Pesquisar este blog

sábado, 1 de julho de 2017

Homenagem a von Martius no bicentenário da significativa viagem ao Brasil

Homenagem a von Martius no bicentenário da significativa viagem ao Brasil
HOMENAGEM A von MARTIUS NO BICENTENÁRIO DA SIGNIFICATIVA VIAGEM AO BRASIL
O Parque Nacional da Serra dos Orgãos-PARNASO,comemora em parceria com o Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro,o Bicentenário da histórica viagem ao Brasil do cientista/artista alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius ,que viajou junto com  outros importantes cientistas e artistas como Johann Baptist von Spix e Thomas Ender,que faziam parte da Missão Científica/artística que acompanhou a princesa Leopoldina que aportou aqui, pra casar com D. Pedro I. Vieram com o objetivo de pesquisar a flora e a fauna do Brasil ,seus habitantes e tudo que contribuisse para o desenvolvimento do nosso país.Foi uma viagem que durou tres anos(1817/ 1820),cheia de aventuras científicas e inventários,onde desbravaram cerca de 10 mil km pela regiäo sudeste, nordeste atingindo o sistema amazônico,a pé, em lombo de burro, canoas improvizadas,enfrentando todo tipo de dificuldades e perigos das entranhas das florestas,que tanto os encantou e que as descreveu com riqueza de detalhes,inclusive o entorno da Serra dos orgãos,que tantou enalteceu ,fazendo até um belo desenho da mesma, com seu perfil suave e solene, bem como sua exuberante vegetação.
O resultado desta importante viagem ao Brasil foi um legado científico,histórico e artístico deixado por Martius, com obras cheias de superlativos, inclusive a” Flora Brasiliensis, “a mais completa enciclopédia botanica brasileira ,reconhecida no mundo até hoje.”
O renomado cientista foi o grande desbravador do Brasil no séc.XIX,onde fez grandes descobertas científicas,produções literárias e artísticas .
O Evento registra um momento histórico e vai acontecer num local histórico- o Museu von Martius- o único do mundo, administrado pelo Parque Nacional da Serra dos Orgäos, e vai contar com a participação de professores e alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que vão proporcionar um Sarau Poético com músicas da época e atuais, além da apresentação de  um solene coral  e exposição de artes plásticas. O Chefe do Parnaso,agrônomo Leandro Goulart faz a abertura oficial do Evento junto ao Reitor da UFRJ Prof. Roberto Leher e à Decana do Centro de Letras e Artes Profa. Flora De Paoli Faria. Na sequência serão proferidas palestras do Prof  João Henrique Santos – UFRJ e a Arquiteta do Parnaso Irineusa de Oliveira Santos encerra as festividades em homenagem à von Martius ,cujo empenho , admiração e dedicação pelo nosso país,   o fez se intitular “Cidadão espiritual do Brasil”.
Programação Musical:
Data: 18 de agosto de 2017 de 9 hs às 16 hs
Evento: Bicentenário de von Martius
Local: Museu von Martius- Parque Nacional da Serra dos Orgäos- Sede Guapimirim- Rodovia Rio/Teresópolis-km 98 -RJ
Entrada: Franca com Estacionamento
  • Mini Recital de 20 minutos – Alberto Pacheco, canto Nícolas de Souza Barros, violão
  • Mini Recital de 20 minutos – Graça Alan, violão e alunos.
Fonte:  Irineusa de Oliveira Santos / PARNASO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário