Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Semana da Cidadania lança Concurso de Desenho e Redação em Teresópolis

Paulo Colombo, membro do Observatório Social, destaca que a Semana da Cidadania visa aproximar a comunidade e a gestão pública, além de estimular o resgate de valores cívicos
Semana da Cidadania lança Concurso de Desenho e Redação

Idealizadora do projeto, CGU busca despertar o interesse por controle social, ética e cidadania

Teresópolis, 3 de junho de 2016 - O Observatório Social de Teresópolis firmou parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União), idealizadora do 8º Concurso de Desenho e Redação, com o tema ‘Um por todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania’. A iniciativa integra a Semana da Cidadania (30/05 a 04/06), que conta com o apoio da Prefeitura, e foi lançada nesta quinta-feira, dia 2, no Teatro Municipal.

Durante o evento, a pedagoga Marly Draeger fez uma palestra sobre Ética e Cidadania. “A vida toda lecionei fundamentalmente sobre ética. Escrevi alguns livros sobre o assunto e hoje vou pontuar sobre a diferença entre ética e moral. O objetivo é estimular os participantes a refletirem se eles se comportam como cidadãos. Se têm atitudes voltadas para o bem-estar social. Vou falar ainda sobre papel da escola nesse contexto”. 

A Secretária M. de Educação, Eveline Cardoso, destacou a importância do papel do Observatório nas ações de fiscalização dos atos públicos e no incentivo à consciência cidadã. “É de grande interesse da Prefeitura e da Secretaria que o trabalho do Observatório seja divulgado, não só hoje, com a presença dos diretores das escolas para o lançamento do concurso, mas também pela relevância do acompanhamento em relação à transparência das ações do Poder Público. E que a comunidade, através das escolas, seja estimulada a participar também desse movimento”, frisou Eveline.

De acordo com Paulo Colombo, membro do Observatório Social, a Semana da Cidadania - ‘Saber Respeitar e Conviver é uma Arte!’ visa aproximar a comunidade e a gestão pública, além de estimular o resgate de valores cívicos. Além disso, é uma oportunidade de divulgar o trabalho que é feito pela organização. “Aproveitamos a campanha para levar ao conhecimento da população quem é o Observatório. Mostrar o nosso trabalho e despertar a consciência cidadã, destacando os direitos e deveres de todos”.

A analista de Finanças e Controle do Núcleo de Prevenção da Corrupção e Ouvidoria da CGU/RJ, Carla Arede, explicou como funciona o concurso, que acontece em parceria com o Instituto Mauricio de Souza. “Os alunos do 1º ao 5º ano concorrem com desenhos sobre o tema e os estudantes do 6º ao 9º e também do EJA vão redigir uma redação. As três escolas que melhor mobilizarem os alunos com relação à execução dos trabalhos também serão premiadas”, frisou Carla Arede.

A entrega dos trabalhos será feita em setembro e a previsão é de que o resultado final seja divulgado em novembro deste ano. Mais informações sobre o concurso podem ser conferidas através do site www.portalzinho.cgu.gov.br.
 Carla Arede, analista do CGU/RJ, explica que o concurso é voltado para os alunos do Ensino Fundamental
Eveline Cardoso, secretária de Educação, destaca a importância do papel do Observatório nas ações de fiscalização dos atos públicos e no incentivo à consciência cidadã
Marly Draeger, pedagoga, ministra uma palestra sobre Ética e Cidadania
Fotos: Marcelo Roza
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário