Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Software do UNIFESO agiliza combate à dengue em Teresópolis

VigDengue: software do UNIFESO é utilizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde
Software do UNIFESO agiliza combate à dengue em Teresópolis

O combate à dengue em Teresópolis está contando com o apoio de um programa de computador desenvolvido pelo Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) que garante maior eficiência aos trabalhos. O software chamado VigDengue consegue realizar uma avaliação mais completa sobre as áreas em que há notificações, proporcionando agilidade às ações para conter o avanço da doença. Diante do aumento expressivo no número de casos suspeitos, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde considera esse auxílio fundamental.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é a única ferramenta que o Ministério da Saúde oferece aos municípios e estados para que sejam registrados os casos suspeitos de dengue, porém não disponibiliza a pesquisa e o acompanhamento de dados que o VigDengue permite.

“Pelo Sinan só conseguimos tirar listagem com nomes, mas com o Vigdengue podemos filtrar por bairro, por idade e até os sintomas, porque às vezes temos fichas que não se enquadram em casos suspeitos e o programa sinaliza. Ele direciona o que é preciso fazer, e nos indica a necessidade de capacitar a primeira assistência, caso não estejam sabendo identificar a dengue”, explicou Benisia Maria Barbosa Cordeiro, enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica.

“O VigDengue atende muito bem às nossas necessidades. Eu não vejo nenhum dado a mais que pudesse ser inserido para a nossa realidade, ele atende a tudo. Nós conseguimos saber imediatamente os números da dengue, focos, se é da cidade ou se não é. Alimentando o programa, ele dá conta de tudo e em gráficos, o que torna muito mais fácil a compreensão dos dados”, destacou Rodrigo Couto, diretor do Departamento de Higiene e Saúde Coletiva (DHSC).

O programa foi idealizado por Leonardo de Oliveira Jasmim, ex-aluno do curso de Ciência da Computação do UNIFESO, que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde e verificou a necessidade de um sistema para agilizar o trabalho dos profissionais que tinham dificuldades em gerar relatórios com o grande número de tabelas e planilhas separadas.

“Analisamos nas fichas o que seria mais importante para formar indicadores de epidemiologia para apontar atitudes ou sinalizar para o gestor e fomos acrescentando. Ele foi feito na prática, desenvolvido em meio ao trabalho e ajuda a encaminhar a ação certa em cada caso”, afirmou a enfermeira Benísia Cordeiro.

O VigDengue está em uso pelos técnicos municipais desde 2014, através de uma parceria com o UNIFESO, permitindo o acompanhamento com informações mais precisas e com o apoio de gráficos. Os membros da Vigilância Epidemiológica consideram que o programa deixa Teresópolis à frente da maioria dos municípios do Brasil em relação ao combate à dengue.

Fonte:Unifeso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário