Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Circuito de Feiras da Agricultura Familiar é levado a 4 bairros de Teresópolis com sucesso

Prefeito Mario Tricano (ao centro) com o secretário Raphael Teixeira, a engenheira agrônoma Monique Lopes e o técnico agrícola João Francisco Soares, da Emater, com agricultores do 2º e do 3º Distritos: fortalecimento da economia rural com oferta de alimentos de qualidade
Circuito de Feiras da Agricultura Familiar é levado a 4 bairros com sucesso

A oferta de mercadorias selecionadas da produção orgânica, da agricultura convencional e do artesanato rural e o contato direto entre produtores e consumidores garantiram o sucesso do projeto experimental 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Venha para a Roça’.

O público conferiu e aprovou quatro edições de feiras livres, realizadas nos dias 9, 16, 23 e 27 de abril nas praças dos Expedicionários – bairro de São Pedro, Maria Corina Paim – Barra do Imbuí, Juscelino Kubitschek – Araras, e Governador Portella – na Várzea.

Iniciativa da Emater-Rio e do Programa Rio Rural, com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Agricultura, o evento teve como proposta a criação de mais espaço de comercialização e divulgação dos produtos do campo.

Nesta quarta-feira, 27, o Prefeito Mario Tricano prestigiou o evento e cumprimentou os produtores rurais, a exemplo da visita feita à feira realizada na Barra do Imbui. “Fortalecer a agricultura familiar, gerar renda e oferecer alimentos de qualidade são as principais metas”, tornou a destacar. O secretário de Relações Comunitárias, Raphael Teixeira, também conferiu a última edição do circuito.

O público alvo atendido prioritariamente é composto por agricultoras, jovens rurais, agricultores familiares e grupos organizados em associações e cooperativas de produção e consumo.

“A receptividade da população foi muito grande. Vamos preparar um relatório com o balanço geral do circuito, que será apresentado ao Prefeito Mario Tricano. Em maio, o levantamento será levado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural com a proposta de consolidar a realização das feiras nos bairros”, explicou a engenheira agrônoma Monique Lopes, do escritório local da Emater.

De acordo com a Emater, Teresópolis conta com cerca de 3.500 agricultores familiares atuando nas atividades de olericultura e fruticultura, produção de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, criação de animais e no artesanato. 
‘Venha para a Roça’: última feira do circuito movimenta a Praça Governador Portella, na Várzea
Monique Lopes, da Emater: balanço geral do circuito de feiras será apresentado em breve
Fotos – crédito para Marcelo Roza
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário