Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Novas técnicas aquecem fruticultura na Região Serrana

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 23 de junho de 2016
Núcleo de Imprensa

Novas técnicas aquecem fruticultura na Região Serrana
Estado e instituições parceiras promovem a experimentação de espécies frutíferas

Na Região Serrana do Rio de Janeiro, agricultores experimentam bons resultados na produção de frutas, graças a pesquisa que alia a fruticultura à preservação ambiental. Financiada pela Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), a iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Pesagro-Rio e a Emater-Rio, com o apoio da Defesa Agropecuária e dos programas Frutificar e Rio Rural, da Secretaria de Agricultura.

Em uma primeira fase, foram introduzidas diferentes espécies de frutas em propriedades rurais, por meio de Unidades de Pesquisa Participativa. Os produtores que integram a pesquisa foram selecionados pelos extensionistas, que também acompanham todas as fases do processo produtivo das variedades testadas. Na unidade de pesquisa, os agricultores são os responsáveis pelo cultivo de diversas espécies frutíferas, observando as mais adaptadas às condições locais.

– Os resultados preliminares indicam que as variedades de laranja e tangerina mostraram-se produtivas e com frutos de bom padrão comercial – disse o pesquisador Alcílio Vieira.

A segunda parte do projeto já está em fase final de implantação, com a introdução de novas mudas de frutas. Na cidade de Petrópolis, por exemplo, o plantio de espécies como abacate, banana, castanha portuguesa, goiaba, graviola e citros prossegue este mês.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário