Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Teresópolis se prepara para receber o Gastro Beer

Teresópolis se prepara para receber o Gastro Beer
Teresópolis se prepara para receber o Gastro Beer

Foi realizada na manhã do dia, 20, no Hotel Intercity, em Agriões, a apresentação do Projeto Gastro Beer, evento já consolidado no Rio de Janeiro e previsto para acontecer em Teresópolis nos dias 18 e 19 de junho no Golf Club, situado no bairro do Golfe.

A realização do evento Gastro Beer - Edição Teresópolis - é da produtora A aposta e contará com 57 expositores, sendo 30 cervejeiros e 27 bikes e food trucks.

Conduzida pelas diretoras da empresa organizadora, Ana Paula Gomes e Adriana Jordan, a explanação do projeto foi acompanhada pelo secretário de Turismo, Elias Martins, pela subsecretária de Cultura, Cléo Jordão, e por representantes da ACIAT, SEBRAE, Teresópolis Convention Visitors Bureau e do Polo Teresópolis. 

Gastro Beer

O Gastro Beer é um evento para que famílias e amigos possam passar um dia divertido, oferecendo uma variedade de pratos gourmet servidos por alguns dos melhores chefs e quituteiros do Brasil. Sanduíches, crepes, tapiocas e comida italiana, mexicana e americana até os mais saborosos doces poderão ser apreciados no evento.

Com entrada gratuita, o Gastro Beer oferece lazer, diversão e cultura, reunindo o melhor da gastronomia e do universo das cervejas especiais, acompanhadas de ocupações artísticas.
Previsto para acontecer em Teresópolis nos dias 18 e 19 de junho no Golf Club, situado no bairro do Golfe

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

33 anos da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis

33 anos da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis
Exposição marca aniversário da Soarte

No dia 6 de maio, às 19h, será lançada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, exposição comemorativa dos 33 anos de fundação da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis, com participação de obras de 30 artistas. 

A mostra ficará aberta ao público até o dia 3 de junho, de segunda a sexta, das 10h à 18h, e aos sábados, das 10h às 12h.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cultura de Raiz e Música na Matriz no domingo, 1º de maio

Cultura de Raiz e Música na Matriz no domingo, 1º de maio
Domingo é dia de Cultura de Raiz e de Música na Matriz

Dois eventos da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, vão movimentar o próximo domingo, dia 1º de maio, com entrada franca. A partir das 10h, a 5ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – Temporada 2016 vai agitar o auditório da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras). Contação de causos, declamação de poesias e moda de viola, entre outros ritmos, fazem parte das apresentações do encontro, criado para valorizar a música do homem do campo e resgatar os artistas populares. 

Às 16h, a Orquestra Tocando a Vida, com regência do maestro Israel Menezes, será a atração do Projeto Música na Matriz, na Igreja de Santa Teresa (Praça Balthasar da Silveira, na Várzea). No programa, obras de Bach, Mozart, Brahms e Lennon/McCartney. O evento visa valorizar e difundir a música erudita e popular, facilitando o acesso do público a concertos de qualidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Ação cultural dia 30/04 em Teresópolis pelo Dia Internacional da Dança

Ação cultural dia 30/04 em Teresópolis pelo Dia Internacional da Dança
Ação cultural pelo Dia Internacional da Dança

Uma ação cultural neste sábado, 30, das 14h às 17h, no sinal de trânsito da Av. J. J. de Araújo Regadas, na Várzea, vai homenagear o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril. É o projeto "Quem Dança é Mais Feliz", uma realização do Grupo Dançarte, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Idealizado pelas professoras Hebe Otto e Rafaela Ribeiro, o projeto contará com apresentação do Grupo Dançarte, Academia Arte e Movimento, Dança de Salão Elaine Melo, Núcleo de Dança e de alunas de Ballet da Casa de Cultura Adolpho Bloch. 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Evento com troféu no Dia do trabalho em Teresópolis

Evento com troféu no Dia do trabalho em Teresópolis
Gostaríamos de convidá-lo(a) para o evento em comemoração do Dia do Trabalho, onde haverá entrega de troféus aos homenageados e um recepção com coffee break. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e acontecerá no dia 1º de maio no Auditório do CEAC, na Praça Santa Teresa, a partir das 09h.

Segue anexo o convite.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária

Vereadores de Teresópolis criticam condições precárias no atendimento em saúde do Município

Vereadores de Teresópolis criticam condições precárias no atendimento em saúde do Município
Vereadores de Teresópolis criticam condições precárias no atendimento em saúde do Município

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teresópolis dessa terça-feira, 26.04, o vereador Daponte (PSDB) denunciou a situação precária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bom Retiro. De acordo com o vereador, há denúncias de que o ar condicionado não está funcionando na Unidade e os familiares precisam comprar medicamentos necessários para o paciente. “Eu não sei se é até caso de abrir uma CPI da Saúde. Peço a todos os vereadores para sentar e conversar sobre isso, porque a situação está cada vez mais crítica”, alertou.

O vereador Dr. Antônio Francisco (PDT) ressaltou a dificuldade dos profissionais de saúde em tentar trabalhar nestas condições. “A UPA está jogada às traças em termo de material de consumo, remédios, e de material de limpeza. Os profissionais estão lá, prestando serviço, mas sem condições de prestar o serviço adequadamente. No Posto Dr. Eitel Abdallah, no bairro São Pedro, estão faltando medicamentos e insumos elementares para prestar um atendimento. Não tem soro, remédio para febre, material para curativo, insumos básicos para o atendimento em saúde. Se nós não sabemos o que está acontecendo é motivo para abrir uma investigação”, defendeu.

O vereador Cláudio Mello (PT) relatou ter recebido ligação de uma médica (do Posto Posto Dr. Eitel Abdallah) pedindo ajuda à Câmara porque está faltando o básico: soro, Plasil.

O vereador Dr. Habib (PDT) pediu para cobrar de todos os governos. “Tem que cobrar do Governo Federal, do Governo Estadual e a UPA sempre funcionou quando estava à disposição dos Governos. Infelizmente, o Brasil parou. Acusar é muito fácil, vamos ver solução.”

O vereador Dr. Carlão (PMDB) citou o posto de saúde no interior. “Recebi a denúncia de uma senhora que não há medicamentos no Posto em Venda Nova. Peço uma atenção especial do secretário de Saúde e do prefeito. A situação está insustentável. Fui à UPA, tinha médico e não tinha medicamento. É uma situação de calamidade pública”, alertou.

Teresópolis pode perder prédio concedido à Secretaria de Turismo

O presidente, Maurício Lopes (PHS), alertou o Executivo sobre o uso indevido do prédio localizado no Soberbo pela Defesa Civil Municipal. Segundo Maurício Lopes (PHS), o imóvel pertence ao Banco Bradesco e foi cedido para uso específico da Secretaria Municipal de Turismo, onde funciona o Centro de Informações Turísticas de Teresópolis. No dia 20 de abril último, a prefeitura comunicou o funcionamento da Secretaria Municipal de Defesa Civil no mesmo local. “A ocupação irregular daquele espaço pode levar à revogação desta doação feita ao Município. Teresópolis pode perder um espaço tão importante, principalmente para o turismo. É necessário rever urgentemente esta decisão”, alertou o presidente da Câmara.
Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

​Estado do Rio recorre ao STF contra o arresto nas contas de verbas “carimbadas”

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 27 de abril de 2016
Núcleo de Imprensa

​Estado recorre ao STF contra o arresto nas contas de verbas “carimbadas”

Recurso destaca que os valores não podem ser utilizados para pagamento de pessoal

O governo do Rio recorreu, nesta quarta-feira (27/4), no Supremo Tribunal Federal (STF), da decisão que determinou o arresto nas contas bancárias vinculadas a convênios e de fundos com destinação legal que não podem ser utilizadas para pagamento de pessoal.

Por proibição legal e contratual, os recursos depositados nas contas específicas, em parte provenientes de empréstimos obtidos junto a organismos nacionais e internacionais para execução de obras e programas sociais, como, por exemplo, a ampliação de rede de saneamento básico e reforma de escolas, não podem ser empregados para pagamento de pessoal.

No recurso, o governo ressalta que a utilização indevida dessas verbas afeta a obtenção de novos recursos, importa na aplicação de sanções financeiras e agrava a já difícil situação financeira do Estado.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Prefeitura de Teresópolis inicia vacinação contra gripe: Primeira semana é voltada para gestantes, crianças e pacientes renais crônicos

Mariana Abrantes e o marido João Felipe cumprem o compromisso de vacinar o filho Miguel, de seis meses
Prefeitura inicia vacinação contra gripe: Primeira semana é voltada para gestantes, crianças e pacientes renais crônicos

‘Dia D’ será neste sábado, 30, nas unidades de saúde, na praça da Matriz de Santa Teresa e na Feirinha do Alto

A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira, 25, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe para gestantes, crianças de seis meses até menores de cinco anos e pacientes renais crônicas, conforme definido pelo Ministério da Saúde. A partir deste sábado, 30, ‘Dia D’ da campanha, idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pacientes de outras doenças crônicas também começam a ser imunizados.

A meta é vacinar 80% do público-alvo, ou seja, 40.915 pessoas. A vacina oferecida pelo SUS é a trivalente, ou seja, protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e a Influenza B.

O Secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, esteve no CES (Centro de Saúde Armando de Sá Couto), na Várzea, para acompanhar o primeiro dia da ação. “Começamos hoje a vacinação e estaremos realizando esse trabalho até o dia 22 de maio. Esperamos imunizar o maior número de pessoas possível”.

A Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar, também esteve no CES e ressaltou a importância de todas as pessoas que se encontram no grupo determinado pelo Ministério da Saúde se imunizarem, pois entre os benefícios está a redução do número de internações por complicações de gripe.

Mariana Abrantes levou o filho Miguel, de seis meses, para vacinar já no primeiro dia da campanha. “Eu valorizo muito esse trabalho da Saúde porque existem tantas doenças que podem se tornar graves epidemias. Além disso, fico de olho nas datas que o meu filho precisa ser imunizado e cumpro todas as vacinas previstas”, comentou a jornalista.

A Secretaria Municipal de Saúde fechou parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Centena (Centro Técnico de Ensino na área de Saúde e Profissionalizante) para que alunos do período final do curso de Técnico em Enfermagem também atuem durante a campanha de vacinação. A participação contará como atividade de estágio.

30 de abril: ‘Dia D’

O ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Contra a Influenza acontece neste sábado, 30 de abril, em todas as unidades de saúde do município e também contará com ações especiais na Praça da Matriz de Santa Teresa, no Centro, e na Feirinha do Alto, das 8h às 17h.
Crianças e gestantes são imunizadas no CES, na Várzea
Alunos do período final do curso de Técnico em Enfermagem do Senac e do Centena também vão atuar durante a campanha de vacinação e a participação contará como atividade de estágio
Locais de Vacinação

Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto, na Várzea, e SPA Dr. Eitel Haje, em São Pedro.

Interior: PSFs de Vargem Grande e de Venda Nova; unidades de saúde de Bonsucesso, Vieira, Pessegueiros e de Volta do Pião/Água Quente.
Secretário de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, Daurema Docasar, coordenadora de Imunização da Secretaria, e Roberto Bosi, diretor Administrativo do CES, acompanham o primeiro dia da campanha no posto

Fotos: Marcelo Roza
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Dia D' neste sábado, dia 30. Campanha de vacinação Contra Gripe em Teresópolis

Dia D' neste sábado, dia 30. Campanha de vacinação Contra Gripe em Teresópolis
Começa neste sábado,30 de abril de 2016,a Campanha de vacinação Contra Gripe H1N1, N3N2 , e INFLUENZA B ,no ano de 2016 em Teresópolis

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Curso em Defesa Civil em Teresópolis começa dia 3 de maio

Teresópolis RJ
CURSO BÁSICO EM DEFESA CIVIL

Voltado aos potenciais agentes voluntários de defesa civil em suas comunidades, com objetivo de conscientizá-los e treiná-los nas ações relacionadas à minimização de desastres: enchentes, alagamentos, escorregamento, entre outros dentro do município de Teresópolis.
Conceituação Básica em Defesa Civil; Estruturação e missões do órgão municipal de defesa civil; Conceitos básicos de desastres e suas consequências; Noções de sistema de monitoramento, alerta e alarme, meteorologia, abrigo temporário, reconhecimento de área de risco, relações humanas e resposta em incêndio e primeiros socorros.

Visa atender a demanda existente em nosso município no tocante à capacitação em Defesa Civil, de forma a atingir uma quantidade de pessoas que vivem em comunidades das áreas de riscos, além de abordar temas especificamente voltados para os problemas de nosso município.

INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrerão de forma presencial, na Secretaria Municipal de Defesa Civil, ou por meio virtual acessando www.dcteresopolis.blog.br/cbedc.asp. Poderão se inscrever e participar do curso moradores de Teresópolis para atuarem dentro de suas comunidades, maiores de 18 anos, de posse de cópia de documento de identidade com foto e original, comprovante de residência, atestado médico no último dia para as atividades práticas, preencher e assinar a ficha de inscrição, no período compreendido entre os dias 25 a 29 de abril.


MÓDULO I – INTRODUÇÃO E CONCEITOS GERAIS (3h) 03/05/16
- Recepção e boas vindas aos alunos, Aula inaugural;
- Histórico, Legislação, Conceituação Básica em Defesa Civil, Defesa Civil de Teresópolis, Problemas que envolvem a comunidade e possibilidades de atuação, Introdução à percepção de risco, Conceitos básicos de Ameaça, Vulnerabilidade e Risco.
- Desastres naturais, tecnológicos, sociais, biológicos e mistos, Conceito de desabrigado e desalojado, Abrigo temporário, As especificidades de um abrigo: recepção, triagem, atividades educativas e recreativas;


MÓDULO II – PERCEPÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS, GEOLÓGICOS E ESTRUTURAIS (3h) 05/05/16
- Introdução à prevenção de desastres, Tipologia, cenários, indicadores, critérios, Identificação e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações;
- Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos, Principais estruturas da construção, Noções de sintomas e falhas nas estruturas.

MÓDULO III – METEOROLOGIA E MONITORAMENTO (3h) 10/05/16
- Introdução à meteorologia e monitoramento, Monitoramento de cheias;
- Operacionalização do sistema de alerta e alarme.

MÓDULO IV – SISTEMA DE ALERTA E ALARME, COMBATE À INCÊNDIO, SALVAMENTO E PRIMEIROS SOCORROS (3h) 12/05/16
- Combate a incêndio;
- Salvamento, Primeiros socorros;
- Encerramento.

Novo endereço:
Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis
Av. Rotariana, 1595/2º andar (Centro de Informações Turísticas de Teresópolis)
Soberbo - Teresópolis, Rio de Janeiro – CEP: 25960-600
Telefones: (21) 2741-1970 / 2742-7025 – Em caso de emergência ligue 199

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Circuito de Feiras da Agricultura Familiar é levado a 4 bairros de Teresópolis com sucesso

Prefeito Mario Tricano (ao centro) com o secretário Raphael Teixeira, a engenheira agrônoma Monique Lopes e o técnico agrícola João Francisco Soares, da Emater, com agricultores do 2º e do 3º Distritos: fortalecimento da economia rural com oferta de alimentos de qualidade
Circuito de Feiras da Agricultura Familiar é levado a 4 bairros com sucesso

A oferta de mercadorias selecionadas da produção orgânica, da agricultura convencional e do artesanato rural e o contato direto entre produtores e consumidores garantiram o sucesso do projeto experimental 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Venha para a Roça’.

O público conferiu e aprovou quatro edições de feiras livres, realizadas nos dias 9, 16, 23 e 27 de abril nas praças dos Expedicionários – bairro de São Pedro, Maria Corina Paim – Barra do Imbuí, Juscelino Kubitschek – Araras, e Governador Portella – na Várzea.

Iniciativa da Emater-Rio e do Programa Rio Rural, com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Agricultura, o evento teve como proposta a criação de mais espaço de comercialização e divulgação dos produtos do campo.

Nesta quarta-feira, 27, o Prefeito Mario Tricano prestigiou o evento e cumprimentou os produtores rurais, a exemplo da visita feita à feira realizada na Barra do Imbui. “Fortalecer a agricultura familiar, gerar renda e oferecer alimentos de qualidade são as principais metas”, tornou a destacar. O secretário de Relações Comunitárias, Raphael Teixeira, também conferiu a última edição do circuito.

O público alvo atendido prioritariamente é composto por agricultoras, jovens rurais, agricultores familiares e grupos organizados em associações e cooperativas de produção e consumo.

“A receptividade da população foi muito grande. Vamos preparar um relatório com o balanço geral do circuito, que será apresentado ao Prefeito Mario Tricano. Em maio, o levantamento será levado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural com a proposta de consolidar a realização das feiras nos bairros”, explicou a engenheira agrônoma Monique Lopes, do escritório local da Emater.

De acordo com a Emater, Teresópolis conta com cerca de 3.500 agricultores familiares atuando nas atividades de olericultura e fruticultura, produção de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, criação de animais e no artesanato. 
‘Venha para a Roça’: última feira do circuito movimenta a Praça Governador Portella, na Várzea
Monique Lopes, da Emater: balanço geral do circuito de feiras será apresentado em breve
Fotos – crédito para Marcelo Roza
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Turismo recebe diretores do Centro Excursionista Teresopolitano

Fabiano Basílio, Leandro Nobre, secretário de Turismo Elias Martins e Maicon Rocha: parceria pela produção do mapa de trilhas de Teresópolis
Turismo recebe diretores do Centro Excursionista Teresopolitano

Nesta quarta-feira, 27 de abril, o secretário de Turismo, Elias Martins, recebeu o presidente do CET – Centro Excursionista Teresopolitano, Leandro Nobre, acompanhado pelo diretor de Trilhas, Fabiano Basílio, e o diretor Financeiro, Maicon Rocha. 

O secretário expôs aos diretores a necessidade de se elaborar um mapa com as principais trilhas do município. Isso porque os trilheiros têm uma grande estrutura oferecida pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com condutores e mapas; porém, as trilhas que ficam fora do perímetro do PARNASO ainda não foram incluídas em um guia oficial. 

“Ficou então acertado que o CET oferecerá as informações necessárias para que nós possamos confeccionar um mapa, incluindo os condutores autorizados pela entidade”, informou o secretário Elias Martins. 

Na ocasião, o CET demonstrou interesse em realizar, em parceria com a Secretaria de Turismo, um curso para condutores de trilhas, o que será viabilizado nos próximos meses. 

Fundado em 1998 e filiado à Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, o Centro Excursionista Teresopolitano é a única entidade representante oficial do Montanhismo em Teresópolis. 

Foto – crédito Divulgação/SecTur
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Empresa Júnior do UNIFESO Teresópolis auxilia contribuintes na declaração do Imposto de Renda

Empresa Júnior do UNIFESO Teresópolis auxilia contribuintes na declaração do Imposto de Renda
Empresa Júnior do UNIFESO auxilia contribuintes na declaração do Imposto de Renda

Estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), ligados à Fácil Consultoria Empresa Júnior, realizaram atendimentos gratuitos à população na Feirinha do Alto, no dia 17 de abril, para esclarecer dúvidas e realizar o preenchimento e envio eletrônico da Declaração do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física.

O atendimento transcorreu de forma tranquila, das 9 horas da manhã até as 5 da tarde, sem interrupção, com o total de 25 pessoas que tiveram as declarações preenchidas e enviadas e mais 20 pessoas que procuraram o serviço prestado pelos estudantes apenas para tirar dúvidas.

“Esse trabalho começou há cerca de 15 anos, inicialmente com o intuito de dar assessoramento aos feirantes e acabou por se tornar uma atividade relevante de Responsabilidade Social do UNIFESO de que muito nos orgulhamos de fazer parte. Nunca deixei de participar de nenhuma edição em todos estes anos”, destacou a professora Telma Freitas, supervisora da Fácil Consultoria para a área Contábil.

Os 17 estudantes que participaram como voluntários da atividade cursam do 6º ao 8º período dos dois cursos e se revezaram em dois turnos, todos demonstrando muita satisfação por ter a oportunidade de exercitar a prática daquilo que estudam.

“Para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, fazer o IRPF é uma chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, sejam eles de natureza contábil, jurídica ou outra. É uma oportunidade de se reafirmar os conhecimentos e ainda fazer uma boa ação para a comunidade, unindo-se o UNIFESO com a sociedade à sua volta”, explicou o estudante Jancier de Melo, presidente da Fácil Consultoria.

“É um excelente trabalho porque contribui muito com esse lado social. É importante esse apoio junto à população. Todo ano venho aqui fazer a declaração com eles. É muito tranquilo, são muito atenciosos, explicam tudo direitinho, todo o processo e se alguém tem alguma dúvida eles tiram na hora e ajudam todo mundo”, elogiou o analista de sistemas Marcio Quirino.

A atividade foi criada a partir de uma iniciativa da Fácil Consultoria junto às coordenações dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis com o intuito primário de assessorar os expositores da Feirinha na organização de suas prestações de contas junto à Receita Federal, mas ao longo dos anos o trabalho passou a ser aberto para a comunidade em geral como acontece atualmente.
Declaração do Imposto de Renda: estudantes do UNIFESO em atendimento na Feirinha do Alto

Fonte:Unifeso Jornalismo

Circuito de agroturismo religioso aquece economia do interior

Circuito de agroturismo religioso aquece economia do interior
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 27 de abril de 2016
Núcleo de Imprensa

Circuito de agroturismo religioso aquece economia do interior
Visitantes conhecem igrejas tradicionais e têm contato com a cultura local

Em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, passeios por igrejas tradicionais e fazendas de café e leite têm atraído turistas e movimentado a economia local. O Circuito de Agroturismo Religioso começa na Praça Governador Portela, no centro da cidade, e passa pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, igrejas e fazendas de agricultores familiares, que viram no roteiro uma forma de complementar a renda.

A visitação foi facilitada pelas obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação asfáltica de cinco quilômetros da estrada municipal Padre José Paulo Vieira (BI-17), conhecida como Estrada do Santuário, e executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), entre a localidade de Calheiros e o Santuário. Com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, o circuito é realizado bimestralmente, atraindo cada vez mais interessados.

- O asfalto tem ajudado no desenvolvimento da região. Além de impulsionar o turismo religioso, a estrada é uma das principais vias de escoamento da produção de café e leite do município. Antes, em épocas de chuvas, o acesso à rodovia só era possível através de veículos com tração - afirmou o presidente do DER-RJ, Ângelo Monteiro.

A chegada dos turistas incentivou uma família de agricultores a abrir a primeira pousada no interior do município. As últimas edições do passeio deixaram, em média, R$ 5 mil na região. A expectativa da Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana é atrair cerca de R$ 8 mil.

- A estrada é muito importante para escoarmos nossa produção, principalmente de café e leite. Além disso, o asfalto impulsionou a chegada do turista, que agora deseja conhecer a região e as tradições. Conseguimos vender nossos produtos sem sair de casa, aumentando a renda das famílias - afirmou o agricultor Higor Magalhães.

Em 12 de outubro, quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, as festividades atraem cerca de 4 mil pessoas, que fazem a peregrinação a pé até o Santuário.

Roteiro encanta os turistas

O passeio começa por volta das 7h, quando os participantes se encontram na praça da cidade, cada um em seu carro. Em média, 150 pessoas participam do trajeto. A primeira parada é no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a 30 quilômetros do centro. Os peregrinos são recebidos por freiras e padres, que contam a história do local, onde as missas ainda são rezadas em latim.

- As obras na estrada facilitaram a chegada de visitantes que querem conhecer o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Vimos nisso uma grande oportunidade para recebermos turistas que desejam conhecer a vida no campo e as belas paisagens e cachoeiras da região, além de movimentar a economia, gerar renda para a população e atrair investimentos para o município - disse a coordenadora do circuito, Martha Salim. 

O grupo toma café da manhã completo (R$ 10), com produtos típicos da região, em uma das 23 fazendas cadastradas para recebê-los. Os agricultores familiares também vendem artesanato e produtos caseiros orgânicos, como pó de café artesanal, frutas, queijos e doces.

Foto: Shana Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Governador em exercício do Rio sanciona novo piso regional

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 27 de abril de 2016
Núcleo de Imprensa

Governador em exercício sanciona novo piso regional

Empregados domésticos, assim como outras categorias, terão reajuste de 10,37%

O governador em exercício Francisco Dornelles sancionou, nesta quarta-feira (27/4), o novo piso regional dos trabalhadores da iniciativa privada do estado. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, as categorias terão reajuste de 10,37% retroativo a 1º de janeiro de 2016

Os empregados domésticos, que estão incluídos na primeira categoria, assim como trabalhadores florestais, serventes, auxiliares de serviços gerais, entre outros, passam a receber R$ 1.052,34, ante R$ 953,47 do piso anterior.

Trabalhadores da construção civil, garçons, motoboys, motoristas de ambulância, carteiros, entre outros, terão rendimentos de R$ 1.091,12. O piso de porteiros, zeladores, telefonistas, secretários e atendentes de consultórios passa para R$1.168,70. Já para técnicos de enfermagem, de farmácia, laboratório, bombeiro civil líder, entre outros, foi acordado um piso de R$1.415,98.

A remuneração para professores do Ensino Fundamental com regime de 40 horas semanais é de R$ 2.135,60, assim como tradutor e intérprete de Libras, taxistas profissionais, entre outros. Já os administradores de empresas, advogados, contadores e biomédicos terão o mínimo regional de R$ 2.684,99.

A proposta do novo mínimo regional foi consenso entre todas as entidades envolvidas nas negociações, assim como a redução de oito para seis das faixas salariais que compõem o piso. O trabalho foi conduzido pela Comissão Técnica de Estudos, instituída pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.

A lei estabelece ainda que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devem observar os valores do piso previsto em lei em todos os editais de licitação para contratação de empresas prestadoras de serviços. O texto será aplicado também para a administração indireta, incluindo as Organizações Sociais contratadas pelo poder público.

Cabe ressaltar que o piso regional não se aplica aos empregados cujo piso salarial está definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho que fixe faixa maior.

Confira abaixo os pisos aprovados para as seis faixas salariais:

I) R$ 1.052,34 - para os trabalhadores agropecuários e florestais; empregados domésticos; serventes; trabalhadores de serviços de conservação; manutenção; empresas comerciais; industriais; áreas verdes e logradouros públicos não especializados; contínuo e mensageiro; auxiliar de serviços gerais e de escritório; auxiliares de garçom, barboy, lavadores e guardadores de carro e trabalhadores de pet shops.

II) R$ 1.091,12 - para classificadores de correspondências e carteiros; maqueiros; auxiliar de massagista; trabalhadores em serviços administrativos; cozinheiros; operadores de caixa, inclusive de supermercados; lavadeiras e tintureiros; barbeiros; cabeleireiros; manicures e pedicures; operadores de máquinas e implementos de agricultura, pecuária e exploração florestal; trabalhadores de tratamento de madeira, de fabricação de papel e papelão; fiandeiros; tecelões e tingidores; trabalhadores de curtimento; trabalhadores de preparação de alimentos e bebidas; trabalhadores de costura e estofadores; trabalhadores de fabricação de calçados e artefatos de couro; vidreiros e ceramistas; confeccionadores de produtos de papel e papelão; dedetizadores; pescadores; criadores de rãs; cuidadores de idosos, trabalhadores dos serviços de higiene e saúde; trabalhadores de serviços de proteção e segurança; trabalhadores de serviços de turismo e hospedagem; motoboys, esteticistas, maquiadores, depiladores, trabalhadores de loterias, vendedores e comerciários; trabalhadores da construção civil; despachantes; fiscais; cobradores de transporte coletivo (exceto cobradores de transporte ferroviário); trabalhadores de minas e pedreiras; sondadores; pintores; cortadores; polidores e gravadores de pedras; pedreiros; trabalhadores de fabricação de produtos de borracha e plástico; cabineiros de elevador e garçons.

III) R$ 1.168,70 - para administradores; capatazes de explorações agropecuárias, florestais; trabalhadores de usinagem de metais; encanadores; soldadores; chapeadores; caldeireiros; montadores de estruturas metálicas; trabalhadores de artes gráficas; condutores de veículos de transportes; trabalhadores de confecção de instrumentos musicais, produtos de vime e similares; trabalhadores de derivados de minerais não metálicos; trabalhadores de movimentação e manipulação de mercadorias e materiais; operadores de máquinas da construção civil e mineração; telegrafistas; barman; porteiros, porteiros noturnos e zeladores de edifícios e condomínios; trabalhadores em podologia; atendentes de consultório, clínica médica e serviço hospitalar; técnicos em reabilitação de dependentes químicos, trabalhadores de serviços de contabilidade e caixas; operadores de máquinas de processamento automático de dados; secretários; datilógrafos e estenógrafos; chefes de serviços de transportes e comunicações; telefonistas e operadores de telefone e de telemarketing; teleatendentes; teleoperadores nível 1 a 10; operadores de call center; atendentes de cadastro; representantes de serviços empresariais; agentes de marketing; agentes de cobrança; agentes de venda; atendentes de call center; auxiliares técnicos de telecom nível 1 a 3; operadores de suporte CNS; representantes de serviços 103; atendentes de retenção; operadores de atendimento nível 1 a 3; representantes de serviços; assistentes de serviços nível 1 a 3; telemarketing ativos e receptivos; trabalhadores da rede de energia e telecomunicações; supervisores de compras e de vendas; compradores; agentes técnicos de venda e representantes comerciais; mordomos e governantas; trabalhadores de serventia e comissários (nos serviços de transporte de passageiros); agentes de mestria; mestre; contramestres; supervisor de produção e manutenção industrial; trabalhadores metalúrgicos e siderúrgicos; operadores de instalações de processamento químico; trabalhadores de tratamentos de fumo e de fabricação de charutos e cigarros; operadores de estação de rádio, televisão e de equipamentos de sonorização e de projeção cinematográfica; operadores de máquinas fixas e de equipamentos similares; sommeliers e maitres de hotel; músicos, ajustadores mecânicos; montadores e mecânicos de máquinas, veículos e instrumentos de precisão; eletricistas; eletrônicos; joalheiros e ourives; marceneiros e operadores de máquinas de lavrar madeira; supervisores de produção e manutenção industrial; frentistas e lubrificadores; bombeiros civis nível básico, combatente direto ou não do fogo; técnicos de administração; técnicos de elevadores; técnicos estatísticos; terapeutas holísticos; doulas, técnicos de imobilização ortopédica; agentes de transporte e trânsito; guardiões de piscina; guias de turismo, práticos de farmácia; auxiliares de enfermagem, auxiliares ou assistentes de biblioteca e empregados em empresas prestadoras de serviços de brigada de incêndio (nível básico).

IV) R$ 1.415,98 - para trabalhadores de serviço de contabilidade de nível técnico; técnicos em enfermagem; trabalhadores de nível técnico devidamente registrados nos conselhos de suas áreas; técnicos de transações imobiliárias; técnicos em secretariado; técnicos em farmácia; técnicos em laboratório; bombeiro civil líder, formado como técnico em prevenção e combate a incêndio, em nível de ensino médio; técnicos em higiene dental, técnicos de biblioteca e empregados em empresas prestadoras de serviços de brigada de incêndio (nível médio).

V) R$ 2.135,60 - para os professores de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), com regime de 40 horas semanais, técnicos de eletrônica, técnico de eletrotécnica e telecomunicações; técnicos em mecatrônica; tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais; técnicos de segurança do trabalho; motoristas de ambulância, técnico de instrumentalização cirúrgica e taxistas profissionais reconhecidos pela Lei Federal nº 12.468, de 26 de agosto de 2011, bem como, aqueles que se encontrem em contrato celebrado com empresas de locação de veículos, excetuando-se os permissionários autônomos que possuem motorista auxiliar.

VI) R$ 2.684,99 - para administradores de empresas; arquivistas de nível superior; advogados; contadores; psicólogos; fonoaudiólogos; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; arquitetos; estatísticos; profissionais de educação física; sociólogo; assistentes sociais; biólogos; nutricionistas; biomédicos; bibliotecários de nível superior; farmacêuticos; enfermeiros; bombeiro civil mestre, formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, turismólogo, secretários executivos e empregados em empresas prestadoras de serviços de brigada de incêndio (nível superior).

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Estudantes do UNIFESO Teresópolis visitam ecossistemas costeiros no Rio de Janeiro

Estudantes do UNIFESO em visita técnica aos ecossistemas costeiros no Rio de Janeiro
Estudantes do UNIFESO visitam ecossistemas costeiros no Rio de Janeiro

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram, no dia 9 de abril, de visita técnica aos ecossistemas costeiros na cidade do Rio de Janeiro. Entre os espaços visitados estão o Costão Rochoso da Praia Vermelha, na Urca; o Manguezal de Guaratiba, em Pedra de Guaratiba; a Restinga de Grumari, no Grumari, e a Laguna de Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes.

Segundo a professora Maria Helena C. da Silva, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, a atividade teve como objetivo principal conhecer a dinâmica de quatro diferentes ecossistemas costeiros que compõem o BIOMA Mata Atlântica. “Esses ecossistemas apresentam adaptações específicas da fauna e flora, cujas respectivas espécies vêm sofrendo um desenfreado impacto antrópico nas últimas décadas, o que leva à perda da qualidade ambiental. Essa visita foi uma excelente oportunidade para os estudantes conhecerem e vivenciarem esses ambientes na prática”, ressaltou a professora.
Estudantes do UNIFESO Teresópolis visitam ecossistemas costeiros no Rio de Janeiro
Fonte:Unifeso Jornalismo

Por determinação da Justiça do Rio, os 137 mil inativos e pensionistas com vencimentos mensais líquidos acima de R$ 2 mil receberão a folha de março antes de 12 de maio

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 25 de abril de 2016
Núcleo de Imprensa

NOTA À IMPRENSA

Por determinação da Justiça, os 137 mil inativos e pensionistas com vencimentos mensais líquidos acima de R$ 2 mil receberão a folha de março antes de 12 de maio. Os recursos para o pagamento serão arrestados de contas específicas, e são provenientes de empréstimos obtidos junto a organismos nacionais e internacionais para financiamento de programas sociais e obras. Por proibição legal, o governo do estado não pode usar esses recursos para pagamento de pessoal.

O pagamento realizado no último dia 14 abrangeu 71,3 % do total de 479.638 benefícios de servidores ativos e inativos, além de pensionistas. O Estado não dispõe de recursos suficientes para o pagamento da totalidade de suas despesas devido ao agravamento do cenário macroeconômico nacional, com retração na atividade econômica e impacto negativo sobre a arrecadação estadual.

Em 2016, o déficit orçamentário previsto é de quase R$ 20 bilhões. Deste total, R$ 12 bilhões são referentes à previdência. Ou seja, há um déficit mensal nos cofres estaduais de R$ 1,5 bilhão.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Centro Cultural FESO Pro Arte Teresópolis encanta público com música cigana

Série Concertos de Gala contou com a participação do Duo Milewski de violino e piano
Centro Cultural FESO Pro Arte encanta público com música cigana

A edição de abril da temporada 2016 da Série Concertos de Gala, evento que leva ao grande público apresentações musicais em forma de recitais mensais de música de câmara, canto e concertos — aconteceu no último dia 16 e contou com a participação do Duo Milewski de violino e piano (Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer) com um repertório de músicas ciganas perfeitamente executadas encantando o público. 

A programação incluiu também a inauguração da exposição do Atelier de Tecelagem e a participação especial dos poetas da Oficina de Poesia e Criação e das Bailarinas do Núcleo de Dança, com coreografia de Carolina Cox e Sergio Marshall. Para encerrar a noite, foi oferecida gratuitamente a degustação de pratos diversos preparados pelo restaurante Viva Itália.

O próximo concerto acontecerá no dia 7 de maio, com Nícolas de Souza Barros, membro do famoso grupo Quadro Cervantes. “Nícolas é um músico com profunda experiência e tocará quatro instrumentos diferentes: guitarra barroca, guitarra romântica, violão de oito cordas e vihuela. O concerto começa às 20h30, mas como abrimos às 19h, em função das atrações paralelas e participações especiais, é bom chegar cedo para pegar um bom lugar”, destacou a professora Michelle Bronstein, coordenadora do Centro Cultural, lembrando ainda que a entrada para o evento é franca.

O Centro Cultural FESO Pro Arte fica na Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto, em Teresópolis (RJ). Informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2644-5770 e 2644-5762 ou pelo e-mail <centrocultural@unifeso.edu.br>.
Centro Cultural FESO Pro Arte Teresópolis encanta público com música cigana

Fonte:Unifeso Jornalismo

Dornelles se reúne com representantes do Muspe

Dornelles se reúne com representantes do Muspe

O governador em exercício Francisco Dorneles pediu que o Movimento Unificado de Servidores Públicos Estaduais (Muspe) forme uma comissão com sete representantes, com a tarefa de apresentar ao Governo do Estado alternativas à crise financeira. Dornelles se reuniu com integrantes do movimento, na noite desta quarta-feira (20/4), no Palácio Guanabara. A comissão será apresentada ao governador na quinta-feira da próxima semana.

- Quero discutir com o Muspe os aspectos econômicos, a partir de propostas a serem apresentadas. Vamos analisar uma a uma - afirmou Dornelles, durante a reunião, reafirmando o compromisso do estado em dialogar com representantes de todas as categorias.

Dornelles também pediu ao Muspe que selecione três colégios ocupados por estudantes, três hospitais e três delegacias a serem visitados por ele.

Também participaram da reunião os secretários Leonardo Espíndola (Casa Civil), Cláudia Uchôa (Planejamento e Gestão), além do presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa, e o do deputado estadual Edson Albertassi, líder do governo na Assembleia Legislativa.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Rio sem Miséria ganha prêmio

Rio sem Miséria ganha prêmio
Rio sem Miséria ganha prêmio

Atualmente, 200 mil famílias são beneficiadas pelo projeto de desenvolvimento

O Rio sem Miséria, programa criado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para superação da pobreza extrema no Estado do Rio de Janeiro, foi contemplado com o prêmio Boas Práticas Regionais, concedido pela Organização das Regiões Unidas – Fórum Global de Associações de Regiões (ORU-Fogar). A premiação aconteceu durante a 7ª Assembleia Geral da ORU-Fogar, que ocorreu no Rio de Janeiro durante os dias 14 e 15 deste mês.

A subsecretária de Integração de Programas Sociais, Lucia Modesto, afirmou que é uma honra receber esse prêmio, já que o Rio de Janeiro é um exportador de ações públicas para outras partes do Brasil.

“Essa premiação é um reconhecimento ao esforço que o Governo do Rio vem fazendo para integrar a população mais pobre em seu projeto de desenvolvimento”, disse Lucia.

Atualmente, o Rio sem Miséria trabalha de forma integrada com o governo federal e os 92 municípios do estado. São 200 mil famílias beneficiadas, contemplando 600 mil pessoas, sendo que, desse total, 70 mil são jovens em uma perspectiva de combater a pobreza intergeracional com ações de desenvolvimento de oportunidades econômicas e sociais.

Foto: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Governo do Rio elabora inventário florestal

Governo do Rio elabora inventário florestal
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de abril de 2016
Núcleo de Imprensa

Governo do Rio elabora inventário florestal
Estudo da Secretaria do Ambiente reúne 904 espécies endêmicas

Com o objetivo de conservar plantas ameaçadas de extinção, a Secretaria do Ambiente elaborou o Inventário Florestal do Estado do Rio de Janeiro. O primeiro resultado do projeto – um levantamento das espécies endêmicas, exemplares que só vivem em uma determinada região geográfica – foi apresentado pelo Governo do Estado e o Jardim Botânico, órgão parceiro da iniciativa. O inventário vai servir de base para a criação de ações para a conservação da Mata Atlântica e seus ecossistemas no território estadual. Ao todo, foram encontradas 904 espécies endêmicas, sendo que 53% possuem algum grau de ameaça.

“É um trabalho pioneiro de avaliação das espécies endêmicas do estado. Este levantamento servirá como instrumento de formação da nossa política de conservação, de acompanhamento e de fiscalização”, explicou o secretário do Ambiente, André Corrêa.

Trabalho de campo

Segundo Telmo Borges Silveira Filho, coordenador do Inventário Florestal do Estado do Rio, o trabalho de campo para a realização do inventário vem sendo realizado desde 2013.

“Foram mais de 260 pontos visitados, em 79 municípios fluminenses. Foram analisadas 40 mil árvores e arbustos, com mais de 80 pessoas envolvidas diretamente no trabalho. Não se fazia um inventário analisando toda a flora do estado desde a década de 80”, contou Telmo.

Levantamento é realizado por profissionais de diversas áreas

O levantamento foi feito por profissionais das áreas de Engenharia Florestal e Biologia, que, divididos em equipes, percorreram o estado realizando medições e coletas de solo, folhas, caule e tronco de árvores e de plantas em todo o Estado do Rio de Janeiro para análise no Jardim Botânico. O objetivo foi identificar as espécies da flora e em quais locais elas foram encontradas. Aspectos socioambientais também foram abordados, a partir de entrevistas com moradores do entorno das regiões avaliadas.

Esta foi a primeira vez que os pesquisadores contaram com equipamento de alta tecnologia para realizar o trabalho. Além de receberem tablets, foi criado um aplicativo onde os dados coletados eram armazenados em formulários. As ferramentas garantem mais rapidez, precisão e agilidade para transmitir as informações. Os aparelhos contam com mapas e guias de apoio que facilitavam o deslocamento no campo.

Fotos: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Assembleia Geral Ordinária do Fórum Municipal de Cultura de Teresópolis

Convocatória

FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE TERESÓPOLIS
Assembleia Geral Ordinária - AGO 01/2016

Teresópolis, 18 de abril de 2016.

Caros membros do FMCT,

Convocamos para a 1ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Municipal de Cultura a ser realizada no dia 25 de abril, às 16 horas, na Secretaria de Turismo de Teresópolis, situada à Praça Olímpica Luís de Camões, s/n, Várzea, para discussão da seguinte pauta:

1) Eleição do Conselho e Coordenação Executiva do Fórum Municipal de Cultura – gestão 2016-2018.
2) Definição da Comissão Eleitoral e suas competências.
3) Definição do processo de inscrições à candidatura de Conselheiros e Chapas (local, prazo, exigências legais) e apresentação dos formulários de inscrição.
4) Definição de data, horário e local das eleições.
5) Assuntos Gerais.

Certos da atenção dispensada à mesma, antecipamos nossos agradecimentos.

Atenciosamente,

Jussara Trindade Moreira
Presidente da Coordenação Executiva do Fórum Municipal de Cultura de Teresópolis

Academia Teresopolitana de Letras comemora 55 anos

Presidente da ATL Delmo Ferreira com o secretário de Cultura Elias Martins: solenidade marcada por homenagens
Academia Teresopolitana de Letras comemora 55 anos

A ATL – Academia Teresopolitana de Letras – realizou sessão solene no último sábado, dia 16, comemorativa pelo 55º aniversário de sua fundação. Conduzida pelo presidente Delmo Ferreira, a solenidade aconteceu no auditório da Casa de Cultura Adolpho Bloch com a presença de vários acadêmicos e convidados, e foi marcada pela entrega de troféu e medalhas.

O secretário municipal de Cultura, Elias Martins, foi homenageado com a medalha comemorativa pelos 55 anos da Academia. 

A professora Ana Maria de Andrade, escritora e ilustradora de livros infantis, foi agraciada com o Troféu Tiradentes pelo trabalho realizado em prol da arte e da cultura em Teresópolis, através dos projetos de formação de mediadores de leitura "AMA Leitura" e "Leitura em Reflexão". Ela também recebeu a medalha de 55 anos da ATL.

Já o artista Ozair Furtado foi contemplado com a Medalha Arthur Dalmasso pelo trabalho dedicado à cultura no município. 

Após a sessão solene, que foi encerrada com o Hino a Teresópolis, um sarau e um coquetel fecharam a noite festiva.
Sessão solene marca os 55 anos de fundação da ATL
 Acadêmicos e convidados no encerramento da sessão soleneSecretário de Cultura Elias Martins, a artista Edinar Corradini, a poetisa Moema Tavares e o artista Ozair Furtado: festa e homenagens pelo 55º aniversário da ATL
Fotos – Divulgação
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Feira da Agricultura Familiar leva consumidores para praça na Barra do Imbuí em Teresópolis

Agricultora Maria Lúcia Nogueira Lourenço: “A gente procura o bem-estar das pessoas, trazendo os produtos da roça, fresquinhos”
Feira da Agricultura Familiar leva consumidores para praça na Barra do Imbuí

Araras e Várzea são os próximos bairros a receberem o projeto

Realizada com sucesso no último sábado, dia 16, mais uma edição do projeto experimental 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Venha para a Roça’. Das 7h às 14h, os consumidores conferiram na Praça Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí, qualidade e preço de legumes, hortaliças e frutas da produção orgânica e da agricultura convencional. Ovo caipira, pães e bolos e artigos de artesanato foram outros produtos oferecidos ao público.

Iniciativa da Emater-Rio e do Programa Rio Rural, com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, o evento tem comoproposta a realização de feiras livres periódicas em praças públicas da cidade, criando mais espaço de comercialização e divulgação dos produtos do campo. As próximas edições estão marcadas para os dias 23, na Praça Juscelino Kubitschek – a da Casa de Cultura, em Araras, e 27 de abril, na Praça Governador Portella – atrás do prédio da Prefeitura, na Várzea.

“São dois objetivos: o aquecimento da economia da agricultura familiar, do povo do interior, e trazer alimentos de qualidade para a população”, destacou o Prefeito Mario Tricano, que conferiu o evento.

Também prestigiaram a feira os secretários municipais Beto Rosa, de Agricultura, Marcus Vinícius “Marcão”, de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, e Raphael Teixeira, de Relações Comunitárias.

“A população tem oportunidade de comprar produtos fresquinhos, direto do produtor para o consumidor, e os agricultores ganham uma renda extra para a família”, pontuou o secretário Beto Rosa. “Teresópolis precisa de pessoas que trabalhem, produzam e gerem emprego e renda. A agricultura familiar tem tudo a ver com o crescimento econômico do município”, concluiu o secretário Marcão.

Montada em estandes cedidos pela Emater-Rio, a feira já é considerada uma iniciativa de sucesso. “Do ponto de vista econômico e familiar, para esses agricultores realmente está representando um diferencial na geração de renda da família”, avaliou a engenheira agrônoma Monique Lopes Pereira Silva. Ela acompanhou a Feira da Agricultura Familiar com supervisor local da Emater, Maurício Reis, e o engenheiro agrônomo João Bosco Chagas.
Morador da Tijuca, Antonio Carlos Costa Velho (de boné) confere os produtos na Feira da Agricultura Familiar
Feira da Agricultura Familiar na Praça Maria Corina Paim: produtos de qualidade direto do campo para o consumidorFeira da Agricultura leva consumidores à Barra do Imbuí
Prefeito Mario Tricano confere edição da Feira da Agricultura Familiar na Barra do Imbuí
Feira da Agricultura Familiar leva consumidores para praça na Barra do Imbuí em Teresópolis
Integrante da Associação dos Produtores da Microbracia Hidrográfica dos Lúcios, a agricultora Maria Lúcia Nogueira Lourenço comercializou legumes, frutas e hortaliças. “A gente procura o bem-estar das pessoas, trazendo os produtos da roça, fresquinhos. Estou gostando muito”, agradeceu.

Os consumidores Rosa de Siqueira, do bairro Jardim Féo, e Antonio Carlos Costa Velho, da Tijuca, gostaram da proposta da feira itinerante. “Levei cenoura, batata doce, pepino, um monte de coisas. Achei ótimo, uma maravilha”, opinou Rosa. “Soube da feira e vim ver. Preço muito bom, qualidade. Gostei da iniciativa”, enalteceu Costa Velho.
Fotos – crédito Marcelo Roza
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis