Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Rádios públicas farão transmissão conjunta dos desfiles na Sapucaí - Rio de Janeiro

Rádios públicas farão transmissão conjunta dos desfiles na Sapucaí - Rio de Janeiro
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 2016
Núcleo de Imprensa

Rádios públicas farão transmissão conjunta dos desfiles na Sapucaí

Equipes da Roquette Pinto, MEC e Nacional vão trabalhar juntas

Pela primeira vez no carnaval do Rio de Janeiro, os desfiles da Marquês de Sapucaí serão transmitidos por um pool de rádios públicas. As emissoras Roquette Pinto (FM 94,1), MEC (FM 99,3) e Nacional (AM 1130) farão transmissão conjunta das escolas de samba dos grupos de Acesso e Especial e das Campeãs.

De amanhã a segunda (8/2), e no sábado (13/2), a programação especial começará às 20h e terminará por volta das 6h do dia seguinte. A equipe de apresentadores, comentaristas, repórteres técnicos e produtores, incluindo aqueles que farão a interação com ouvintes e internautas, será formada por profissionais das estações.

“Reunimos amigos antigos, pessoas consagradas na cobertura de carnaval, juntamos forças e equipamentos, com uma logística e coordenação conjunta. Vamos fazer um carnaval ousado, com apenas uma cabine no Setor 1 e equipes mescladas. As rádios Roquette Pinto, MEC FM e Nacional AM vão transmitir o mesmo conteúdo”, explicou o radialista Miro Ribeiro, da 94,1 FM.

De acordo com Ribeiro, a equipe do estúdio comentará sobre as alegorias, adereços, fantasias, bateria e demais quesitos, e os repórteres descrevem o que está acontecendo no Sambódromo durante os desfiles.

“Tentaremos ser os “retratistas radiofônicos” e fazer uma fotografia do que acontece na Marquês de Sapucaí. Temos uma preocupação com os deficientes visuais e vamos tentar descrever para eles o que passa pela avenida, falando sobre cores, texturas, e descrevendo a fantasia para que façam uma formação mental do desfile”, disse Ribeiro.

A Roquette Pinto também planeja transmitir o desfile das escolas de samba mirins, a partir das 18h de terça-feira (9/2). A programação da rádio inclui a apuração das Escolas de Samba, a partir das 15h45 de quarta-feira (10/2).

Festa o ano inteiro

A Roquette Pinto foi a primeira a transmitir o ensaio técnico integralmente e, durante muito tempo, foi a única FM a falar de sambas de enredo. No Vai dar Samba, apresentado por Miro Ribeiro, o ouvinte conhece os bastidores da festa desde o lançamento do enredo e, no período dos ensaios técnicos, o estúdio do programa é transferido para a Marquês de Sapucaí.

O radialista cobre os desfiles há mais de 35 anos – antes da construção do Sambódromo e da profissionalização da festa. Há 17 anos, comanda o Vai dar Samba que vai ao ar todos os sábados, das 21h às 23h, na 94,1 FM.

“Além de falar sobre o dia a dia das escolas de samba, trazemos convidados para relembrarem histórias do carnaval. Quando comecei a acompanhar o carnaval, o sambista participava por amor e o desfile não tinha hora para acabar. Hoje, é uma festa mais profissional e regrada. Na primeira transmissão, não tínhamos cabine e ficávamos na chuva. Hoje, temos um estúdio profissional”, afirmou o apresentador.

Ribeiro foi o primeiro negro a apresentar um programa de televisão, o Operação Esporte na TV Tupi, nos anos 1980. Além do Vai dar Samba, a rádio também transmite os programas Samba de Raiz (sábados, 10h -12h), Nossa Raiz (de segunda a sábado, 0h-2h) e Eles Têm Histórias Para Contar (quartas, 15h-16h).

Foto: André Gomes de Melo
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário