Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Força-tarefa combaterá o Aedes aegypti

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Força-tarefa combaterá o Aedes aegypti

Estado decretou mutirões de fiscalização em repartições públicas

Em decreto publicado no Diário Oficial de terça-feira (2/2), o governador Luiz Fernando Pezão estabeleceu que todas as repartições públicas do estado devem promover mutirões semanais para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, foi determinada a criação de uma força-tarefa envolvendo a Secretaria de Saúde e a Defesa Civil para atuar no combate ao zika vírus, dengue e febre chikungunya.

A partir do dia 18 deste mês, cerca de 600 militares do Corpo de Bombeiros vão passar a vistoriar as residências na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana II, que inclui municípios como Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, para identificar e elim inar possíveis focos do Aedes. A ação será desenvolvida com o apoio das prefeituras, que devem disponibilizar agentes de endemias para atuar em conjunto com os bombeiros. A estratégia deve acontecer até o mês de maio, quando historicamente ocorre um declínio das notificações das doenças.

“A força-tarefa vai atuar tanto na prevenção quanto no combate ao mosquito, mas sabemos que o zika vírus representa um perigo maior para as grávidas porque pode causar a microcefalia nos bebês. Uma das principais funções das equipes é identificar onde estão as gestantes da região para que possamos intensificar as ações no entorno", disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

O objetivo é que diariamente as equipes fiscalizem dois mil imóveis. Os bombeiros serão os responsáveis pela visita, orientação e eliminação dos focos, e os agentes serão acionados quando houver necessidade do tratamento com larvicidas, como por exemplo, em caixas d’água sem tampa.

“Conseguiremos fazer uma varredura territorial”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário