Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Centro Cultural FESO Pro Arte de Teresópolis apresenta o primeiro Café Filosófico de 2016

Café Filosófico contou com a participação do coral do Centro Cultural FESO Pro Arte
Centro Cultural FESO Pro Arte apresenta o primeiro Café Filosófico de 2016

No dia 8 de abril o Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) promoveu o primeiro Café Filosófico de 2016. Com o tema “O Amor e a Justiça: a crise e a democracia como um valor”, estudantes dos cursos de Administração e Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) puderam participar do debate e assistir à apresentação do coral do CCFP.

“É uma felicidade estar aqui com a primeira edição do Café Filosófico de 2016, neste ano com algumas mudanças, já que agora seremos itinerantes e iremos aos diversos cursos da Instituição. Agradeço a presença e o acolhimento do projeto por parte de todos. No CCFP temos diversos cursos, de variados temas para todas as pessoas e idades”, destacou a professora Michelle Bronstein, coordenadora do Centro Cultural.

O professor Leonardo Figueiredo Barbosa, coordenador do curso de Direito, analisa que “é realmente um momento democrático, participativo, de troca de opiniões e informação. Essa atividade é extremamente importante porque permite o debate entre pessoas que atuam em diferentes áreas, seja do direito, da psicologia, da filosofia, e ao mesmo tempo conversar com estudantes de todos os cursos, como também com a sociedade teresopolitana”.

Para falar sobre o tema foram convidados os professores Joaquim Humberto, do curso de Direito; Eveline Miranda, do curso de Filosofia do CCFP; Edenise Antas, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; Thaisi Bauer, do Núcleo de Direitos Humanos; e Marisa Gaudio, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Teresópolis (IBDFAM).

“Nesta edição discutimos as questões públicas e privadas, tanto as emoções e os afetos, e também de uma dada racionalidade em termos de composição da sociedade. O tema é bastante atual, pois nos fala sobre a democratização da comunidade, que é tarefa de todos nós, ou seja, não é simplesmente só pensar na forma de organização do estado, e sim de refletirmos a democratização como um valor universal no sentido de reger as nossas vidas em todas as dimensões”, explica a professora Edenise Antas.

O professor Joaquim Humberto aponta que “o tema é muito sugestivo, pois junta um sentimento como o amor, a justiça e também a democracia. Temos a ideia de que o domínio político faz parte da razão e não da emoção, como se os sentimentos estivessem excluídos desse campo. A política é considerada a arte do autocontrole e de saber negociar com partes contrárias sem tê-las como inimigas e aceitar a vitória de governos discordantes”.

Informações sobre cursos e a programação completa do Centro Cultural FESO Pro Arte nos telefones (21) 2644-5770 / 5762 ou pelo e-mail centrocultural@unifeso.edu.br.
Café Filosófico do CCFP: estudantes do UNIFESO participam de debate sobre “O Amor e a Justiça: a crise e a democracia como um valor

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário