Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Falta engenheiro civil no mercado

Professor Heleno da Costa Miranda
Falta engenheiro civil no mercado

O Sistema Nacional do Emprego (SINE) apontou que a carreira de Engenharia Civil está com poucos profissionais no mercado de trabalho. De acordo com o estudo, a profissão esteve em crise nas décadas de 80 e 90, e daí decorre a atual carência. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características e capacidade de carga do solo, definição dos tipos de fundação e adequação do projeto ao local. No canteiro de obras, ele chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

“O mercado do engenheiro civil inclui grandes e pequenas construtoras, companhias de infraestrutura e de saneamento, órgãos públicos, empresas de consultoria e de projetos, indústrias de diversos ramos, pesquisa e docência, além da possibilidade de ser profissional autônomo e atuar nas áreas de projetos, perícias e avaliações e execuções de obras e serviços”, explica o professor Heleno da Costa Miranda, coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

O curso de Engenharia Civil do UNIFESO articula a teoria à prática e incentiva a utilização de metodologias ativas de aprendizagem e de trabalhos colaborativos. Assim, o perfil do estudante é o de um profissional proativo, com visão econômico-social, política e ambiental, capaz de conduzir ações fundamentadas na moral e na ética. O UNIFESO possui acordos de cooperação técnica com diversas instituições, tais como o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE-UFRJ) e ainda convênios para realização de estágio com diversas empresas.

“O curso de Engenharia Civil tem como princípio, formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional e aptos a enfrentar os desafios inerentes às peculiaridades da região serrana, para tanto, formará profissionais generalistas, porém com um forte conteúdo de conhecimentos geotécnicos fundamentais para uma plena atuação”, destaca o professor Heleno da Costa Miranda.

FESO lança programa de bolsas de estudo reembolsáveis 

A Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), mantenedora do UNIFESO, está lançando para o primeiro semestre de 2016 o ProEnsino, um programa de bolsas de estudo reembolsáveis que o estudante contrata na medida de sua necessidade, sem juros.

O ProEnsino será oferecido periodicamente em edital para os cursos de graduação do UNIFESO e pode ser contratado pelo estudante desde que atendidas as normas do programa. O contrato pode ser feito no valor de 10% até no máximo de 50% da mensalidade.

Quando termina o período do contrato o estudante começa a pagar o mesmo percentual contratado, e pelo mesmo período, sobre o valor da mensalidade vigente na ocasião. O ProEnsino não tem amortização durante o período do contrato nem juros quando da restituição: o valor devido é apenas atualizado pela mensalidade em vigor no momento do pagamento. Também não há envolvimento de instituição financeira ou intermediário, o contrato é feito diretamente pelo estudante com a FESO.

Para demonstrar as vantagens do programa, na página do ProEnsino no site do UNIFESO foi disponibilizado um simulador em que o estudante informa a mensalidade de seu curso e o percentual que deseja contratar do programa, e recebe não só uma projeção dos valores da restituição mas também de quanto custaria o mesmo contrato em agente financeiro, o que inclui a cobrança de juros e outras taxas que o ProEnsino não tem. O edital para o primeiro semestre de 2016 bem como o regulamento do programa e outras informações para a contratação já estão disponíveis no site do Centro Universitário.

Vestibular de Verão ainda tem vagas

O Vestibular Agendado do UNIFESO está com inscrições abertas. Informe-se:
Vestibular e acesso pelo ENEM: (21) 2641-7006 ou <vestibular@unifeso.edu.br>
PROENSINO E FIES: (21) 2641-7118 e <beneficios@unifeso.edu.br>
PROUNI: (21) 2641-7144 e <gsecd.prouni@feso.edu.br>
Todos os editais e outras informações estão disponíveis em www.unifeso.edu.br

Fonte:GECOM - Jornalismo UNIFESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário