Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

UNIFESO Teresópolis dá as boas-vindas aos calouros de Medicina no “Grande Acidente”

UNIFESO Teresópolis dá as boas-vindas aos calouros de Medicina no “Grande Acidente”
UNIFESO dá as boas-vindas aos calouros de Medicina no “Grande Acidente”

Na manhã de 19 de fevereiro os estudantes do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) viveram momentos de tensão e desafios. O “Grande Acidente”, tradicional atividade de boas-vindas aos ingressantes do curso testou os futuros médicos com a simulação de um ataque terrorista. Vítimas com diversos ferimentos, desde tiros, atropelamentos e perda de membros até escoriações mais leves. Tudo orientado e supervisionado por professores do UNIFESO.

A professora Cláudia Ribeiro, organizadora do evento, agradeceu a participação dos alunos e a parceria com o 16° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM). “O Grande Acidente é a primeira atividade prática de que os calouros do curso de Medicina participam. Obviamente os calouros não têm conhecimento algum, e a simulação é gravada para que a partir desse vídeo eles possam identificar o que estava errado e assim aprender a conduta, postura e técnica corretas para realizar o atendimento”.

Nesse ano o 16° GBM conquistou aplausos tanto dos participantes como dos espectadores com a demonstração de procedimentos de salvamento. “Agradeço a todos os colegas bombeiros que participaram dessa simulação, eu também sou aluno da Instituição e sei que é um incentivo tanto para mim quanto para vocês essa parceria. O Corpo de Bombeiros atuará sempre da melhor forma possível, peço também para que no futuro vocês nunca desistam de uma vítima”, disse o major-bombeiro Marcelo Abreu, que representou a 16° GBM, aos bombeiros e aos calouros.

Os feridos foram interpretados por estudantes veteranos de Medicina e de outros cursos. Para Larissa Maria Moreira, aluna do segundo período de Medicina, a atividade nunca será esquecida pelos calouros. “Quando entramos no UNIFESO não sabemos o que fazer, ajudamos com os nossos conhecimentos prévios na aflição de socorrer, e agora como ‘vítimas’ entramos no personagem e tentamos passar essa realidade e colaborar no aprendizado deles. Foi muito legal, eu adorei as duas experiências”.

O calouro Matheus Gaspar conta que ficou “perdido no início e que atividades como essas fazem a diferença na formação de um profissional qualificado”. No final do evento todos se integraram e ficaram satisfeitos por realizarem a primeira experiência prática. “O importante é agradecer o UNIFESO pela simulação, e destacar que isso ajuda quando tivermos em um ambiente mais real”, disse Matheus.
“Grande Acidente” no UNIFESO: tradicional atividade de boas-vindas testou os futuros médicos com a simulação de um ataque terrorista
16° GBM participa do “Grande Acidente” no UNIFESO: demonstração de procedimentos de salvamento
Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário