e dar explicações sobre roteiros e curiosidades.

- O Rock in Rio, assim como as feiras internacionais, é um local muito adequado para dialogar e apresentar aos turistas e também aos cariocas as maravilhas do nosso interior. É preciso divulgar que, além da cidade do Rio, existe muito mais a ser explorado em nosso estado. Poucas regiões no mundo reúnem nossa variedade climática, gastronômica e cultural. Temos serra, mar, áreas de fazenda e campo – explica o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix.

Na tarde desta terça-feira, o secretário e uma equipe técnica do Turismo visitaram o espaço durante o preview promovido pela organização do evento. Está tudo pronto para receber o público, que ao visitarem o espaço vão levar para casa um tag de identificação de mala personalizado, com sua foto em cenário do interior selecionado na hora por computador.

Outra atração do estande será o casal de mestre-sala e porta-bandeira Isa Xavier e Raul Farias Lima, que desenvolvem performances artísticas sobre pernas de pau. Conhecidos como a Dupla do Rio, há 25 anos os dois abrem o carnaval na Marquês de Sapucaí, representando a alegria carioca.

O Estado também esteve presente na edição americana do Rock in Rio, em Las Vegas. Lá, a Secretaria de Estado Turismo/TurisRio atraiu mais de 300 operadores e agentes de viagem estrangeiros que assistiram a palestras promovidas pelo presidente da TurisRio, Paulo Senise, que apresentou toda a estrutura de equipamentos turísticos do Rio de Janeiro, além de suas belezas naturais e peculiaridades.

Fonte:Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro
Assessoria de Comunicação Social
http://www.facebook.com/SeTurTurisRio