Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Vacinação contra a gripe será antecipada no Rio de Janeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 12 de abril de 2016
Núcleo de Imprensa

Vacinação contra a gripe será antecipada no Rio
Vacinas estarão disponíveis para gestantes, crianças e pacientes renais crônicos a partir de 25 de abril

O início da vacinação contra a gripe será antecipado para o dia 25 de abril, em todo o Estado do Rio de Janeiro, para gestantes e crianças com idades a partir de seis meses e menores de 5 anos, além de pacientes renais crônicos. A determinação do secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., visa antecipar, de forma preventiva, a imunização destes grupos, que estão entre os prioritários para a campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

- Estamos atentos ao aumento do número de casos de H1N1 no estado e, embora o panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização destes grupos específicos pede prioridade, uma vez que são os que apresentam maior vulnerabilidade às complicações que a gripe pode causar. Essa antecipação é uma medida preventiva que estamos adotando - explicou o secretário de Saúde.

A partir de 30 de abril, a campanha nacional de vacinação terá início em todo o país. No Estado do Rio, cerca de 4 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. A Secretaria de Saúde espera imunizar pelo menos 80% destes grupos, que incluem, além de gestantes, crianças e pacientes portadores de doenças crônicas, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde.

A previsão é de que a campanha nacional ocorra até o dia 20 de maio. No Rio, serão mais de 3 mil postos de saúde municipais atuando na distribuição da vacina, nas 92 cidades fluminenses. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

- É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura, eficaz e protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive o H1N1 - afirmou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Tire as suas dúvidas

O que é Influenza?

É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada. Caracteriza-se por sintomas como febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura aproximadamente uma semana.

Transmissão

Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda por meio indireto pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Como se prevenir

Manter as mãos sempre limpas; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Não compartilhar objetos de uso pessoal; e Manter os ambientes bem ventilados.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário