Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Livro traz mapeamento de plantas do Rio de Janeiro

Livro traz mapeamento de plantas do Rio de Janeiro
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Núcleo de Imprensa
Livro traz mapeamento de plantas do Rio

Bioma da Mata Atlântica concentra grande número de espécies ameaçadas

Um guia, chamado de Livro Vermelho, com lançamento previsto para dezembro, vai reunir as espécies de plantas ameaçadas de extinção no Estado do Rio. O mapeamento, que segue metodologia internacional, é feito pela Secretaria do Ambiente em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Centro Nacional de Preservação da Flora (CNC Flora).

O anúncio foi feito durante a Primeira Oficina para a Preservação da Flora Ameaçada de Extinção do Estado do Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Botânica Tropical, realizada na semana passada.

O bioma Mata Atlântica tem o maior número de espécies, mas são as com maior potencial de extinção no país, sendo os segmentos de manguezal e restinga os mais vulneráveis.

Colaboração

– A grande descoberta desse trabalho em parceria com o Jardim Botânico é que, entre as bilhões de espécies que têm no Planeta Terra, 905 só existem aqui no território fluminense. Algumas dessas espécies, consideradas extintas há 150 anos, foram redescobertas em unidades de conservação – disse o secretário do Ambiente, André Correa.

A cooperação entre o Instituto Jardim Botânico e a Secretaria do Ambiente vai possibilitar ainda o lançamento do Procura-se, ferramenta interativa na qual o visitante poderá fotografar e registrar uma espécie, com intuito de descobrir se está em extinção ou, caso ela seja inédita, colaborar com a lista da flora endêmica ameaçada.

Foto: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário