Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Curso em Defesa Civil em Teresópolis começa dia 3 de maio

Teresópolis RJ
CURSO BÁSICO EM DEFESA CIVIL

Voltado aos potenciais agentes voluntários de defesa civil em suas comunidades, com objetivo de conscientizá-los e treiná-los nas ações relacionadas à minimização de desastres: enchentes, alagamentos, escorregamento, entre outros dentro do município de Teresópolis.
Conceituação Básica em Defesa Civil; Estruturação e missões do órgão municipal de defesa civil; Conceitos básicos de desastres e suas consequências; Noções de sistema de monitoramento, alerta e alarme, meteorologia, abrigo temporário, reconhecimento de área de risco, relações humanas e resposta em incêndio e primeiros socorros.

Visa atender a demanda existente em nosso município no tocante à capacitação em Defesa Civil, de forma a atingir uma quantidade de pessoas que vivem em comunidades das áreas de riscos, além de abordar temas especificamente voltados para os problemas de nosso município.

INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrerão de forma presencial, na Secretaria Municipal de Defesa Civil, ou por meio virtual acessando www.dcteresopolis.blog.br/cbedc.asp. Poderão se inscrever e participar do curso moradores de Teresópolis para atuarem dentro de suas comunidades, maiores de 18 anos, de posse de cópia de documento de identidade com foto e original, comprovante de residência, atestado médico no último dia para as atividades práticas, preencher e assinar a ficha de inscrição, no período compreendido entre os dias 25 a 29 de abril.


MÓDULO I – INTRODUÇÃO E CONCEITOS GERAIS (3h) 03/05/16
- Recepção e boas vindas aos alunos, Aula inaugural;
- Histórico, Legislação, Conceituação Básica em Defesa Civil, Defesa Civil de Teresópolis, Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação, Introdução à percepção de risco, Conceitos básicos de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco.
- Desastres naturais, tecnológicos, sociais, biológicos e mistos, Conceito de desabrigado e desalojado, Abrigo temporário, As especificidades de um abrigo: recepção, triagem, atividades educativas e recreativas;


MÓDULO II – PERCEPÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS, GEOLÓGICOS E ESTRUTURAIS (3h) 05/05/16
- Introdução à prevenção de desastres, Tipologia, cenários, indicadores, critérios, Identificação e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações;
- Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos, Principais estruturas da construção, Noções de sintomas e falhas nas estruturas.

MÓDULO III – METEOROLOGIA E MONITORAMENTO (3h) 10/05/16
- Introdução à meteorologia e monitoramento, Monitoramento de cheias;
- Operacionalização do sistema de alerta e alarme.

MÓDULO IV – SISTEMA DE ALERTA E ALARME, COMBATE À INCÊNDIO, SALVAMENTO E PRIMEIROS SOCORROS (3h) 12/05/16
- Combate a incêndio;
- Salvamento, Primeiros socorros;
- Encerramento.

Novo endereço:
Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis
Av. Rotariana, 1595/2º andar (Centro de Informações Turísticas de Teresópolis)
Soberbo - Teresópolis, Rio de Janeiro – CEP: 25960-600
Telefones: (21) 2741-1970 / 2742-7025 – Em caso de emergência ligue 199

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário