Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Prefeitura convida moradores da zona rural para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

Teresópolis RJ
Prefeitura convida moradores da zona rural para oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

Teresópolis, 29 de outubro de 2015 – Acontece na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, às 18h, mais uma oficina comunitária voltada para a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Desta vez, são convidados a participar e apresentar propostas sobre o destino do lixo no município representantes de associações de moradores e a população da zona rural do município. O local é o Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675/2º piso, na Várzea).

Obrigatório para todas as cidades brasileiras a partir da Lei Federal 12.305/2010, o documento servirá para resolver a problemática dos resíduos sólidos em Teresópolis. E a população está sendo consultada, através da oficina, a colaborar na elaboração de um planejamento estratégico para os próximos 20 anos.

Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

O documento é dividido em sete etapas, que são chamadas de produtos. A empresa já entregou à Secretaria de Meio Ambiente o produto um, que corresponde à legislação preliminar, e o dois, relativo à caracterização do município. “Essas oficinas são voltadas para a construção do diagnóstico municipal participativo, que é o produto número três e que deverá ser entregue até o próximo mês”, explica o subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça.

Coordenador da equipe técnica da Prefeitura responsável pela elaboração do plano, Leandro informa que serão realizadas outras oficinas abertas à população e duas audiências públicas. “A proposta é que a população participe e aprove o plano que, no final, será transformado em legislação municipal da política de saneamento básico de Teresópolis”.

Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone (21) 2742-7763 ou pelo e-mail meioambiente@teresopolis.rj.gov.br. Localizada no Centro Administrativo Municipal (Av. Lúcio Meira, 375, na Várzea), a Secretaria atende ao público de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

9º Festival de Truta de Nova Friburgo RJ acontece de 30 de outubro a 29 de novembro de 2015

9º Festival de Truta de Nova Friburgo RJ acontece de 30 de outubro a 29 de novembro de 2015
9º Festival de Truta de Nova Friburgo acontece de 30 de outubro a 29 de novembro

Uma das delícias da serra fluminense é a protagonista de um evento gastronômico

O tradicional Festival de Truta de Nova Friburgo chega a sua nona edição, de 30 de outubro a 29 de novembro, e quem aprecia uma boa gastronomia não deve perder. São 36 estabelecimentos, entre restaurantes, meios de hospedagem, lojas e casa noturna, que estão preparados para atender clientes que querem se deliciar com o sabor que só a truta pode proporcionar.

Realizado pelo Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau e SEBRAE, o Festival tem como um dos objetivos destacar toda a rica gastronomia que a espécie de peixe, característica de águas limpas e frias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, encontra em um ambiente mais do que favorável para a sua criação.

Segundo dados do Escritório Regional Serrana - FIPERJ/Nova Friburgo, o município é responsável pela maior produção da espécie no Estado do Rio de Janeiro, produzindo 3 toneladas de trutas por mês, ou seja, 36 toneladas por ano, respondendo por mais de 70% da produção do estado.

Programação

Durante o Festival, os interessados poderão visitar a criação de trutas, bastando agendar pelo telefone do Arco Íris Truta: (22)2543-3666; e um caminhão da FIPERJ - Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro -, no centro da cidade, com venda de truta à população a preços de produtor.

Também serão oferecidas oficinas gratuitas de Gastronomia pelo Projeto Mãos na Massa, com o tema Truta, ministradas pelos chefs dos restaurantes participantes. As oficinas acontecerão todos aos sábados (31/10; 7, 14, 21 e 28/11), no Mercado Central, na Vila Amélia.

A Exposição "Tem Truta na Arte", com o grupo Artistas Visuais de Nova Friburgo, poderá ser visitada no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura (Praça do Suspiro) de 5 a 28/11, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, sendo que no dia 5, às 15h, será a abertura para arquitetos e decoradores, e das 18h às 21h aberta ao público.

Alimentação saudável

Além de consumida nos próprios restaurantes da cidade e região, onde chefs de cuisine desenvolvem novas receitas de dar água na boca, a truta é perfeita para o cardápio de quem busca uma alimentação mais saudável, de baixa caloria. E quem experimenta, jamais deixa de consumi-la, pois além de saborosa, é uma das melhores fontes de ômega-3 e de vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), bem como de potássio e fósforo. É ainda um dos peixes com mais vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico.

A truta de Nova Friburgo também pode ser encontrada em delicatessens e mercados, devidamente embaladas e resfriadas para quem quer consumir em sua casa. Os produtos são certificados com o selo de qualidade da FIPERJ, que apoia a Associação de Truticultores de Nova Friburgo, um braço da ABRAT – Associação Brasileira e Truticultores na cidade.

Truta

A truta é uma espécie de peixe originária da zona ocidental da América do Norte e foi introduzida na Europa em finais do século XIX. Já no Brasil, foi introduzida em 1940, principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul.

A Truta desova no Outono-Inverno, em busca de zonas de postura em ribeiras de água com correntes fortes e fundos de cascalho ou locais de águas pouco profundas, frias e bem oxigenadas. A fêmea escava o ninho no cascalho com ondulações do corpo e o macho fertiliza os ovos (cerca de 10.000) que a fêmea liberta. Estes se desenvolvem no interior do cascalho e as pequenas trutas emergem cerca de três meses depois.

Segundo o biólogo marinho Augusto Pereira, diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, dois aspectos necessários para o desenvolvimento do peixe são a alta taxa de oxigênio dissolvido na água (mais de 6mg/ml, particularidade de rios da nascente) e o clima com temperatura máxima de 18ºC, com a reprodução acontecendo entre 8ºC e 12ºC.

O 9º Festival de Truta de Nova Friburgo é uma realização do Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau e SEBRAE, que conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, FIPERJ - Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, Unimed Nova Friburgo, Gazoni Planejados, ASBEN – Administradora de Benefícios, Habitare Hotel e Fri On Line Internet.

O evento conta com o apoio da ATNF – Associação dos Truticultores de Nova Friburgo, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Rota 116, APL da Serra (Arranjo Produtivo Local), ACIANF – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo. A Rede InterTV é parceira de mídia do evento.

A relação completa dos participantes pode ser conferida no site www.festivaldetruta.com.br, assim como também é possível baixar um livro de receitas elaboradas pelos seus chefs e acessar os respectivos endereços e telefones.

SERVIÇO

9º Festival de Truta de Nova Friburgo
30 de outubro a 29 de novembro de 2015
Informações: (22) 2533-0059 / contato@novafriburgo.cvb.com.br.


Fonte:Scheila L. Santiago / Burburinho

Educação de Teresópolis é mais uma vez destaque nacional

 O secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, explica que a secretaria vem investindo em ferramentas pedagógicas para os professores
Educação de Teresópolis é mais uma vez destaque nacional
Com resultados “acima da média” na ANA, alfabetização em Teresópolis é apontada como exemplo pelo Canal Futura

Teresópolis, 27 de outubro de 2015 - Divulgados em setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA/2014 – têm como objetivo a análise pelas equipes pedagógicas e de gestão das escolas e redes de ensino. Graças aos seus índices, Teresópolis é mais uma vez destaque de uma reportagem no Canal Futura, que apontou o CIEP Municipalizado Prof. Amaury Amaral dos Santos, localizado na Fonte Santa, como exemplo no setor, enfatizando que “a cidade conseguiu resultados maiores do que a média do Brasil na Avaliação Nacional de Alfabetização”.

“As nossas iniciativas são de valorização do profissional de Educação, de entender o que eles precisam como ferramentas de trabalho, e foi nisso que nossa rede investiu. Não adianta mais, hoje em dia, você implantar uma metodologia onde se intui que o aluno está aprendendo para no final vermos o resultado. Educação hoje se faz com avaliação científica, comprovação de resultados e essas provas vêm para verificar isso”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, em entrevista ao Canal Futura.

Integrando desde 2013 o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o município de Teresópolis tem investido nesse compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Cristina Esteves, coordenadora do PNAIC na rede municipal de ensino, também falou ao Canal Futura, lembrando que a vontade dos professores municipais de se aprimorarem, é essencial para um resultado de sucesso. “A gente acredita que o convencimento do professor para discutir esse processo todo, já que são anos de uma prática enraizada, é essencial para a perspectiva do PNAIC de se pensar a Educação de uma forma diferente e acreditar que é possível haver uma mudança a partir do processo de formação continuada”, disse Cristina.

A formação do PNAIC é presencial e tem duração total de 120 horas anuais, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo. A UFRJ emite certificado para os orientadores de estudo e para os professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso. Além disso, o MEC oferece para os participantes uma Bolsa de R$ 200,00 durante os meses de formação continuada.

Em Teresópolis, os Orientadores Pedagógicos e Professores recém-contratados, que só poderiam participar como ouvintes, receberam todos os benefícios, inclusive a bolsa integral, custeada pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Roberta Fernandes Coutinho, orientadora pedagógica do CIEP Municipalizado Prof. Amaury Amaral dos Santos, destacou a oportunidade que os professores municipais estão tendo. “A avaliação que nós fizemos tem ótimos resultados. Os professores estão tendo a possibilidade de ter novas visões sobre a alfabetização, que antes estavam muito arraigadas de uma maneira muito tradicional. O PNAIC vem abrindo portas, tanto para os professores quanto para os alunos”, explicou Roberta.
Cristina Esteves, coordenadora do PNAIC na rede municipal de ensino, destacou o engajamento dos professores municipais
 Roberta Fernandes Coutinho, orientadora pedagógica do CIEP, destacou a oportunidades que os professores estão tendo
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Imagens da reportagem do Canal Futura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Empregado doméstico e empregador devem ficar atentos ao cadastro no eSocial

O que ó eSocial ?

O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Desde 01/10/2015, está disponível a ferramenta que possibilitará o recolhimento unificado dos tributos e do FGTS para os empregadores domésticos: Módulo Empregador Doméstico. A ferramenta surge para viabilizar a determinação dada pelo texto da Lei Complementar 150, publicada no dia 02/06/2015, que instituiu o SIMPLES DOMÉSTICO com as seguintes responsabilidades que serão recolhidas em guia única:

  • Imposto sobre a Renda Pessoa Física, se incidente - Trabalhador;
  • 8% a 11% de contribuição previdenciária - Trabalhador;
  • 8% de contribuição patronal previdenciária - Empregador;
  • 0,8% de seguro contra acidentes do trabalho - Empregador;
  • 8% de FGTS - Empregador;
  • 3,2% de indenização compensatória (Multa FGTS) - Empregador.
Comunicado no site:

Comunicamos aos empregadores domésticos que poderão gerar o Documento de Arrecadação eSocial (DAE) do mês de outubro a partir do dia 1º de novembro. A data de vencimento é 06 de novembro.

Maiores informações: Site eSocial

Centro Cultural FESO Pro Arte Teresópolis abre inscrições para o concurso de poesia do PoÊterÊ

UNIFESO
Centro Cultural FESO Pro Arte abre inscrições para o concurso de poesia do PoÊterÊ

Acontece no dia 21 de novembro o XV Festival PoÊterÊ – “O Carnaval da Poesia” no Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). O mais importante evento cultural de Teresópolis, promovido pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), oferece uma programação multicultural com concurso de poesia, shows musicais, performances e teatralização, debates, apresentação de dança e exposição de arte. O grande destaque desta edição é a participação dos artistas Elke Maravilha e Tonico Pereira. Como nas edições anteriores,o festival acontece na forma de uma maratona artística com doze horas de duração (10 às 22 horas), com entrada franca.

O evento apresenta ao público uma reunião das sete artes: música, dança/coreografia, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema, com a presença de artistas locais e convidados de todo o país nas mais diversas formas de expressão. Para este ano o PoÊterÊ vai contar também com uma programação paralela que envolve palco livre, varal de poesias, lançamento de livros, arte e artesanato, shows e oficina de contação de histórias.

O concurso

A atração principal do PoÊterÊ é o concurso de poesia que irá premiar os três primeiros lugares. As inscrições serão aceitas até o dia 10 de novembro. A seleção e classificação dos poemas acontecem entre os dias 4 e 10 de novembro por uma comissão julgadora formada por poetas e artistas. O resultado será divulgado no dia 16 por meio de listagem impressa a ser fixada no mural do CCFP assim como por contato telefônico e eletrônico. O resultado será divulgado no dia do festival, quando as dez poesias classificadas serão interpretadas em horários dedicados ao concurso.

O concurso é aberto ao público e o interessado deve se inscrever até o dia 10 de novembro com até dois poemas inéditos. Para se inscrever o participante deve entregar uma ficha impressa constando o nome do autor, o título do poema, telefones, endereço, e-mail e um CD contendo o arquivo de texto do poema. A formatação deve ser com espaçamento simples, corpo 12 e fonte Times New Roman. Na parte externa do envelope deve constar o título do poema e o nome do autor. Os menores de 18 anos devem acrescentar ao material de inscrição a cópia do documento de identidade, o comprovante de residência e autorização do seu responsável legal. Os trabalhos deverão ser enviados para o Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto /Teresópolis, RJ CEP 25.960-090). Mais informações pelo telefone (21) 2644-5770.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Defesa Civil de Teresópolis reúne associações de moradores em preparação para o período de chuvas

Defesa Civil de Teresópolis reúne associações de moradores em preparação para o período de chuvas
Defesa Civil reúne associações de moradores em preparação para o período de chuvas

Teresópolis, 26 de outubro de 2015 – A Secretaria Municipal de Defesa Civil está convidando presidentes de associações de moradores e líderes comunitários para uma reunião de planejamento de ações em preparação para a temporada de chuvas de verão. O encontro acontece nesta terça-feira, dia 27, às 16h, na sede da secretaria (Rua Wilhelm Cristian Kleme, 701, bairro Ermitage).

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

SOS Habitação é lançado pelo governo do Estado em Petrópolis. Palestras ocorrerão em 7 municipios da Região Serrana

SOS Habitação é lançado pelo governo do Estado em Petrópolis. Palestras ocorrerão em 7 municipios da Região Serrana
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Habitação
Companhia Estadual de Habitação (Cehab)
Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (Iterj)

26.10.15

SOS Habitação é lançado pelo governo do Estado em Petrópolis

O governo do Estado lança em Petrópolis nesta quarta-feira (28.10), o SOS Habitação. O programa é fruto de acordo de cooperação entre as secretarias de Estado de Habitação e Defesa Civil, no âmbito do Núcleo de Redução de Risco de Desastre, que une as duas pastas. A parceria envolve os corpos técnicos de ambas as secretarias em duas fases: prevenção e socorro.

O lançamento, às 19h, no Clube Petropolitano, é direcionado à primeira etapa, de prevenção. Nesta fase, com calendário que segue até o final de novembro e que será executado em sete municípios da Região Serrana, arquitetos, engenheiros e especialistas da Defesa Civil vão percorrer as cidades capacitando lideres comunitários em habitações seguras. Vão ensinar que com algumas medidas simples é possível tornar as casas livres de deslizamentos e também de inundações. Estas palestras também serão reproduzidas em escolas, entidades e todos os organismos que a desejarem.

“Iniciamos em sete cidades serranas atingidas pelo desastre de 2011: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Areal, Três Rios e São José do Vale do Rio Preto como um projeto piloto a ser estendido a todo o Estado. A prioridade é a Região Serrana, pela sua característica de riscos, mas o programa vai chegar a todas às cidades fluminenses”, explica o secretário de Estado de Habitação, Bernardo Rossi.

O Estado do Rio é o terceiro menor em território do país, porém também ocupa a terceira maior população do Brasil. O adensamento populacional aliado à intervenção humana é responsável por boa parte das ocorrências climáticas. A Defesa Civil do Estado traçou o mapa de ameaças climáticas com 460 eventos apontados pelos municípios. Destes, 18% correspondem aos deslizamentos e 17,8% às inundações. O SOS Habitação vai mostrar com orientações básicas de cuidados com Meio Ambiente e com orientações específicas, porém de fácil entendimento ao público leigo, em engenharia e arquitetura, que e possível tornar as construções seguras.

Nenhuma construção ou reforma deve ser iniciada sem a comunicação aos órgãos competentes municipais. Esta é a premissa do programa que também ensina que medidas simples, como a colocação de calhas nas casas e o plantio de árvores adequadas podem tornar um imóvel seguro e que essas informações replicadas transformam toda uma comunidade em uma área segura para morar”, completa Bernardo Rossi.

A segunda fase começa em seguida com treinamento mais específico para formação do corpo técnico da Secretaria de Estado de Habitação que vai atuar em campo no socorro de comunidades em casos de desastres climáticos.

Palestras em sete municípios da Região Serrana

Além de Petrópolis, a primeira fase do programa vai percorrer Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Areal, Três Rios e São José do Vale do Rio Preto. Confirma datas e locais das aulas:

SOS Habitação - Palestras

Petrópolis 
28 de Outubro – 19h 
Clube Petropolitano

São José do Vale do Rio Preto
03 de novembro – 19h
Câmara de Vereadores

Três Rios
10 de novembro – 19h
Secretaria de Saúde

Areal
11 de novembro – 19h
Clube Gaby

Teresópolis – 19h
16 de novembro
Auditório da prefeitura

Nova Friburgo e Bom Jardim – 19h
23 de novembro
Câmara de Vereadores de Nova Friburgo

Fonte:Secretaria de Estado de Habitação
Assessoria de imprensa

3ª caminhada de combate ao câncer em Teresópolis

3ª caminhada de combate ao câncer em Teresópolis - Outubro Rosa e Novembro Azul
Outubro Rosa e Novembro Azul:Sábado, 31, tem caminhada na campanha de combate ao câncer em Teresópolis

Teresópolis, 26 de outubro de 2015 – A Prefeitura, através das secretarias municipais de Saúde e dos Direitos da Mulher, e o Grupo de Apoio Amigas da Mama realizam neste sábado, dia 31, a 3ª caminhada de combate ao câncer, com o slogan ‘Vamos tocar no assunto’. A concentração será no restaurante Recanto dos Pescadores (Av. Feliciano Sodré, 221, Várzea), às 8h, com parada na Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, Várzea) e percurso até a Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, onde serão realizadas ações de saúde e de esclarecimento sobre a doença. No local também serão aceitas doações de cabelo para confecção de perucas, além de lenços, gorros e bonés para pacientes oncológicos. 

A iniciativa une as ações do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata, os principais causadores de morte entre as mulheres e os homens, respectivamente.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sábado, 24 de outubro de 2015

Secretaria de Educação de Teresópolis realiza II Seminário Étnico-Racial

Oficinas de artesanato: subsídios para os educadores municipais abordarem questões étnicas em sala de aula
Secretaria de Educação realiza II Seminário Étnico-Racial

Teresópolis, 23 de outubro de 2015 - Com o objetivo de oferecer subsídios aos profissionais de Educação de Teresópolis para trabalharem adequadamente o tema da diversidade étnica e racial nas escolas municipais, assim como diminuir atitudes de preconceito e intolerância, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através da sua Coordenação de Educação do Campo e Diversidade, realizou esta semana o II Seminário Étnico-Racial. Com o tema ‘Raça, Etnia e Gênero: Currículo Escolar atravessado de diversidade e direitos humanos’, o evento foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro, quarta- e quinta-feira, em três locais: Biblioteca Municipal, Teatro Municipal e auditório da SME.

“A Secretaria Municipal de Educação entende que não podemos cobrar dos nossos educadores sem oferecer material e conhecimento sobre esse tema tão complexo e importante. Independente da Lei 10.639/3, que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileira, nós precisamos garantir que isso aconteça nas escolas. Debater o tema de diversidade étnica, discriminação e preconceito é muito importante, por isso estamos oferecendo oficinas, atividades e discussões para fomentar a iniciativa”, explicou Adriana Vital Santana, coordenadora da Educação do Campo e Diversidade da SME.

Pesquisadora e estudiosa do assunto, a professora de artes Carla Delgado apresentou para orientadoras pedagógicas do primeiro e segundo segmento da rede municipal de Educação, na Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza, a sua Oficina de Arte da Cultura Africana. O objetivo foi oferecer subsídios artísticos para se trabalhar de maneira lúdica o tema em sala de aula.

“Queremos mostrar para os professores outros olhares, outras formas de trabalhar a diversidade étnica em sala de aula. Existem milhões de possibilidades lúdicas, em que as crianças vão ter contato com essa cultura, que é a nossa cultura, de forma prazerosa, já que no dia 20 de novembro comemoramos em todo o país o Dia da Consciência Negra”, argumentou a professora.

Na manhã do dia 22, quinta-feira, o Teatro Municipal de Teresópolis recebeu uma série de atividades voltadas aos educadores municipais. As normalistas do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt apresentaram a peça teatral ‘Entre Contos de Fadas’, onde se mostrou novos olhares sobre os tradicionais contos de fadas contados para as crianças. O Centro Educacional Helena Paula Tavares apresentou um coral de Libras com a música ‘Ser diferente é normal’ e a professora Valéria Barros, contadora de histórias da Secretaria de Educação, abordou o tema ‘Literatura Africana: pondo em prática a Lei 10.639’. O professor Leonardo Oliveira exibiu o documentário ‘Africanidade na família brasileira’ e a professora Juliana Abrantes Lima fez a exposição de uma aula a partir do documentário de Nelson Mandela.

No auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Agriões, a tarde também foi repleta de atividades, com apresentação da música ‘Canto das Três Raças’, interpretada pela cantora Iolanda dos Anjos, uma aula interdisciplinar do professor Daniel Amaro Coelho, da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, e oficina de artes da professora Marcia Tayt-Sohn.
 Adriana Vital Santana, coordenadora da Educação do Campo e Diversidade da SME, explica a importância de se abordar esses temas nas escolas
Professora de artes Carla Delgado lembra a importância do Dia da Consciência Negra ser bem trabalhado com os alunosNormalistas do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt apresentaram a peça teatral ‘Entre Contos de Fadas’
Apresentação do coral de libras do Centro Educacional Helena Paula Tavares com a música ‘Ser diferente é normal’
Para o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a questão étnica e cultural deve deixar de ser uma coisa pontual e festiva para se integrar de vez ao currículo e às relações humanas. “Nosso papel enquanto educadores é o de promover a igualdade na diversidade. Diferente de dez anos atrás, mais pessoas, escolas e educadores têm ciência, se não consciência, dessa outra parcela da população que precisa se ver na história e se ver de forma positiva e igualitária”, finalizou o secretário.
 Educadores municipais discutem as questões da diversidade étnica e racial com o objetivo de diminuir atitudes de preconceito e intolerância nas escolas

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Etapa Terê do Circuito Desafio dia 13 de dezembro de 2015 em Teresópolis

Etapa Terê do Circuito Desafio dia 13 de dezembro de 2015 em Teresópolis
CIRCUITO DESAFIO SE CONSOLIDA COMO O MAIOR DA REGIÃO SERRANA E CHEGA À CIDADE DE TERESÓPOLIS COM ETAPA NO DIA 13 DE DEZEMBRO

O primeiro circuito de corridas de rua do interior do estado não para de crescer e conquistar novos destinos. Depois de ser o pioneiro em Petrópolis, despertando o interesse social, público e empresarial pela modalidade na cidade e de conquistar Três Rios, também abrindo a temporada de corridas no município com duas etapas este ano, o maior evento da Região Serrana subiu a serra mais uma vez, agora na cidade de Teresópolis, para realizar sua última etapa de 2015, no dia 13 de dezembro.

A chegada à Teresópolis veio consolidar o sucesso do Circuito, que já possui sete etapas realizadas, desde 2013, mais de 10 mil atletas amadores e profissionais cadastrados como participantes - vindos de mais de 43 municípios brasileiros e também do exterior -, e carrega consigo o orgulho de ser inovador e motivo de inspiração de muitas pessoas que começam a prática do esporte do evento. “Decidimos levar a última etapa do Desafio para Teresópolis ainda este ano, incentivados por um grupo de corredores assíduos do município serrano. Analisando a cidade, vimos que não há nenhum evento do tipo e que a população e as cidades vizinhas carecem de eventos e iniciativas que valorizassem o esporte e os atletas locais”, revelou Ellen Tardelli, idealizadora do Circuito Desafio e diretora geral da Eh! Comunicação & Projetos, empresa consolidada com mais de oito anos de mercado, realizadora do evento. “Nosso principal objetivo com o evento é despertar nas cidades a mania de correr. Somos pioneiros nisso e iremos continuar a desbravar municípios onde a corrida de rua ainda não chegou”, explico ela.

A quarta etapa do Circuito Desafio Corrida de Rua 2015 já tem data e hora marcadas. Será no dia 13 de dezembro, com largada às 8h30 do Parque Regadas, no Centro de Teresópolis. O percurso será 6km e um trajeto que agrade a todo o tipo de corredor, com longas retas, subida, descida e uma vista para o mais famoso ponto turístico da Região Serrana do Rio, a cadeia de montanhas do Dedo de Deus, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

PREMIAÇÃO – A exemplo das etapas anteriores, e também mantendo sua tradição que torna o Desafio ainda mais pioneiro e diferenciado, a etapa terá premiação em dinheiro para os melhores colocados gerais, sendo R$ 450,00 para o primeiro feminino e masculino, R$ 250,00 para o segundo e R$ 100,00 para o terceiro. A premiação em troféus para as faixas etárias terá uma novidade nesta etapa. Atendendo a pedidos dos corredores, foi criada uma nova categoria, de 70 a 74 anos e a última será a partir de 75 anos. Com isso, o evento terá 13 categorias de faixas etárias, a partir de menos de idade (14-17 anos) até maiores de 75 anos, sempre premiando os três primeiros, femininos e masculinos. “No nosso evento a prioridade é valorizar o atleta, sejam os profissionais, com premio em dinheiros, sejam os amadores, com troféus favorecendo todas as idades”, lembrou a idealizadora do projeto.

INSCRIÇÕES – As inscrições para a etapa do dia 13 de dezembro começam em primeiro de novembro pelo site oficial do evento, www.circuitodesafio.com.br. No site, os atletas podem ter todas as informações sobre a prova, como percurso, kit (que terá camisa de poliamida importada com proteção UV, mochila-saco e viseira, além do número de peito e do chip de cronometragem, realizada por uma das maiores e mais competentes empresas da área no Brasil, com sede em Niterói-RJ), regulamento entre outras. além disso, o site oficial do evento também possui uma loja virtual, onde os corredores podem comprar itens de etapas anteriores e outros produtos da marca Desafio.

As inscrições terão o valor promocional de primeiro lote, até o dia 20 de novembro, a R$ 60,00 inteiras e R$ e 50,00 (para maiores de 60 anos). De 21 a 30 de novembro, os valores passam a R$ 70,00 (inteira) e R$ 60,00 (maiores de 60 anos) e, de 1º a cinco de dezembro o terceiro lote terá valor de R$ 80,00 (inteira) e R$ 70,00 (para maiores de 60 anos). Depois esta data, se ainda houver vagas, o valor passará a R$ 85,00 para qualquer idade. Equipes com mais de 10 inscritos têm condições e valores especiais, ao se cadastrarem no site. “Nossas vagas são limitadas em 1000 participantes. Antes mesmo de começarem as inscrições, já estamos com mais de 200 reservas de equipes de Niterói, Rio de Janeiro e Juiz de Fora, por isso, aconselhamos a não deixar para a última hora”, relatou Ellen Tardelli.

A Etapa Terê do Circuito Desafio Corrida de Rua tem o total apoio da Secretaria de Esportes de Teresópolis, da guarda municipal e do departamento de trânsito. Todo o percurso estará demarcado com grades, separando a passagem dos atletas dos carros, dando total segurança aos participantes. 

Quem quiser obter mais informações sobre a Etapa Terê e demais eventos do Circuito Desfio, deve acessar o site oficial www.circuitodesafio.com.br, as redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) ou enviar um e-mail para contato@circuitodesafio.com.br.

CONTATO COM A IMPRENSA:
Grupo Eh! Comunicação & Projetos
Tel.: (24) 2245-3858

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Centro Cultural Feso Pro Arte de Teresópolis apresenta XV PoÊterÊ

Centro Cultural Feso Pro Arte de Teresópolis apresenta XV PoÊterÊ

XV PoÊterÊ
Dia 21/11/2015(sáb)- Das 10 às 22 horas
Entrada Franca - Não Percam!
" Em saudosa memória dos 70 anos macunaímicos sem Mário de Andrade "- 

Endereço: Rua Gonçalo de Castro,85-Alto 
Teresópolis RJ

Programação da XV PoÊterê / regulamento


 


MACUNAÍMICA é qualquer atitude, ação ou comportamento que nos remeta a esse símbolo maior do Brasil, que é o genial Macunaíma, criado por Mário de Andrade, e que tem a cara do nosso país. Preguiça é uma reação macunaímica gostosíssima de se sentir e praticar.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Prefeitura de Teresópolis fará leilão de veículos em novembro

TERESOPOLIS
Prefeitura fará leilão de veículos em novembro

Proprietários têm até 30 dias para retirar o bem apreendido do depósito municipal

Teresópolis, 21 de outubro de 2015 – A Prefeitura realizará no próximo dia 21 de novembro um leilão público de veículos apreendidos. ​Pelo Edital 002/2015, publicado em Diário Oficial nesta quarta-feira, 21 de outubro​, a venda pública acontecerá a partir das 10h, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 200, na Várzea.

Com a publicação, os proprietários que tiveram seus veículos apreendidos ficam cientes de que se não retirarem os referidos automóveis do Depósito Municipal no prazo de 30 dias os mesmos irão para leilão público.

A visitação dos veículos que serão apregoados poderá ser feita pelos interessados nos dias 18, 19 e 20 de novembro, das 9h às 16h, e no dia do leilão, 21 de novembro, das 8h às 9h30, no Depósito da Guarda Municipal de Teresópolis, localizado na Rodovia BR 116, Km 71, em Três Córregos, no 2º Distrito.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Escola Ginda Bloch em Teresópolis realiza a 7ª edição do seu Show de Talentos

Destacando o cinema nacional, músicas dos filmes ‘Morte e Vida, Severina’ e ‘Ópera do Malandro’ também são coreografadas
Escola Ginda Bloch realiza a 7ª edição do seu Show de Talentos

Teresópolis, 21 de outubro de 2015 - Com o tema ‘Luz, Câmera e Ação’, a Escola Municipal Ginda Bloch, localizada no bairro do Alto, realizou no início da noite desta terça-feira, 20, a sétima edição do seu Show de Talentos. A iniciativa visa divulgar habilidades artísticas, promover entretenimento e cultura para a comunidade escolar, além de abrir espaço para todas as manifestações artísticas e culturais, enfatizando os movimentos artísticos pesquisados e fomentados de forma interdisciplinar pelos alunos.

“Esse é o nosso sétimo Show de Talentos, onde as crianças demonstram sua participação e cada um vai se empenhando no seu talento. Uns tocando ou cantando, outros dançando. É muito interessante porque conseguimos juntar todas as séries nessas apresentações, onde o aluno começa a demonstrar outras particularidades além do conhecimento de sala de aula. Também integramos família, estudantes e professores em um evento escolar”, analisou o diretor Luiz Carlos Detomi.

Realizado desde 2009, o Show de Talentos da Escola Ginda Bloch apresentou músicas relacionadas ao cinema, interpretadas através do canto e da dança. O tema ‘Luz, Câmera e Ação’ foi desenvolvido a partir do projeto pedagógico gestor ‘Conhecimento, a luz que brilha em você! Acenda essa ideia’, sugerido pela Secretaria Municipal de Educação no início do ano.

“Em uma reunião pedagógica, o grupo decidiu que seguiríamos o tema sugerido pela Secretaria de Educação neste ano internacional da luz, com o subtema “Luz, Câmera e Ação” apresentando uma jornada pelas músicas que marcaram o cinema. Oferecemos aos alunos uma lista com várias músicas e abrimos a possibilidade de eles mesmos darem sugestões. É um evento construído com a participação de todos os estudantes, que dão palpites em um trabalho coletivo que já virou tradição na escola”, explicou a professora Marcia Grondek, uma das organizadoras do evento.

Ansiado pelos alunos desde o primeiro dia de aula, o Show de Talentos lotou as dependências do Salão Social do Clube Comary com a presença de pais, responsáveis e familiares que foram prestigiar o evento. Para os alunos, é um momento de nervosismo e orgulho, mas acima de tudo de elevação da autoestima e trabalho em conjunto.

“É uma festa muito grande para nós da Escola Municipal Ginda Bloch. É sempre muito bom porque é um evento que a gente começa a ensaiar alguns meses antes, e estar aqui, com essa energia, a galera reunida, convidados de outras escolas, família, deixa todo mundo muito feliz”, definiu a aluna Melissa Nascimento, de 14 anos, que dançou com os colegas a música ‘Singin' in the Rain’, do filme ‘Cantando na Chuva’, de 1952, dirigido e coreografado por Gene Kelly e Stanley Donen.
 Caracterizados como o personagem ‘Carlitos’, de Charles Chaplin, alunos do Ginda Bloch recepcionam os convidados na porta do salão do Clube Comary
Um grande público de pais, responsáveis, alunos e convidados acompanha o eventoCoral formado por alunos dá início ao 7º Show de Talentos da Escola Municipal Ginda Bloch
Escola Ginda Bloch em Teresópolis realiza a 7ª edição do seu Show de Talentos

“É muito bom trabalhar em uma escola viva! O projeto traz essa luz para dentro da escola. É muito bonito ver os alunos empolgados, querendo saber sobre o tema, com a escola toda voltada para o cinema, avaliando o que o filme passou, a mensagem que transmitiu para aquela geração. São tantos temas lindos trabalhados em conjunto que tornam a experiência muito prazerosa para todos”, finalizou a orientadora pedagógica Marcia Santana.
A aluna Melissa Nascimento fala da alegria de participar do evento
O filme “Dirty Dancing”, lembrado pelos alunos da escola
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Rio planeja atuação da segurança para as Olimpíadas

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2015
Núcleo de Imprensa

Rio planeja atuação da segurança para as Olimpíadas

Ações no Chapadão e Pedreira serão intensificadas a partir de abril

As polícias Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional vão reforçar a segurança do Rio de Janeiro, como parte do planejamento estratégico para os Jogos Olímpicos de 2016. Ações nos complexos do Chapadão e da Pedreira serão intensificadas a partir de abril, conforme antecipou o governador Luiz Fernando Pezão, nesta terça-feira (20/10). 

– Em abril, maio, a gente começa uma operação mais forte ali, mas a parceria com o governo federal já começa agora, por meio da PRF, PF, com inteligência e deslocamento de mais policiais. Vamos intensificar essa parceria – reforçou Pezão.

O governador negou que tenha pedido ao Ministério da Justiça o uso das Forças Armadas para ocupar as duas comunidades antes dos Jogos. Pezão destacou que a parceria é necessária, mas ainda está em planejamento.

– Não adianta colocar o Exército e não ter soldado da PM formado. Ampliamos a instrução dos policiais e vamos formar seis mil durante 2016. Primeiro, vamos colocá-los na Maré e, depois, repor soldados na Baixada Fluminense e São Gonçalo. A partir daí, vamos avançar para a região do Chapadão e da Pedreira – explicou o governador, reforçando que ambas as localidades ficam localizadas próximas ao complexo olímpico de Deodoro. 

Nesta segunda-feira, as áreas de segurança dos governos federal e estadual ser reuniram para discutir como será a atuação no Rio até as Olimpíadas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, antecipou que a parceria já está em andamento com ações ostensivas e de inteligência e que a repressão ao tráfico de armas será intensificada.

Em agosto, policiais do Bope prenderam a cúpula de uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro, durante uma operação no Morro do Chapadão. Além do traficante Ricardo Chaves de Castro Lima, o “Fu da Mineira”, apontado como chefe do tráfico de drogas nos morros da Mineira, Lins de Vasconcelos e Chapadão, foram presos também: Cláudio José de Souza Fontarigo, o “Claudinho da Mineira”; Eduardo Luis Paixão, o “2D”; Robson Aguiar de Oliveira, o “Binho do Engenho”; Rafael Silva Gomes, o “Guerreiro; e César Augusto Alta de Araújo, o “PQD”. 

Anteriormente, Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morreu em uma ação da Polícia Federal e da Core, também na Pedreira. Ele havia sido preso duas vezes, mas fugiu quando conseguiu o direito de visitar a família.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Rio Criativo tem 16 novas empresas

Rio Criativo tem 16 novas empresas
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2015
Núcleo de Imprensa

Rio Criativo tem 16 novas empresas
Segunda geração de empreendimentos foi selecionada

A Incubadora Rio Criativo – uma realização da Secretaria de Cultura que integra empreendedores, investidores, mentores, universidades e empresas para fortalecer a Economia Criativa do Estado do Rio – celebra a chegada e o início do processo de incubação de 16 novas empresas, com um evento hoje, a partir das 10h, na sua sede – Rua Frederico Silva, 86 / 8º andar, Praça Onze, Rio de Janeiro.

Na ocasião, também será inaugurado o Balcão de Crédito – Crédito Cultura RJ e serão lançados dois editais: para a Ocupação do Coworking Rio Criativo e de implementação do Lab Rio Criativo.

“Repensar o modelo econômico do Rio de Janeiro para o século 21 significa, necessariamente, investir nos setores da Economia Criativa. Através do Rio Criativo, a secretaria reforça a expressiva vocação cultural do estado, a capacidade de formar e atrair talentos e sua condição como um dos principais territórios criativos no Brasil”, disse a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.

São 16 empreendimentos de setores como moda, audiovisual, games, arquitetura, gastronomia, produção de conteúdo para web e aplicativos que iniciam um processo de incubação por um ano e meio.

Elas se unem a um time vencedor: a primeira geração de empresas incubadas da Incubadora Rio Criativo aumentou o faturamento total de R$ 1 milhão para R$ 10 milhões, ao final do processo de incubação, em 2014. Além disso, foram criados, nesse ciclo, 73 postos de trabalho diretos e 358, indiretos.

O Rio Criativo funciona em um espaço de 2.000 m2, onde são oferecidas atividades de apoio e geração de negócios para empresas, além de atividades para cinco mil agentes culturais de 92 municípios.

Foto: Caru Ribeiro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A Tocha olímpica vai passar na sua Cidade. Participe!

A Tocha olímpica vai passar na sua Cidade. Participe!
Prezado,

Você já indicou aquela pessoa que faz a diferença na sua vida ou na sua comunidade? Já pensou como seria bacana ter uma pessoa da sua instituição, um amigo ou parente conduzindo a Tocha Olímpica? 

O prazo de indicação de Condutores do Revezamento da Tocha Olímpica foi prorrogado até o dia 25/10/2015. Você pode indicar direto do facebook ou no site http://www.rio2016.com/revezamento-da-tocha

Apresentação do Projeto de Revezamento da Tocha Rio 2016-pdf

Fonte:Céres Possebon / Parceria Ilimitada

Convocação do Exército Brasileiro aos reservistas



MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
C M L - 1ª DE - 4ª BDA INF L (MTH)
32º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE
(4ª Cia Inf AL/1870)
BATALHÃO DOM PEDRO II”


NOTA  À  IMPRENSA

Tendo em vista o Exercício de Mobilização da Reserva, este Comando solicita o apoio de VSa. no sentido de publicar nesse renomado Órgão de Comunicação, o que se segue:

EXÉRCITO CONVOCA SEUS RESERVISTAS


EXERCÍCIO DE MOBILIZAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO MILITAR

O 32º Batalhão de Infantaria Leve – BATALHÃO DOM PEDRO II, Petrópolis-RJ e o TG 01-011, Teresópolis-RJ, em cumprimento à Diretriz do Comando Militar do Leste e determinação do Comando de Operações Terrestres (COTER), através de Diretriz para a realização de Exercícios de Mobilização de organização Militar Operacional, que tem como objetivo, entre outros, manter em caráter permanente, o vínculo dos Reservistas de 1ª e 2ª categorias com a Força Terrestre, convoca os Reservistas dos anos 2011, 2012, 2013 e 2014 para o Exercício de Mobilização de Organização Militar Operacional, a realizar-se no período de 09 a 21 de novembro de 2015.

O Batalhão Dom Pedro II, juntamente com o TG de Teresópolis, expedirão e distribuirão Cartas de Chamada, aos reservistas selecionados, com explicações detalhadas sobre o Exercício de Mobilização e ainda cartas aos senhores empregadores, conscientizando-os da necessidade da liberação de seus funcionários para que cumpram, com tranquilidade, suas obrigações e deveres constitucionais.

RESERVISTA, CUMPRA COM SEU DEVER CÍVICO, SE CONVOCADO, COMPAREÇA NO DIA, HORA E LOCAL INDICADO, PERMANEÇA  EM DIA COM O SERVIÇO MILITAR.

“QUEM É DE CASA, SEMPRE VOLTA”


Petrópolis-RJ, 16 de outubro de 2015


JONAS DE OLIVEIRA SANTOS FILHO -  Ten Cel

Comandante do 32º Batalhão de Infantaria Leve

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Convite SEBRAE RJ - Semana de Tecnologia e Inovação 2015 - Eventos gratuitos

Convite SEBRAE RJ - Semana de Tecnologia e Inovação 2015 - Eventos gratuitos
Convite SEBRAE RJ - Semana de Tecnologia e Inovação 2015 - Eventos gratuitos

Maiores informações no site

Anna Carolina Plassing
Coordenação Regional Serrana II
Sebrae - Teresópolis
Av. JJ de Araújo Regadas, nº 108 - Várzea
Teresópolis - RJ CEP 25.953-040
Tel.: (21) 2643-5484

Outubro Rosa: linha 4 do Metrô promove iluminação especial- Ideia é alertar para a importância da prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: linha 4 do Metrô promove iluminação especial- Ideia é alertar para a importância da prevenção ao câncer de mama
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2015
Núcleo de Imprensa

Outubro Rosa: linha 4 do Metrô promove iluminação especial
Ideia é alertar para a importância da prevenção ao câncer de mama

A Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) está colorida de rosa. Em apoio à campanha mundial de conscientização sobre a importância dos cuidados e da prevenção ao câncer de mama, alguns elementos da obra no trajeto da nova linha ganharam iluminação.

Além da Ponte Estaiada, que liga os túneis escavados em rocha à Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, uma grua de 41 metros de altura, no canteiro da Estação Antero de Quental, no Leblon, e a Fábrica de Aduelas onde estão estocados os anéis de concreto que formam os túneis na Zona Sul, na Leopoldina, também ganharam iluminação especial. Os colaboradores da Linha 4 foram convidados ainda a usar roupas rosas.

Para o almoço, um bufê rosa, com cardápio que privilegia o tom em seus ingredientes. A equipe de medicina do trabalho também vai promover palestras, esclarecendo dúvidas sobre o autoexame, diagnóstico precoce e chances de cura para todas as mulheres que trabalham nas intervenções. A iluminação segue até o fim do mês.

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é uma obra do Governo do Estado e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão.

O projeto representa metade da malha metroviária existente no estado. É o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro e seus aproximadamente 16 milhões de habitantes ganharão com os Jogos Olímpicos do ano que vem. Com a nova linha, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.

Foto: Katerine Almeida
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

3º Encontro de Vinil em Nova Friburgo RJ está marcado para novembro

3º Encontro de Vinil em Nova Friburgo RJ está marcado para novembro
3º Encontro de Vinil em Nova Friburgo está marcado para novembro

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro) e ao 9º aniversário do site Culturanf (6 de novembro), o 3º Encontro de Vinil em Nova Friburgo já tem data marcada: 7 de novembro, sábado, das 11h às 20h, na Usina Cultural Energisa (entrada pela Rua Dante Laginestra).

Para aqueles que desejam reviver os tempos de ouro dos discos, o 3º Encontro de Vinil tem o objetivo de reunir os adoradores, colecionadores, além de dar a chance de compra, venda e troca dos famosos bolachões. O evento é um bom espaço para interação entre aqueles que lembram com carinho dos tempos do vinil. Durante nove horas só serão escutados discos de vinil e qualquer um poderá pedir para colocar um disco na ‘vitrola’ e relembrar uma boa música, que com certeza alegrou várias gerações.

Os interessados em vender ou trocar seus discos durante o evento devem procurar a produção o quanto antes. Um acordo de participação está sendo proposto e todos os discos devem ser catalogados e entregues à produção, preferencialmente no dia 06/11, das 13h às 18h, na Usina Cultural Energisa, pois no dia do evento, 7, não serão aceitos discos ou produtos ligados à música para a venda. Àqueles que não puderem deixar os discos no dia 6, devem entrar em contato com a produção para agendar dia (3, 4 ou 5) e horário (13h às 18h). 

A entrada do evento é gratuita, indicado para toda a família. Menores de 16 anos só serão permitidos com o responsável presente. Uma boa oportunidade de mostrar para as crianças e adolescentes o valor dos LPs. 

Os preparativos para o 3º Encontro de Vinil em Nova Friburgo estão disponíveis para os que quiserem acompanhar pelos endereços: http://encontrodevinil.blogspot.com.br ,https://www.facebook.com/encontrodevinil ou https://www.culturanf.com.br.

O evento é uma realização do site Culturanf, tendo como parceiros a Energisa, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Usina Cultural Energisa e Nova Friburgo Convention Vistors Bureau; e apoio da Cento e Dois, JKing, Marcia Sena Studio de Beleza, Cris K, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Elas Ecomodas.

Mais informações: culturanf@gmail.com, (22)98146-2493 (TIM) e (22) 99717-9067 (VIVO).

SERVIÇO
3º Encontro de Vinil em Nova Friburgo
7 de novembro de 2015 (sábado)
11h às 20h
Usina Cultural Energisa (entrada pela Rua Dante Laginestra) – Centro – Nova Friburgo/RJ
Entrada franca​

Fonte:Scheila L. Santiago/ Burburinho