Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Governo do Estado do Rio inaugura Escola Técnica de Transportes

Governo do Estado do Rio inaugura Escola Técnica de Transportes
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Governo do Estado inaugura Escola Técnica de Transportes
Unidade de Deodoro é a primeira do estado especializada na área 

O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (23/2), as novas instalações da Escola Técnica de Transportes Engenheiro Silva Freire - Faetec Deodoro. A unidade é a primeira do estado especializada na área de transportes. Construída em parceria com o Comitê Rio 2016, a escola da Zona Norte do Rio recebeu investimentos de R$ 5 milhões.

– A escola de Deodoro representa uma oportunidade única para a população fluminense se capacitar, durante esse difícil momento econômico pelo qual o país passa. Acho que o caminho mais curto para sair da crise passa pelo ensino técnico e pela qualificação profissional – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Com salas climatizadas e auditório para aproximadamente 100 pessoas, a unidade formará cerca de mil alunos por ano em cursos como os de Manutenção Metroferroviária e Logística. Nos modernos laboratórios, os estudantes terão acesso a instrumentos semelhantes aos encontrados no transporte metroferroviário fluminense. Um vagão dos novos trens chineses servirá como laboratório na escola, para que os jovens tenham acesso à tecnologia de ponta em sua formação.

– Essa é uma escola que precisava do investimento que foi feito, pois forma mão de obra dos setores metroviário e ferroviário, em crescente demanda no estado, possibilitando a garantia de emprego para os profissionais – explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

O antigo espaço, próximo ao Estádio Nilton Santos (Engenhão), foi cedido para o Comitê Rio 2016, onde foi montada uma das bases de apoio para os Jogos Olímpicos. A nova unidade, mais ampla e moderna, está localizada em um terreno obtido junto à concessionária SuperVia e mantém a qualidade e o reconhecimento da premiada Escola Técnica de Transportes Engenheiro Silva Freire. Por estar próxima à oficina da empresa, a escola estará apta a formar alunos para, no futuro, atuarem na manutenção dos trens e metrôs que circulam pela cidade, inclusive os fabricados na China. 

– A parceria entre o Comitê Rio 2016 e o Governo do Estado é um significativo legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em especial para a Zona Oeste, pois os alunos terão acesso a modernas instalações e laboratórios para uma formação qualificada – disse o presidente da Faetec, Wagner Victer.

Curso de especialização

Durante a cerimônia, também foi assinado um termo de cooperação técnica de criação do primeiro curso de especialização em Manutenção de Elevadores, Escadas Rolantes e Esteiras do Rio de Janeiro, que será realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Conservação e Instalação de Elevadores do Rio (Semierj).
Fotos: Shana Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário